Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Exercício de fixação relação de consumo x destinatário final
Exercício fixação relação de consumo, vício e defeito
#115526412
Exercício de fixação relação de consumo x destinatário final
https://student.ulife.com.br/Category/Index?lc=/VyOCcuZtmrjKmGztYgPTA==
1) João adquiriu um liquidificador "X" na loja "w". o copo do liquidificador trincou após um ano de uso, e o consumidor, passando na mesma loja, viu uma
banca contendo vários copos para liquidificadores com a etiqueta: "PARA LIQUIDIFICADOES X". João comprou um copo, instalou-o e na primeira
oportunidade em que usou o liquidificador o copo começou a trepidar. A mulher de joão, Ana tentou segurar o copo, todavia ele desprendeu-se, espatifando-se
no chão, isso porque a borracha não era compatível, ou seja, as medidas e especificações desse copo não eram compatíveis com o original. Acontece que
Ana, na ânsia de segurar o copo que trepidava, acabou segurando as lâminas da hélice em movimento, que ficaram expostas com a expulsão do copo, e iso
a lesionou gravemente nas mãos.
a)Quem pode pleitear indenização com base no CDC? 
b)Tratas-se de vício ou defeito ?
c)A quem cabe a responsabilidade pelos danos ?
2)João e mais cinco amigos foram comemorar seu aniversário numa casa noturna. Como cortesia, a casa ofereceu canapés de camaraão. No dia seguinte,
todos eles passaram mal e foram internados com intoxicação alimentar. O Decon compareceu no bar e recolheu algumas unidades dos canapés para
exame e constatou que os mesmos estavam impróprios para consumo (deteriorados). Defendendo-se, a casa noturna diz que adquiriu os canapés da
empresa "X"(mas não havia nenhuma indicação na embalagem apontando essa empresa como a fabricante). Além disso, alegou não haver relação de
consumo, uma vez que os canapés foram cortesia da casa.
a) Há relação de consumo, ainda que gratuitos os canapés ? Trata-se de defeito ou vício do produto ?
b) De quem é responsabilidade: do fabricante e/ou comerciante ? Exemplifique.
c) Há como eximirse dessa responsabilidade ?
3)José comprou 4 iogurtes no supermercado "A". Após dois dias, seu filho tomou um, que estava dentro do prazo de validade. Algumas horas depois, o filho
passou mal e foi internado com grave infecção intestinal. Os médicos afirmaram que a possível causa da infecção seria o iogurte. Exames feitos nos iogurtes
restantes constataram que o produto estavam impróprio para o consume, em função da má conservação.
a) Quem são os consumidores à luz do CDC?
b) Quem é responsável pelos danos causados: comerciante, fabricante, vendedor ? explique.
c) O consumidor pode acionar o supermercad "A"?
d) O que o consumidor pode pleitear no caso em tela ?
4)A consumidora Maria da Silva adquiriu fogão da marca "Z"na loja "X". Tal fogão foi montado com materiais da fábrica "N" (lâminas de alumínio) e fábrica "P"
(vidros) dentre outras. O fogão foi entregue pela transportadora "J". A consumidora passou a usar o fogão. Uma boca não acende. Pergunta-se:
a) O que consumidora pode fazer? De quem e onde pode reclamar ? Por quê? Quais os prazos envolvidos ? Levante todas as possibilidades,
fundamentando com artigos do CDC.
b) Após ter fogão arrumado, o uso passou a ser normal e regular. A consumidora nunca usara o forno. Cinco meses após, resolve utilizá-lo para assar um
bolo. Ao verificar o cozimento, o vidro da frente do fogão explodiu e os estilhços atingiram-lhe o rosto. A consumidora foi internada e sofreu cirurgia plástica
corretiva. Responda :
B1) Quem são os responsáveis pelos danos ?
B2) Quais são os danos indenizáveis ?
B3) que tipo de garantia dá o CDC quais os prazo envolvidos?
B4) Levante todas as possibilidades, fundamentando com artigos do CDC.
5)José adquiriu um boxe para o banheiro de sua casa da empresa "X". O boxe foi instalado corretamente pela empresa "Z", no entanto, seis meses depois, o
filho de José tomava banho quando acidentamente bateu a porta com força e a mesma estorou, vindo o garoto a se machucar. José acionou a empresa "Z" e
esta refutou a responsabilidade, mandando que ele procurasse a empresa fabricante, dizendo que a entrega e colocação do produto haviam sido perfeitas.
a) quem deve responder pelos danos sofridos pelo consumidor: a empresa fabricante ou a empresa que instalou o boxe ? Ou as duas ? Explique.
b) O CDC prevê a possibilidade de ambas não responderem ?
c) O filho de José agiu com culpa no episódio ? Isso retira ou diminui a responsabilidade de algum dos fornecedores ? Explique.
d) Quais as indenizações possíveis ?
6)João possuía um cartão de crédito com limite de R$ 1.000.00. Pagou a fatura dia 1 e no dia 3 foi usá-lo novamente num restaurante fino da cidade, onde
levou a família toda para jantar (mulher, filhos, netos e sogra). A conta saiu por R$ 990.00 e João ofereceu o cartão para pagá-la. Minutos depois, o garçom
voltou com a notícia de que a administradora não liberou o pagamento pelo cartão. João estava sem talão de cheques e sem dinheiro. Sua mulher ficou
nervosa e começou a gritar com João no restaurante. Os netos assustados, puseram-se a chorar. A sogra, solidária com a filha, gritava ainda mais, João,
muito constrangido, foi levado pelo seguraça do restaurante à sala do gerente. Ligaram para a administradora e esta disse que o débito não seria autorizado
porque o pagamento da fatura vencida no dia 1 não constava do sistema. João teve de assinar uma confissão de dívida. Ao sair do restaurante, ele sua
família ainda ouviram comentários irônicos e maldosos dos outros clientes do restaurante.
a)Pergunta-se: que direitos tem João ?
7)Maria foi ao salão de beleza e encontrou, à sua disposição, vagas para estacionar seu veículo gratuitamente. Ao sair do salão, constatou que seu carro
havia sido roubado. O gerente do salão negou-se a indenizar o prejuízo, alegando que a vaga para estacionamento era simples cortesia da casa, tanto que
nada cobravam.
a) Há com responsabilizar o salão de beleza ? Trata-se de responsabilidade subjetiva ou objetiva ? fundamente.
b) Há como o salão eximir-se dessa responsabilidade ?
c) Trata-se de vício ou defeito do serviço ? Por que ? 
8)João teve seu carro furtado dentro de um estacionamento particular. Proposta ação de indenização, o dono do estacionamento defendeu-se alegando não
ter responsabilidade pelo ocorido, conforme aviso afixado na porta do estacionamento (não nos responsabilizamos por furto ou roubo do veículo) . Alegou,
ainda, que não teve culpa pelo futo, um vez que todas as cautelas possíveis de segurança para evitar a entrada de estranhos foram tomadas.
a) O aviso de não responsabilização posto pelo estacionamento é valido ?
b) É possível esse tipo de exclusão de responsabilidade de indenizar ? Explique.
c) Há como o fornecedor eximir-se da responsabilidade de indenizar ? explique ?
d) Se o estacionamento tivesse sido roubado (ladrões com metralhadoras agredindo o funcionário do estabelecimento), ele seria ou não responsável pelos
danos ?

Mais conteúdos dessa disciplina