Buscar

Av2 - Práticas Pedagógicas

Prévia do material em texto

Av2 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem
1)
A etapa da Educação Infantil, diferente de outras etapas da educação básica, sempre trabalhou em uma perspectiva de acompanhamento que não se relaciona a índices de aprovação, reprovação ou julgamento, até porque não existe aprovação ou reprovação nesta etapa de ensino da educação básica.
Nesta direção, na Educação Infantil, a avaliação deve ser concebida como:
Alternativas:
· a)
Quantitativa
· b)
Somatória
· c)
Processual
Alternativa assinalada
· d)
Classificatória
· e)
Diagnóstica
2)
É considerado como um processo cognitivo complexo pelo qual um indivíduo. seja ele aprendiz ou professor, realizam um julgamento voluntário e consciente por si mesmo e para si mesmo, com o objetivo de alcançar um melhor conhecimento pessoal, da regulação de sua ação ou de suas condutas, do aperfeiçoamento da eficácia de suas ações, do desenvolvimento cognitivo.
A seguir, assinale a alternativa que registra a denominação do conceito descrito no enunciado.
Alternativas:
· a)
Avaliação formativa.
· b)
Avaliação diagnóstica.
· c)
Autoavaliação.
Alternativa assinalada
· d)
Avaliação processual.
· e)
Avaliação compensatória.
3)
Existe uma relação direta entre o modo como o professor entende a aprendizagem e o modo como vai encarar a avaliação, assim, tem-se a concepção de aprendizagem como mera mudança de comportamento seguida da concepção de aprendizagem como descoberta e organização de experiências vividas. O posicionamento do professor entre uma ou outra dessas concepções indicará a maneira como ele assumirá a avaliação dos seus alunos.
Considerando as concepções destacadas, analise as proposições.
I.
O aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza e transmite, dessa forma, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação.
II.
Se a problemática do erro é considerada a partir de uma perspectiva dialógica e construtivista, pode-se destacar o erro como fecundo e positivo, ou seja, como um elemento essencial e fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
As proposições I e II tratam das mesmas concepções.
· b)
As proposições I e II tratam de concepções diferentes.
Alternativa assinalada
· c)
As proposições I e II se complementam.
· d)
A proposição II pode ser considerada como uma extensão da proposição I.
· e)
As proposições I e II não se relacionam com avaliação.
4)
Segundo Hoffman (2010), a avaliação não deve reproduzir o modelo "transmitir-verificar-registrar", pelo contrário deve expressar-se em ações como: contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre alunos e com eles.
Sobre a avaliação, considere as proposições.
I. O acompanhamento pedagógico tem impacto direto no modo como o professor avalia os alunos.
II. Avaliar significa apenas atribuir notas, ou seja, a classificação é mais fidedigna que os registros de acompanhamento.
III. O acompanhamento pedagógico significa muito mais do que documentar produções e registrar as notas que os alunos obtiveram.
IV. Avaliar não significa apenas atribuir uma nota, é um processo que não deve nem privilegiar alguns com notas mais altas e nem desmerecer ou punir outros com notas mais baixas.
São corretas.
Alternativas:
· a)
I, II, III e IV.
· b)
I e IV apenas.
· c)
I, III e IV.
Alternativa assinalada
· d)
II apenas.
· e)
I e III apenas.
5)
É fundamental que o professor insira em seus planejamentos e, consequentemente, na sua agenda de trabalho, momentos para dedicar-se à documentação do trabalho pedagógico com as crianças e alunos, não só da etapa da educação infantil, mas para todas as etapas da educação básica.
A seguir, associe a coluna da direita com a da esquerda.
	1. Documentar para descobrir e conhecer
	( ) A documentação favorece a reflexão sobre o estilo educativo e de ensino, a qualidade da mediação didática, a relação entre intencionalidade pedagógica e prática concreta.
	2. Documentar para reprojetar
	( ) A documentação é usada para analisar o próprio percurso didático-educativo, com a finalidade de ampliar a consciência profissional, tendo em vista a avaliação da ação e o replanejamento.
	3. Documentar para preservar a memória
	( ) A documentação é útil para narrar um projeto colocado em ação com consistência e profundidade, permitindo a construção de sentido.
	4. Documentar para relacionar-se com os alunos
	( ) A documentação é empregada para elaborar com crianças formas de lembrar e de reconstruir suas experiências, tomando consciência das próprias mudanças.
	5. Documentar para informar e comunicar
	( ) A documentação ajuda a promover a comunicação e a relação com as famílias, ao fornecer informações que lhes possibilitem conhecer os itinerários e as escolhas pedagógicas e didáticas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
· a)
1, 2, 3, 4, 5.
Alternativa assinalada
· b)
2, 3, 4, 5, 1.
· c)
3, 4, 5, 1, 2.
· d)
4, 5, 1, 2, 3.
· e)
5, 1, 2, 3, 4.

Continue navegando