Buscar

Resumo açucares x edulcorantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo açucares x edulcorantes
Os adoçantes são os que substituem o açúcar de mesa no nosso dia a dia, porém não nos recordamos dos adoçantes que compõe a grande maioria dos nossos alimentos. 
Os edulcorantes são diferentes dos açucares químicos (sacarose, frutose entre outros), mas tem o mesmo intuito que é proporcionar o sabor doce abundante nos alimentos, porem em pouquíssima quantidade. Ao contrário dos adoçantes que funcionam para substituir os açucares, com o objetivo de trazer menos kcal pois basicamente os adoçantes são a mistura de açucares e edulcorantes.
Resumindo os edulcorantes não possuem os açucares naturais, já o intuito dos adoçantes é ser de baixa kcal, se dividem em dois sendo os de mesa e os dietéticos (esse não possui nenhuma adição de açúcar em sua composição), sendo mais voltados para diabéticos e pessoas que não podem fazer o uso de açucares.
Os edulcorantes se dividem em nutritivos e não nutritivos, isso quer determinar se tem ou não kcal. Os nutritivos não contem o açúcar com isso é mais recomendado, já os não nutritivos possuem uma quantidade a mais na sua composição.
Sempre olhar o rotulo pois no mesmo pode estar falando que é somente stevia, porem muitas vezes possuem ingredientes a mais. Outra classificação dos edulcorantes é se são naturais ou artificiais. Os naturais são retirados de frutas, vegetais, algas e os artificiais são produzidos de forma sintética (podendo ser retirado de naturais), porém são produzidos em laboratórios como exemplo pegam a sacarose mas a modificam isso que faz ficar artificial.
Classificação edulcorantes artificiais
Esses edulcorantes mesmo vindo de um açúcar natural sofrem modificações nos laboratórios tais como a hidrolise, como exemplo:
● Aspartame – considerado em até certo ponto nutritivo por ter 4kcal/g, porem pode ser também considerado não nutritivo, pois ele adoça mais do que o açúcar (200x mais do que o comum) e pela quantidade que usam dele ser mais elevada. É metabolizado no nosso corpo no intestino e o mesmo se torna um ácido aspártico (conhecido como metanol), ele em excesso causa cegueira, por ser absorvido pelo organismo, além de apresentar efeitos colaterais como alterações de comportamento e humor, reações alérgicas e dores de cabeça.
A sua única vantagem é que não deixa sabor amargo nos alimentos.
● Sacarina – considerado não nutritivo, derivado do petróleo e a sulfa, se for alérgica a mesma não pode ser ingerido. Assim como o Aspartame ela adoça muito o alimento, porém a sua desvantagem é deixar o sabor residual amargo, por ser resistente ao calor ela pode passar por cocção, é contra indicada para pessoas hipertensas por possuir muito sódio e para gestantes também por passarem para o feto.
● Ciclamato – também derivado do petróleo não é nutritivo, se dissolve bem em água e resiste a altas temperaturas (podendo passar por alimentos que serão cozidos), não indicado também para pessoas hipertensas por alta concentração de sódio. Proibidos em países como Japão, EUA e França por causar câncer.

Continue navegando