Buscar

Avaliação Parcial 2 2018 2 - Fundamentos de Direito do Trabalho e Previdenciário

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703124649)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A aplicação da condição mais benéfica é garantia para a proteção do trabalhador que por sua vez decorre
		
	
	do princípio da razoabilidade
	 
	do princípio da irrenunciabilidade de direitos
	
	do princípio da primazia da realidade
	
	do princípio da continuidade da relação empregatícia
	 
	do princípio da norma mais favorável
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703124744)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, 
da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito
adquirido, é o Princípio da
		
	
	Intangibilidade Contratual Objetiva.
	 
	Imperatividade das Normas Trabalhistas.
	
	Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas.
	
	Continuidade da Relação de Emprego.
	 
	Condição Mais Benéfica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703124775)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes assertivas: I. A empresa que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço é considerada empregadora; II. Empregado é toda pessoa física ou jurídica que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; III. Empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; IV. Como regra, o requisito pessoalidade do empregador é fundamental para a sua conceituação. Está integralmente correto o que se afirma APENAS em
		
	 
	I, II e IV.
	 
	I e III.
	
	I e II.
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703124667)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	José de Almeida inicia a prestação de serviços tacitamente para a Pizzaria Bom Gosto. Seu trabalho se resume a fazer entregas das pizzas com sua bicicleta, diariamente, no horário de funcionamento da loja, sendo gerenciado e subordinado pelo supervisor da pizzaria, recebendo o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por semana e forma pessoal e habitual. Neste caso, José de Almeida é considerado :
		
	
	trabalhador voluntário
	
	trabalhador eventual
	 
	trabalhador avulso
	
	trabalhador autônomo
	 
	empregado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703125100)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2013 - 18ª Região) Os contratos individuais de trabalho, quanto à duração, classificam-se em contratos por prazo determinado ou indeterminado. Sobre eles, é correto afirmar que:
		
	
	o contrato a termo na modalidade de contrato de experiência não poderá ultrapassar 120 dias, podendo ser estipulado por até quatro períodos de 30 dias cada um.
	
	os contratos por prazo determinado poderão ser firmados por, no máximo, quatro anos, sendo possíveis duas prorrogações dentro desse prazo.
	
	a celebração de um novo contrato por prazo determinado deverá obedecer um prazo mínimo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
	 
	o prazo indeterminado para a contratação é a regra, constituindo-se em exceção legal a contratação por prazo determinado.
	 
	o contrato por prazo determinado poderá ser firmado por mero ajuste de vontade das partes, independentemente de sua finalidade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703125099)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2012 - TRT 11ª Região) O supermercado Delta terceirizou, de forma regular por meio de contrato, os serviços de vigilância junto à empresa Ajax Serviços. Houve inadimplência das obrigações trabalhistas em relação aos vigilantes. Nesta hipótese, o supermercado Delta
		
	
	poderá responder de forma solidária pelos débitos trabalhistas apenas em caso de falência da empresa Ajax.
	
	não terá qualquer responsabilidade trabalhista visto que firmou contrato regular de terceirização com a prestadora Ajax.
	 
	poderá responder de forma subsidiária pelos débitos trabalhistas da empresa Ajax.
	
	poderá responder de forma subsidiária ou solidária pelos débitos trabalhistas da empresa Ajax.
	 
	poderá responder de forma solidária pelos débitos trabalhistas da empresa Ajax.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703125115)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Definindo doutrinariamente salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Que pode ser pago em dinheiro ou bens, existindo três formas de pagamento:
		
	
	Por unidade da obra: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade de tempo: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Por variável - considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado
	
	Por Misto: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade de tempo: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado.
	 
	Por unidade de tempo: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Por unidade da obra: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	 
	Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	
	Por unidade do trabalho- Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa. Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703124773)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O contrato de trabalho por prazo determinado, prorrogado mais de uma vez:
		
	 
	Rescinde-se pelo decurso do prazo.
	
	É nulo de pleno direito.
	 
	Passa a vigorar pelas regras do contrato por tempo indeterminado.
	
	É motivo justo para que o empregado postule a rescisão contratual.
	
	Constitui-se em ato anulável.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703124424)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Severino trabalha em uma empresa de segurança privada, recentemente foi feita uma alteração no seu contrato de trabalho após uma reunião com sua chefia. Ele não sabe se a alteração é admissível. Aponte, nas opções abaixo, qual circunstância é admissível na alteração no contrato de trabalho .
		
	
	Não seja prejudicial ao empregador
	
	Feita de mútuo acordo entre as partes
	 
	Feita de mútuo acordo entre as partes e, concomitantemente, não seja prejudicial ao empregado
	
	Autorizada pelo sindicato, em negociação coletiva, se prejudicial ao empregado
	 
	Autorizada pelo sindicato, mediante homologação do ajuste, se prejudicial ao empregado
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703125524)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2011 - PGE-MT ¿ Procurador) É INCORRETO afirmar que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por
		
	
	pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.
	 
	três dias, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana.
	 
	um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
	
	dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalhoe previdência social, viva sob sua dependência econômica.
	
	três dias consecutivos, em virtude de casamento.

Continue navegando