Buscar

21-03 WY COMP CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Dois conceitos essenciais para compreender o comportamento do consumidor são:• Necessidade • Desejo
Considerando esses dois conceitos, analise os exemplos abaixo e marque com “N” aqueles que se referem a necessidades e com “D” aqueles que se referem a desejos:
(   ) I. Ela quer muito aquele agasalho Adidas. Está guardando dinheiro faz um tempão.
(   ) II. Eu estou com muita fome e preciso comer alguma coisa para me sentir melhor.
(   ) III. Sérgio sonhava com um carro BMW desde muito jovem. Para ele, isso era um símbolo de realização e poder. 
(   ) IV. Estou com muito frio.
(   ) V. Às vezes, acho que me falta autoconfiança.
Escolha abaixo a alternativa com a ordem correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
D, N, D, N e D.
	Respostas:
	a. 
D, N, D, N e N.
	
	b. 
D, N, D, N e D.
	
	c. 
N, D, D, N e N.
	
	d. 
N, D, N, N e D.
	
	e. 
D, D, D, N e N.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: a) D, N, D, N e N.
FEEDBACK: As necessidades estão relacionadas a requisitos humanos básicos e caracterizam-se como situações de privação, em que há uma diferença significativa entre o estado atual e o estado desejado pelo indivíduo. Elas incluem necessidades físicas, sociais e individuais. As necessidades são geralmente descritas em termos de sensações e sentimentos. É o caso da fome (exemplo II), do frio (exemplo IV) e da falta de autoconfiança (exemplo V).Já os desejos são uma manifestação específica de uma necessidade, determinada por fatores pessoais e culturais. Geralmente são expressos em termos de produtos. É o caso do agasalho Adidas (exemplo I) e do carro BMW (exemplo III).
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o caso abaixo:
Sérgio foi contratado como diretor da SuperTech, uma fabricante de computadores coreana interessada em ampliar sua participação no Brasil.  Embora seja bem forte na Ásia, a SuperTech é quase desconhecida entre os brasileiros.A falta de conhecimento e confiança na marca é um dos desafios para o crescimento da empresa no Brasil: os consumidores não se sentem confiantes para pagar mais de R$ 2,5 mil em um produto do qual nunca ouviram falar. Para ganhar a confiança do público, a SuperTech vem oferecendo um prazo de garantia maior. A empresa também firmou convênio com grandes universidades do país, que passaram a usar os computadores SuperTech em seus laboratórios – uma forma de divulgar a marca entre os formadores de opinião.Outro desafio para o crescimento da SuperTech é a crise econômica que atingiu o Brasil. O risco do desemprego reduziu a confiança do consumidor e derrubou as vendas de bens duráveis, como os computadores.
Considerando o caso acima e o conceito de risco percebido no comportamento do consumidor, marque as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
(   ) I. O caso da SuperTech é um exemplo de como um risco psicológico pode afetar o consumidor e dissuadi-lo da decisão de compra.
(  ) II. O caso da SuperTech ilustra dois tipos de risco percebido que podem influenciar o consumidor: o risco financeiro e o risco de desempenho.
(  ) III. No caso da SuperTech, há pelo menos três fatores que ampliam a percepção de risco: o produto é novo no mercado, é caro e tem maior complexidade técnica. 
(   ) IV. O principal obstáculo para o crescimento da SuperTech é o risco social percebido pelo consumidor: o cliente não quer prejudicar seu status social ao usar uma marca desconhecida.
(  ) V. O prazo mais longo de garantia é uma das estratégias usadas pelas empresas para reduzir a percepção de risco de desempenho em relação a um novo produto. 
Escolha a seguir a alternativa com a sequência correta de respostas: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, V, V, F e V.
	Respostas:
	a. 
F, F, V, V e V.
	
	b. 
V, V, V, F e V.
	
	c. 
F, V, V, F e F.
	
	d. 
F, V, F, F e F.
	
	e. 
F, V, V, F e V.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: e) F, V, V, F e V.
FEEDBACK:A alternativa I é falsa, pois o risco psicológico se refere, na verdade, ao medo de que a compra e o uso de um produto não sejam adequados à imagem que o consumidor tem de si mesmo. O caso apresentado não indica riscos dessa natureza. O exemplo ilustra outros dois tipos de risco: risco financeiro e risco de desempenho.A alternativa IV é falsa, pois o caso apresentado não indica que o consumidor perceba algum risco social na compra. A percepção de risco vem, na verdade, de fatores financeiros e de desempenho. 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo de compra organizacional pode ser dividido em oito etapas, relacionadas a seguir:
(1) Identificação do problema
(2) Descrição geral da necessidade
(3) Especificação do produto
(4) Busca por fornecedores
(5) Solicitação da proposta
(6) Seleção do fornecedor
(7) Especificação do pedido de rotina
(8) Análise do desempenho
Analise os seguintes exemplos e enumere-os de acordo com a etapa da compra organizacional a que eles se referem:
(   ) I. Na internet, eu encontrei só dois fornecedores que trabalham com esse tipo de papel. 
(   ) II. Eu enviei para você uma lista com o tamanho e a quantidade das sacolas que precisam ser compradas para a loja do centro da cidade.
(   ) III. Eu já pedi a cotação para dois fornecedores. Espero que eles enviem o orçamento antes da viagem do diretor. 
(   ) IV. Para evitar multas ainda maiores, a indústria terá que comprar novos equipamentos e reformar a estação de tratamento de efluentes em apenas dois meses. 
(   ) V. Mesmo sendo mais caro, prefiro contratar este fornecedor: já conhecemos o trabalho dele e não podemos correr riscos nesse projeto. 
(   ) VI. A empresa ainda está fazendo estudos sobre o melhor tipo de veículo para a frota e a melhor forma de contratação (compra ou aluguel).
(   ) VII. A contratação do fornecedor depende ainda de alguns ajustes no contrato.
(   ) VIII. As peças estão chegando com vários problemas. Isso precisa ser discutido com o fornecedor.
Escolha a seguir a alternativa com a ordem correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
4, 2, 5, 1, 6, 3, 7 e 8.
	Respostas:
	a. 
4, 1, 5, 2, 6, 3, 7 e 8.
	
	b. 
4, 2, 7, 1, 6, 3, 5 e 8.
	
	c. 
4, 2, 5, 1, 6, 3, 7 e 8.
	
	d. 
8, 2, 5, 1, 7, 3, 6 e 4.
	
	e. 
4, 5, 2, 1, 7, 3, 6 e 8.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: c) 4, 2, 5, 1, 6, 3, 7 e 8.
Feedback:A identificação do problema é o momento em que a empresa se depara com uma necessidade ou problema que pode ser solucionado com a aquisição de um produto ou serviço. É o caso da reforma e da compra de novos equipamentos para evitar multas (exemplo IV).Na descrição geral da necessidade, a empresa define a quantidade e as principais características do produto ou serviço que será adquirido. É o caso da lista com quantidade e tamanho de sacolas (exemplo II).Na etapa de especificação do produto, a descrição da necessidade pode ser aprimorada. Após busca de informações e análise crítica das soluções disponíveis no mercado, a organização compradora define quais são as características técnicas esperadas do produto ou serviço que está sendo adquirido. É o caso do estudo sobre o melhor modelo de veículo e forma de contratação (exemplo VI).A busca por fornecedores é realizada de várias formas, como consultas na internet, revistas e anuários especializados, entidades setoriais, além de indicações pessoais. É o caso dos fornecedores de papel encontrados na internet (exemplo I). Na solicitação da proposta, a empresa pede que o fornecedor envie um orçamento do produto e informações gerais (como no exemplo III).Na seleção do fornecedor, a empresa analisa as propostas recebidas, com base nas necessidades e características especificadas anteriormente. A escolha da melhor proposta leva em conta os atributos prioritários para cada cliente. É o que ocorre no exemplo V.Na especificação do pedido de rotina, o cliente vai formalizar o seu pedido, enviando informações como: quantidade, características técnicas, prazo de entrega, frete, forma de pagamento e outrasquestões importantes relacionadas ao fornecimento. É o caso do contrato mencionado no exemplo VII.Na etapa de análise do desempenho, o comprador vai verificar o nível de satisfação dos usuários com o produto ou serviço adquirido e, se necessário, fazer alterações nas condições de fornecimento ou até mesmo substituir o fornecedor. É o que ocorre no exemplo VIII.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
“Hoje é o dia da favela invadir o São Paulo Fashion Week”, esse foi recado de Emicida no impactante desfile de estreia de sua LAB, na última segunda-feira (24). O rapper abriu a apresentação rimando na sala de desfile ainda escura, sentou-se ao lado de Costanza Pascolato na primeira fila, onde também estava Criolo, e seguiu dali comandando a trilha. Na passarela, os modelos quase todos negros – invertendo o padrão da semana de moda paulista – e de corpos diversos, – invertendo outro padrão – eram recebidos pela plateia com sonoros aplausos, mostrando a coleção inspirada em um samurai africano. [...]Inspirada no mito de um escravo negro que foi levado ao Japão por um padre e ali transformado em um samurai, a coleção traz moletons de capuz extra-large e camisetas onde se lê “I love que-brada” usados sob quimonos com estampas de inspiração africana”.
Fonte: BITTENCOURT, Bruna. Sobre rap, corte e costura. Revista Trip, 25 out. 2016. Disponível em: <http://revistatrip.uol.com.br/trip/emicida-leva-o-rap-e-a-periferia-para-o-spfw-e-faz-historia-na-moda-nacional-junto-o-irmao-com-fioti>. Acesso em: 11 dez. 2016.
Entre as alternativas, qual delas melhor descreve a relação do texto com os sistemas de moda?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O texto é um exemplo das diferenças entre a moda, os modismos e os clássicos no setor de vestuário. 
	Respostas:
	a. 
O texto mostra uma análise da moda sob uma perspectiva econômica, em que a disponibilidade reduzida no mercado agrega valor ao produto. 
	
	b. 
O texto analisa características psicológicas que tornam uma pessoa mais ou menos suscetível a seguir a moda. 
	
	c. 
O texto é um exemplo das diferenças entre a moda, os modismos e os clássicos no setor de vestuário. 
	
	d. 
O texto mostra que, ao contrário do que diz a teoria do fluxo descendente, as classes populares também podem ser criadoras de moda. 
	
	e. 
O texto mostra como a influência global de algumas marcas faz com que pessoas dos mais diferentes países e perfis compartilhem o mesmo estilo de roupa. 
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: d) O texto mostra que, ao contrário do que diz a teoria do fluxo descendente, as classes populares também podem ser criadoras de moda.
Feedback:De acordo com a teoria do fluxo vertical ou descendente (trickle down theory), os estilos de moda dominantes têm origem nas classes sociais mais altas e fluem para baixo, chegando às classes sociais menos privilegiadas.Esse modelo, porém, tem suas limitações. Em um mundo conectado, em que a informação se propaga rapidamente, as classes sociais mais altas não têm mais o mesmo controle sobre a moda. As novas tecnologias de produção permitem criar uma variedade enorme de estilos (de roupas, de carros, de itens de decoração etc.). E, graças à internet e aos novos canais de comunicação, as informações de moda se espalham rapidamente.Além disso, muito da moda atual segue um fluxo ascendente: nasce nas classes mais baixas e chega gradativamente às elites. É o caso do rap e da moda da favela, ilustrados no texto.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise os exemplos abaixo:
I. Felipe resolveu mudar o perfil da sua empresa. Para manter o movimento dos clientes durante o ano todo, além de sorvetes, ele serve agora tapioca e sanduíches.
II. Pela aglomeração de clientes em frente à loja, imaginei que devia ser uma daquelas grandes promoções do varejo.
III. Se você tivesse me avisado antes, eu teria encomendado o bolo naquela confeitaria de que você gosta. Mas, hoje, eu só encontrei uma panificadora aberta.
IV. É mais barato anunciar no intervalo dos jornais matinais. Porém, nesse momento do dia, as pessoas estão se preparando para sair e não prestam muita atenção ao que passa na TV.
V. Não podemos gastar muito. Ainda faltam 15 dias para receber o próximo salário e temos várias contas para pagar. Indique quais dos exemplos acima estão relacionados ao fator situacional “tempo” e sua influência sobre o comportamento do consumidor:
Indique quais dos exemplos acima estão relacionados ao fator situacional “tempo” e sua influência sobre o comportamento do consumidor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
I, II, IV e V.
	
	b. 
I, III e IV.
	
	c. 
III, IV e V.
	
	d. 
II, III, IV e V.
	
	e. 
I, III, IV e V.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa “e”: I, III, IV e V.
Feedback:
O fator situacional tempo pode influenciar o comportamento do consumidor de várias maneiras:
- A demanda por alguns produtos, como o sorvete no exemplo I, tem caráter sazonal e varia conforme a época do ano. Com a venda de outros produtos, Felipe espera reduzir os impactos dessa variação temporal/sazonal no movimento da loja. 
- O tempo disponível para a compra afeta a capacidade do consumidor de buscar informações, pesquisar preços e contar com diferentes fornecedores. No exemplo III, o pedido do bolo foi feito em cima da hora, o que reduziu as opções disponíveis para o comprador.
- O horário do dia afeta a eficácia dos anúncios publicitários e as escolhas do consumidor. O exemplo IV mostra que, no começo da manhã, os telespectadores prestam menos atenção à TV e aos anúncios veiculados.
- O tempo relativo a outros eventos afeta o consumidor. Como mostra o exemplo V, o intervalo ainda longo para o próximo salário pode refrear a compra pelo consumidor.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o texto a seguir:
Desapega Week incentiva vendas no pós-Black FridayQuem aproveitou as ofertas da última sexta-feira (25), tem algum item para vender. Esta é a mensagem da OLX para o período pós-Black Friday. [...]“Milhares de pessoas compram TVs, geladeiras e celulares para substituir itens antigos. Com isso, o que ficaria parado em casa pode voltar ao mercado por meio da OLX, ajudando o consumidor a equilibrar as contas, abrir espaço para o novo e contribuir para aumentar a vida útil dos produtos. Esta é uma boa possibilidade para aproveitar uma data que já se consolidou no calendário brasileiro”, diz o diretor de marketing da OLX Brasil.
Fonte: ADNEWS. Desapega Week incentiva vendas no pós-Black Friday. 29 nov. 2016. Disponível em: <http://adnews.com.br/publicidade/desapega-week-incentiva-vendas-no-pos-black-friday.html>. Acesso em: 09 fev. 2017.
Considerando o texto e o conceito de descarte no comportamento do consumidor, marque as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) I. A compra e a venda de produtos usados no Brasil vêm crescendo, mas ainda enfrentam algumas barreiras culturais.  
(   ) II. O mercado de produtos usados, em que atua o site OLX, reúne também varejistas físicos, como sebos e brechós. 
(   ) III. A compra e a venda de produtos usados estão ligadas diretamente a aspectos econômicos e não têm impacto sobre fatores ambientais. 
(   ) IV. Em outros países, como os Estados Unidos, a venda de produtos usados já faz parte da cultura local. 
(   ) V. Vender os produtos sem uso passou a ser visto como uma fonte de renda extra, durante a crise econômica. 
Escolha a alternativa com a ordem correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, V, e V. 
	Respostas:
	a. 
V, V, F, V, e V. 
	
	b. 
F, V, F, V, e V.
	
	c. 
F, V, V, V, e V.
	
	d. 
V, V, F, V, e F.
	
	e. 
V, V, F, F, e V.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: a) V, V, F, V, e V.
Feedback:A afirmação III é falsa. A compra e a venda de produtos estão ligadas, sim, a aspectos econômicos, tornando-se uma forma mais barata de adquirir determinados bens e também uma fonte de renda para o consumidor. No entanto, a práticatambém está ligada à sustentabilidade e à maior consciência ambiental do consumidor. A revenda de produtos usados permite ampliar a sua vida útil, dando-lhe novo uso. Isso evita a necessidade de descarte na natureza e reduz o uso de recursos naturais para produzir novos bens. 
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise os três exemplos a seguir:
Exemplo 1
César queria simplesmente comprar uma nova mala de viagem, já que a mala atual estava com o zíper estragado e, na parte externa, tinha várias marcas das muitas viagens que fez. Sua mulher, Sônia, preferiu, porém, levar a mala para o conserto: afinal, era um ótimo produto e que poderia atender o casal por muitos anos ainda.
Exemplo 2
Carolina e as amigas tinham um acordo interessante. Todos os meses, tinham um encontro para trocar entre si roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios. Com isso, o guarda-roupa das moças tinha sempre novidades, sem gastar dinheiro.
Exemplo 3
Sérgio queria mudar os móveis da sala, mas achou muito caros os produtos que viu na loja. Por isso, resolveu ele mesmo reformar os móveis atuais, usando técnicas de pintura e mosaico que aprendeu em um curso on-line. 
Considerando os exemplos e o conceito de lowsumerism e novos modelos de consumo, analise as afirmações a seguir:
I. O foco do lowsumerism é reduzir os gastos do consumidor, estimulando o conserto de produtos usados. Quando consertar não é possível, deve-se priorizar sempre a compra dos produtos mais baratos. 
II. Os exemplos mostram três alternativas ao consumo, na visão do lowsumerism: trocar, consertar e fazer.
III. O do it yourself (ou “faça você mesmo”), mostrado no exemplo 3, é uma das ações promovidas pelo lowsumerism, sendo facilitada pelos recursos disponíveis na internet.  
IV. Tanto o consumismo como o lowsumerism estimulam a compra de novos produtos. A única diferença entre eles é que o lowsumerism prioriza produtos ecologicamente corretos.
V. A troca de roupas entre os consumidores pode ser considerada um exemplo de consumo colaborativo.
Escolha a alternativa com a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente as afirmações I, II, III e V estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Somente as afirmações II, III e V estão corretas.
	
	b. 
Somente as afirmações I, II, III e V estão corretas.
	
	c. 
Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
	
	d. 
Somente as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
	
	e. 
Todas as afirmações estão corretas. 
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: a) Somente as afirmações II, III e V estão corretas.
Feedback:A afirmação I está incorreta. O lowsumerism estimula, sim, o conserto de produtos usados. Porém, quando o conserto não é possível deve se priorizar os produtos de mais qualidade e que durem mais – e, não, necessariamente os mais baratos.
A afirmação IV está incorreta pois há muitas diferenças entre o consumismo e o lowsumerism, além da priorização de produtos ecologicamente corretos. Diferentemente do consumismo, o lowsumerism estimula o consumo consciente e a substituição da compra de novos produtos por alternativas como fazer, trocar e consertar.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o exemplo a seguir:
A marca carioca de moda masculina Reserva inaugurou uma loja no Rio de Janeiro onde o cliente pode jogar videogame, fazer a barba, tomar cerveja ou cafezinho, e de quebra, comprar roupas. O cliente pode usufruir dos serviços independentemente de comprar roupas ou não. (A loja) oferece um lounge com TV para os clientes relaxarem e jogarem videogame de graça no primeiro piso, enquanto o segundo traz uma barbearia e cafeteria, além de uma área de customização, onde o cliente pode acrescentar iniciais e estampas nas peças que comprar.
Fonte: NO VAREJO. 8 lojas incríveis que você tem de conhecer. 27 dez. 2015. Disponível em: <http://www.portalnovarejo.com.br/2015/12/27/8-lojas-incriveis-que-voce-tem-de-conhecer/>. Acesso em: 30 jan. 2017.
Considerando o texto e os conceitos relacionados à experiência de compra do consumidor, marque as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) I. A loja da marca Reserva exemplifica uma tendência no varejo, com lojas mais compactas e voltadas à conveniência do consumidor.
(   ) II. A loja da marca Reserva é um exemplo de como os varejistas podem usar o showrooming a seu favor. 
(   ) III. A loja da marca Reserva exemplifica uma tendência no varejo de criar ambientes diferenciados, com opções de entretenimento para o consumidor. 
(   ) IV. Ambientes como o da loja da marca Reserva estimulam o cliente a ficar mais tempo na loja e, possivelmente, comprar mais – em um conceito chamado de slow shopping.
(   ) V. O caso da loja da marca Reserva mostra um exemplo bem-sucedido de m-commerce aplicado ao varejo. 
Escolha a alternativa com a ordem correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F, V, V, V e F.
	Respostas:
	a. 
V, F, F, V e F.
	
	b. 
F, F, V, V e V.
	
	c. 
F, F, V, V e F.
	
	d. 
F, V, V, V e F.
	
	e. 
F, F, V, F e F.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: c) F, F, V, V e F.
Feedback:A afirmação I é falsa, pois o foco da loja da marca Reserva é a experiência e não a conveniência do consumidor.A afirmação II é falsa, pois o uso do showrooming no varejo refere-se à criação de lojas que operam sem estoque e funcionam apenas como showroom e ponto de atendimento aos clientes – o que não é o caso da loja da marca Reserva. A afirmação V é falsa, pois o texto não traz referências ao m-commerce, definido como o comércio eletrônico realizado por meio de dispositivos móveis.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	As subculturas são definidas por Solomon (2016, p. 406) como grupos mais restritos, com “crenças e experiências em comum significativas que as distinguem de outras pessoas”.
Dentre as subculturas existentes, é possível destacar:
(1) Subcultura étnica
(2) Subcultura religiosa
(3) Subcultura etária
(4) Subcultura de gênero
Analise as afirmações abaixo e enumere-as de acordo com a subcultura a que elas se referem:
(   ) I. As peixarias geralmente ficam lotadas perto da Sexta-feira Santa, data em que os católicos não consomem carne.
(   ) II. Pesquisas mostram que a geração Z assiste menos à TV aberta, preferindo vídeos on-line e canais fechados de TV.
(   ) III. A importância dos consumidores latinos no mercado norte-americano leva grandes marcas a manterem versões bilíngues (inglês e espanhol) de suas campanhas de comunicação.
(   ) IV. Uma pesquisa recente da Nielsen mostrou que, no segmento de bebidas alcóolicas, a penetração no mercado é praticamente a mesma entre homens e mulheres; há diferenças, porém, no valor gasto e na frequência de compra.
(   ) V. Aparecida do Norte, em São Paulo, e Juazeiro do Norte, no Ceará, são alguns dos principais destinos de romeiros no Brasil.
Selecione abaixo a alternativa com a ordem correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
2, 3, 1, 4 e 2.
	Respostas:
	a. 
2, 3, 1, 4 e 2.
	
	b. 
1, 3, 2, 4 e 1.
	
	c. 
1, 4, 2, 3 e 1.
	
	d. 
2, 3, 1, 4 e 1.
	
	e. 
2, 3, 4, 4 e 1.
	Comentário da resposta:
	
A resposta correta é a alternativa: “a”: 2, 3, 1, 4 e 2.
Feedback:Os latinos (exemplo III) são um exemplo de uma subcultura étnica com grande relevância na política e na economia dos Estados Unidos.
O consumo de peixes na Sexta-feira Santa (exemplo I) e a visita a locais religiosos (exemplo V) são comportamentos associados a subculturas religiosas – no caso, os católicos. 
As diferenças no comportamento da geração Z em relação à TV (exemplo II) são exemplos de uma subcultura etária.As características que diferem homens e mulheres em relação à compra e consumo de bebidas alcóolicas (IV) são exemplos de subculturas de gênero. 
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o caso a seguir:
Em 2015, a empresa Bayer foi denunciada pelo projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. A razão da denúncia foi o produto Redoxitos, um suplemento alimentar de vitamina C para crianças em formato de bala degoma. Na divulgação do produto, a Bayer usou um comercial inspirado na história dos três porquinhos, com animações narradas por uma criança. O comercial foi exibido em canais infantis da TV paga. A Bayer também criou um jogo on-line relacionado ao produto.Entre as críticas recebidas pela Bayer está o fato de a campanha se comunicar diretamente com o público infantil, usando animações e efeitos visuais que podem erroneamente criar uma associação entre remédios, doces e diversão.A campanha, segundo as críticas do projeto Criança e Consumo, também não esclarece que o produto se trata de um remédio e não de um doce. Além disso, a maioria das crianças já ingere na alimentação regular a dose necessária de vitamina C, presente em frutas, por exemplo. Estimular o consumo de Redoxitos levaria a criança a ingerir desnecessariamente açúcares e componentes artificiais adicionados ao suplemento.
Fonte: CRIANÇA E CONSUMO. Remédio não é alimento. 07 set. 2015. Disponível em: <http://criancaeconsumo.org.br/noticias/remedio-nao-e-alimento/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
Com base no caso citado e considerando a influência e os cuidados com o consumidor infantil, analise as afirmações a seguir:
I. Crianças e adolescentes têm influência cada vez maior nas decisões de compra, o que os torna alvo de empresas de diferentes setores.
II. No Brasil, há leis que impedem as marcas de se comunicarem diretamente com crianças pequenas nas suas campanhas publicitárias, incentivando-as à compra de um produto. 
III. Especialistas argumentam que a publicidade voltada às crianças contribui para problemas como consumismo, adultização e obesidade infantil.
IV. Segundo os críticos, várias empresas se valem de personagens infantis, músicas e animações para chamar a atenção das crianças, aproveitando-se da sua vulnerabilidade. 
V. A decisão de compra nas famílias é tomada prioritariamente pelos pais, com influência reduzida das crianças, o que tornam inócuos os esforços das empresas para conquistar o público infantil.
Escolha a seguir a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Todas as afirmações estão corretas.
	
	b. 
Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	c. 
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	d. 
Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas.
	
	e. 
Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A resposta correta é a alternativa: b) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas. 
Feedback:A alternativa V está incorreta. A influência de crianças e adolescentes nas decisões de compra da família é cada vez maior. O nascimento das crianças, por si só, é um acontecimento importante e marca uma transformação nos hábitos de compra da família. Isso inclui a aquisição de produtos e serviços que, antes, não faziam parte da lista de compras – como brinquedos, fraldas, mensalidades escolares etc. E também implica a alteração de hábitos de consumo da família, como a compra de embalagens maiores e mais econômicas, a aquisição de um carro mais espaçoso, a preferência por hotéis com área de lazer para os filhos, entre outros. Os filhos também influenciam diretamente várias decisões de compra da família. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que seis em cada dez mães cedem ao apelo dos filhos na compra de produtos considerados supérfluos – como brinquedos, roupas e doces.

Continue navegando