Buscar

O Que é osteopatia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Que é: Osteopatia?
A Osteopatia é uma área autônoma de cuidados de saúde primário, e pode ser considerada uma das disciplinas da medicina alternativa ou terapêutica não convencional, sendo que os seus princípios filosóficos são diferentes da medicina convencional, que é baseado em um diagnostico diferente como no tratamento de varias disfunções e prevenções da saúde sem a ajuda de fármacos ou cirurgia. 
O tratamento utiliza varias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a manipulação do sistema musculoesquelético (articulações, músculos, faciais, ligamentos, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático) com a capacidade de recuperação do corpo aumentada pela estimulação das articulações.
A filosofia da Osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo entre a anatomia e a fisiologia humana. O tratamento permite novamente o equilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.
A Osteopatia destaca a ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. O Osteopata é um profissional de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior.
O campo de tratamento da Osteopatia é muito grande, ele envolve todo o corpo humano, assim, pode tratar de doenças freqüentes, nomeadas de: ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também: entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares, e ajuda também a resolver enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônias, depressão, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, estresse e problemas respiratórios
O osteopata não elimina só as conseqüências do problema e sim encontrar a razão dos sintomas para poder tratar o paciente. Por isso é utilizando as mãos como instrumento de trabalho em suas variadas técnicas.
Os benefícios desta terapia natural para a saúde são muitos, abaixo estão as mais comuns:
técnicas estruturais: reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias.
técnicas musculares: tratamento dos músculos e tendões.
técnicas cranianas: permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio
técnicas viscerais: tratam os órgãos e as relações entre eles.
técnicas linfáticas e imunitárias
técnicas faciais: trabalham sobre os tecidos faciais do corpo humano.