Disciplina GESTÃO DE PESSOAS PROVA II
6 pág.

Disciplina GESTÃO DE PESSOAS PROVA II


DisciplinaGestão de Pessoas II788 materiais4.369 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:562248) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16087339
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Recepcionar os novos funcionários da organização e buscar integrá-los, com os novos colegas de trabalho, sistemas da empresa, objetivos da função, resultados que são esperados dos funcionários e as formas que serão usadas para avaliar seu desempenho, é uma função muito importante da gestão de pessoas para que haja uma boa convivência entre os indivíduos que compõem a vida organizacional. Sobre os métodos de integração e socialização organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Processo de Seleção.
II- Conteúdo do Cargo.
III- Escolha de Tutor.
IV- Equipe de Trabalho.
V- Programa de Integração.
(    ) Compreende o repasse de informações técnicas e administrativas, relativas às atividades laborais do funcionário, que podem interferir diretamente no seu desempenho futuro.
(    ) Compreende em empregar indivíduos do mesmo nível hierárquico, de modo que ocorra a aceitação grupal, que é fonte crucial de satisfação das necessidades sociais de todo indivíduo. 
(    ) Compreende um treinamento inicial aos novos funcionários, para familiarizá-los com a linguagem usual da organização, a cultura organizacional, a estrutura da organização, os principais produtos e serviços, a missão e os objetivos organizacionais.
(    ) Compreende a informação dada ao candidato ainda no desenvolvimento do recrutamento e seleção, referente aos aspectos que poderão interferir na sua futura atividade dentro da empresa.
(    ) Compreende em escolher uma pessoa, com conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas, que acompanhará e orientará o novo funcionário, durante o período inicial na organização. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - V - II - IV.
	 b)
	IV - III - I - V - II.
	 c)
	II - IV - V - I - III.
	 d)
	IV - V - II - I - III.
	2.
	Fazem parte do processo de seleção os exames admissionais. Um candidato pode ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo e ser reprovado no exame de admissão. Para o melhor resultado possível destes exames, compete ao médico do trabalho analisar e estabelecer quais exames deverão ser feitos. Sobre os exames admissionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os exames admissionais são exames específicos requisitados pelas normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho para atestar a situação de saúde física do trabalhador.
(    ) Os resultados dos exames de admissão devem ser analisados para verificar se o candidato está apto ou não para desempenhar as atividades laborais, considerando todas as variáveis do ambiente de trabalho.
(    ) A análise dos resultados dos exames de admissão deve se basear nas condições do ambiente de trabalho da organização como um todo, não sendo necessário considerar as condições de trabalho específicas das atividades do cargo.
(    ) Condições específicas do ambiente de trabalho não precisam ser identificadas na descrição do cargo, nem serem incluídas como críticas no exame admissional do candidato, pois não impactam em nada no resultado do exame. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	A implementação de um sistema de remuneração tradicional nas organizações segue algumas etapas sequenciais. Essas etapas compreendem em iniciar com o diagnóstico preliminar, o planejamento e divulgação do projeto de remuneração, a análise e a descrição de cargos, a avaliação de cargos e, por fim, a pesquisa salarial. Cada etapa possui atividades específicas a serem realizadas. Com relação às etapas de implementação de um sistema de remuneração tradicional, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Diagnóstico Preliminar.
II- Planejamento e Divulgação.
III- Análise e Descrição de Cargos.
IV- Avaliação de Cargos.
V- Pesquisa Salarial.
(    ) Consiste em comparar os cargos descritos e avaliados internamente, buscando a equidade interna; e com o mercado de trabalho para buscar a equidade externa, a fim de estabelecer a estrutura salarial que conduzirá a administração da organização na definição da política salarial a ser adotada.
(    ) Visa identificar e levantar informações sobre a estrutura atual de cargos e salários, seu quadro de lotação, sua estrutura hierárquica e organizacional, suas políticas de recursos humanos e políticas de negócios, com o objetivo de dimensionar o projeto do sistema de remuneração.
(    ) Consiste na valorização relativa dos cargos dentro da estrutura organizacional, no qual o resultado desta medição é utilizado para definir o salário de cada cargo. Durante essa fase, tem-se a oportunidade de discutir e rever as responsabilidades de cada cargo. 
(    ) Busca-se identificar, nesta etapa, as informações referentes ao conteúdo dos cargos, bem como especificar os requisitos e condições exigidas para o exercício da função.
(    ) As atividades a serem desenvolvidas nessa fase compreendem a elaboração do cronograma do projeto, a preparação dos instrumentos de divulgação, a definição de responsabilidades, a discussão do projeto com as gerências, a aprovação do projeto junto à diretoria e a divulgação propriamente dita. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - V - IV.
	 b)
	IV - I - II - V - III.
	 c)
	II - V - III - IV - I.
	 d)
	V - I - IV - III - II.
	4.
	O desenvolvimento dos módulos destinados ao programa de treinamento devem ocorrer de forma a incorporarem todas as informações que os funcionários da organização necessitam conhecer para que possam se integrar e estar aptos a desempenhar plenamente as suas funções. Sobre os módulos do programa de treinamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No módulo institucional, o funcionário deve receber as informações que lhe possibilitem uma visão geral da organização, seu histórico, sua magnitude no ramo de atuação e, principalmente, o quanto ele é importante dentro desse contexto.
(    ) No módulo administrativo, devem ser destacados quais os benefícios a organização dispõe, como refeitório, seguro de vida, estacionamento e também as normas e procedimentos da organização.  
(    ) No módulo de qualidade total, devem ser destacados conceitos sobre produtividade, horários de trabalho, atestados, pagamentos, horas extras, relações trabalhistas e humanas, prevenção e combate a incêndios e CIPA.   
(    ) No módulo segurança do trabalho e patrimonial, devem ser destacados os conceitos de segurança, os equipamentos de proteção individual e coletiva, os riscos de acidentes e suas causas, a limpeza e organização do ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O processo de seleção consiste em comparar o perfil do cargo com o perfil dos candidatos recrutados e escolher o candidato que mais se aproxima do perfil do cargo. Além dos requisitos do cargo, outros elementos devem ser analisados. Sobre o que deve contemplar o processo de seleção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O julgamento do avaliador deve considerar a opinião pessoal do profissional que está realizando a seleção sobre o candidato.
	 b)
	Os aspectos da cultura organizacional, da cultura do departamento no qual o candidato trabalhará e do planejamento estratégico.
	 c)
	O cumprimento total do processo preestabelecido, de forma rígida e inflexível, sem exceções, pois o candidato deverá atender em 100% os requisitos exigidos.
	 d)
	As técnicas e os métodos que o selecionador achar melhor, baseados na primeira impressão sobre o candidato e de acordo com a sua vontade, sem seguir um padrão.
	6.
	Um dos subsistemas da gestão de pessoas é a provisão de pessoal,