Buscar

Implementação da BNCC na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sueli é diretora de uma creche. Em razão do planejamento escolar anual, ela voltou de seu recesso e escreveu um e-mail para a coordenadora de sua escola que se chama Fátima, expressando algumas dúvidas sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   
 
Olá Fátima,
Em 2020, teremos que adequar nosso currículo a BNCC. Estudei a parte da Educação Infantil e estou com algumas ideias. Gostaria de conversar com você sobre como podemos adequar algumas práticas pedagógicas que desenvolvemos. No campo de experiência intitulado: “Traços, sons, cores e formas”, observei três objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que podem nos ajudar a aprimorar nosso projeto com musicalidade. Observe que cada um desses objetivos de aprendizagem e desenvolvimento deve ser implementado de acordo com a faixa etária.
 
  
 
Até, então, temos trabalhado com um único projeto independente da faixa etária. Mas, considerando o desenvolvimento das crianças, o que você acha de propormos adequações no projeto de musicalidade?
Um abraço,
Sueli
 
Sabemos que a BNCC é um documento de caráter normativo que tem força de lei. O documento não deve ser confundido com o currículo da escola. Considerando esse contexto e os questionamentos de Sueli, análise as afirmativas:
         I.            A partir do estudo da BNCC, o projeto sobre musicalidade pode ser aprimorado pela comunidade escolar.
       II.            A comunidade escolar terá que modificar, possivelmente finalizar, todos seus projetos e fazer apenas o que está previsto na BNCC.
     III.            A atenção de Sueli a BNCC é fundamental, uma vez que todas as escolas de Educação Básica devem adequar os seus currículos ao novo documento até 2020.
    IV.            As descrições desses objetivos de aprendizagem e desenvolvimento podem levar a comunidade escolar a realizar modificações importantes nos objetivos de um projeto de mesmo tema, mas que é desenvolvido com diferentes faixas etárias. 
A partir da BNCC e as considerações da professora, assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. I e III, apenas. 
b. I, II, III e IV. 
c. I, II e III, apenas. 
d. I, III e IV, apenas. 
e. I e II, apenas. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Luciana coordena uma escola particular. Ela está preocupada com as adequações dos materiais didáticos que a escola adquiriu recentemente de um sistema de ensino. Ela observou que os materiais estão adequados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ainda não foram lançados os novos materiais adequados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A preocupação da coordenadora ocorre, pois ela sabe que há diferenças entre os dois documentos. Publicados a partir de 1996, ela sabe que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicavam ideias gerais para a organização dos currículos escolares. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por sua vez, apresenta as competências, os objetos de conhecimento e as habilidades que se espera que os estudantes tenham acesso e desenvolvam ao longo da educação básica de acordo com diferentes áreas de conhecimento e componentes curriculares.  
Nesse cenário, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Luciana não precisa se preocupar, não há mudanças substanciais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram incorporados de maneira progressiva nas escolas e foram substituídos porque estão desatualizados. 
b. Luciana não precisa se preocupar, pois o cenário será o mesmo para os professores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) possuíam um caráter diretivo e normativo infringindo a autonomia dos professores. 
c. Luciana tem razão em se preocupar, pois os professores devem seguir rigorosamente todas as orientações previstas na BNCC, assim como deveriam seguir as orientações do PCN. 
d. Luciana terá que orientar os professores a adequaram totalmente o currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla a totalidade dos objetos de conhecimento obrigatórios em todo território nacional. 
e. Luciana tem razão em se preocupar, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta parte da organização curricular da escola e está organizada a partir de competências gerais e especificas. 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Laura é professora e atua no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Todo o início de ano, ela elabora o planejamento de suas aulas. Atualmente, ela tem se preocupado em contemplar as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da habilidade apresentada a seguir que tem como código EF03LP13, a professora criou uma proposta que se iniciava com o estudo do diário de uma escritora de Literatura Infantil que foi moradora do município da escola. Em sua proposta, inicialmente os estudantes teriam acesso a leitura do diário da autora, com isso poderiam se familiarizar com o gênero diário e conhecer a história de uma escritora local.
(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades. Acesso: 04 de dez. 2019.
Considerando a atividade e a habilidade EF03LP13, pode-se afirmar que a proposta de Laura:
Escolha uma:
a. Está adequada, pois contempla aspectos da história regional e da habilidade. 
b. Não está adequada, pois é um conteúdo que deve ser trabalhado apenas em história. 
c. Está adequada, pois trabalha História e Geografia. 
d. Não está adequada, pois deveria começar de modo mais espontâneo. 
e. Não está adequada, pois contempla um aspecto regional e os objetos devem ser gerais.

Outros materiais