Buscar

O CLOSET Comportamental

Prévia do material em texto

Filme “O CLOSET” – Comportamental (PUCC)
1 -  Pignon era uma pessoa deprimida por conta da separação conjugal e da má relação com o filho. E para piorar ele recebe a noticia de uma possível demissão e então decide tentar suicidio e seu novo vizinho o impede. A partir desta situação ele passa a se abrir com seu vizinho. E seu vizinho sugere que Pignon finja ser homossexual no seu trabalho para que não perca o emprego. E apartir de então Pignon passa a ser notado, as pessoas no trabalho começam a trata-ló diferente, ele passa a ser notado não só  no trabalho, mas também pela sua ex mulher e filho, coisa que antes não ocorria. Com toda esta situação reforçadora Pignon passa a se sentir feliz e com isso passa a ser uma pessoa mais alegre e confiante. 
Por fim, Pignon se desenvolve muito bem no trabalho, melhora a relação com o filho e aceita o fim de seu casamento. Portanto, fingir ser homossexual trouxe situações favoraveis para vida de Pignon mudando assim os comportamentos dele. 
2 – Antes de Pignon fingir ser homossexual seus colegas não o notavam, o achavam chato e o ignoravam. A partir do momento em que Pignon passa a se fingir de homossexual todas as atenções são voltadas para ele, sendo essas atenções boas e ruins, como uma atenção diferenciada e privilegiada do chefe ou atenções ruins como o preconceito de alguns colegas. Muitos desses colegas preconceituosos passam a ter que aceita-lo mesmo com preconceito para não serem demitidos ou serem rotulados como preconceituosos, como é o caso de Santini que após ser obrigado a conviver mais com Pignon por medo de perder o emprego, passa a gostar realmente de Pignon e então o preconceito que antes tinha deixa de existir. 
3 – Antes (filho e ex mulher)
S.A.: Não ser gay, ser chato.
Comportamento: Ignorar Pignon
Consequência: Não ter contato com Pignon
Depois (ex mulher)
S.A.: Ser gay 
Comportamento: Dar atenção a Pignon 
Consequência: Ele dizer que superou a separação (Punição) 
Depois (filho)
S.A.: Ser gay 
Comportamento: Dar atenção a Pignon 
Consequência: Melhoria na relação pai\filho (Reforço +)
4 – a) Os processos comportamentais descritos são discriminação e generalização. 
A generalização ocorre quando a pessoa responde da mesma maneira para estímulos semelhantes, por exemplo, Santini trata todos os homossexuais da mesma forma. 
Já a discriminação ocorre quando uma pessoa responde de maneira diferente para estímulos diferentes, como quando Santini tem um comportamento em frente ao chefe ( não fazer piadas sobre homossexuais) e outro comportamento frente aos colegas ( fazer piadas sobre homossexuais).
b) S.D: Amigos
Comportamento: fazer piada em relação a homossexuais
Consequência: amigos rindo das piadas (Reforço )
S.D: Chefe
Comportamento: Fazer piadas em relação homossexuais
Consequência: Chefe dar uma bronca (Punição que levou a extinção do comportamento)
5-  a)

Continue navegando