Buscar

AULA 1 INTRODUÇÃO A ADM PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO\TEMA: INTRODUÇÃO A ADM. PRODUÇÃO E OPERAÇÃO 
OBS: Faço os testes de conhecimentos até o 4º ciclo e faço a postagem dos testes depois de respondidos e analisados. 
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dentre os diversos fatores que afetam a APO e que guardam relação com o cliente podemos citar a qualidade, o custo (do qual muitas das vezes dependem o preço final e o próprio serviço que é prestado a esse cliente). Neste contexto, o grande desafio dos gerentes de produção é:
		
	
	motivar a sua equipe.
	
	resolver os problemas operacionais do dia a dia.
	
	avaliar constantemente a concorrência.
	
	escalar os melhores profissionais disponíveis.
	 
	buscar novas formas para o sistema de produção organizacional, de modo a obter vantagem competitiva na empresa e torná-la lucrativa e duradoura.
APO ou Administração de produção e operações: Atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço’’. Assim, em empresas industriais costuma-se atribuir esta área o nome de produção, manufatura ou fabricação, enquanto nas empresas de serviços denomina-se área de operações.
APO e suas fases evolutivas: 
- Primórdios da humanidade:
· Era da pedra polida;
· Necessidade de vestir, alimentar ou defender;
· Com tempo, o ser humano conseguiu aprimorar seus utensílios, instrumentos, e armas para defesa;
· Escambio de utensílios (primeiros produtos entre si).
- Idade Média:
· O fenômeno do ressurgimento comercial e urbano fortaleceu o artesanato;
· Nas oficinas artesões atendiam os pedidos dos feudos (encomendas) definindo preços e prazos das entregas;
· Com o passar do tempo, aumentaram a qualidade e também o treinamento aos aprendizes mais jovens;
· Produtos sendo fabricados sob encomenda sem qualquer tipo de padronização.
- Século XVIII e a Revolução industrial:
· Invenção da máquina inventada em meados do século XVIII empregada na produção;
· Início da Revolução industrial;
· Cada vez mais abandono do trabalho artesão, devido a utilização sistemática das máquinas;
· Introdução do conceito da Padronização por Eli Whitney no século XIX e depois a racionalização dos processos;
· Crescimento das cidades da Europa, devido as práticas importantes para garantir a produção de grandes quantidades e assim atendendo o aumento da demanda. 
- Final do século XIX e início do século XX:
· A era industrial passou por uma série de reformulações abrindo caminho para o capitalismo industrial;
· Invenções que se transformaram em produtos comerciais;
· Origem da Administração Cientifica de Taylor onde propunha o estudo para se descobrir como fazer as ‘’coisas’’ com o melhor aproveitamento dos recursos;
· Produção em massa com Henry Ford lançando seu famoso Ford T;
· Introdução de novos temas a partir da linha produtiva de Ford como: Estudo dos tempos e movimentos, fluxo de produção, arranjo físico das instalações, planejamento e controle da produção, manutenção, estoques, entre outros. 
Influências das teorias administrativas:
Evolução continua da Administração da produção: 
- Revolução industrial;
- Administração científica;
- PO (Pesquisa operacional);
- Período pós-guerra civil;
- Relações humanas e Behaviorismo;
- Revolução dos serviços;
- Desenvolvimento atual.
OBS: 
Behaviorismo ou comportamento: Conjunto de abordagens, nascidas nos séculos XIX e XX, que propõe o comportamento publicamente observável como objeto de estudo da psicologia. 
Fatores que afetam a APO:
- Produtividade;
- Capacidade;
- Finanças;
- RH;
- Custos;
- Tecnologia;
- Localização da empresa;
- Layouts ou arranjo físico;
- Estoques.
Gerente de produção: Responsável pela administração dos recursos envolvidos com a produção. Além disso, é o responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar todo o processo de transformação dos recursos básicos em produtos finais. Esses profissionais possuem responsabilidades diretas, indiretas e amplas. 
São os responsáveis pela condução direta da estratégica da empresa em ação operacional. Projetam a operação, decidem quando e onde as atividades ocorrerão e melhoram o desempenho da operação com referência nos objetivos estratégicos da empresa.
Na condução indireta inclui o trabalho conjunto com outras áreas do negócio, já na condução ampla envolve a compreensão do impacto sobre a operação, da globalização, da responsabilidade social, de novas tecnologias e da gestão do conhecimento. 
Nomenclatura do gerente de produção: 
- Indústria automobilística (Gerente industrial ou de produção);
- Empresa de distribuição (Gerente de tráfego ou de logística);
- Hospital (Gerente administrativo ou geral);
- Supermercado (Gerente de loja). 
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A opção que apresenta relação com o conceito de Capacidade é
		
	 
	Ritmo Máximo de produção de um processo.
	
	Quantidade de processos que existem dentro de uma fabrica
	
	Vantagem do processo produtivo.
	
	Diminuição dos custos de produção.
	
	Cálculo da necessidade de Capital de Giro.
Capacidade: Quantidade máxima de bens e serviços que podem ser produzidos em uma unidade produtiva, em um dado intervalo de tempo.
- Definições capacidade produtiva: 
‘’É uma medida da quantidade que pode ser produzida, sendo expressa em razões’’ (COSTA ET AL. 2008, P.307);
‘’No sentido geral de negócios, capacidade é vista como a quantidade de produto que um sistema pode gerar ao longo de um período específico’’ (CHASE, JACOBS E AQUILANO 2006, P.274);
‘’O volume máximo potencial de atividades de agregação de valor que pode ser atingido por uma unidade produtiva sob condições normais de operação’’. (CORRÊA E CORRÊA 2004, P.426).
Unidade produtiva: Pode ser uma fábrica, um setor, um armazém, uma loja, um posto de atendimento médico, uma máquina etc. Todas as operações produzem bens e serviços através da transformação de entradas em saídas, ou seja, processo de transformação. Uma vez que um processo de transformação gera uma saída (output), é inerente a ele a característica de ser executado em uma unidade de produção.
	
	
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta:
		
	
	A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é atender às necessidades de seus consumidores. As empresas atendem às necessidades dos seus consumidores oferecendo-lhes um ou vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas somente à produção do bem ou a aplicação do serviço. 
	 
	A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é atender às necessidades de seus consumidores. As empresas atendem às necessidades dos seus consumidores oferecendo-lhes um ou vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção e entrega desses produtos. 
	
	A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é atender às necessidades da própria empresa. As empresas atendem às suas necessidades oferecendo aos consumidores vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção e entrega desses produtos. 
	
	A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é a produção de bens e serviços. As empresas atendem às necessidades dos seus consumidores a medida do possível oferecendo-lhes um ou vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção e entrega desses produtos. 
	
	A essência de toda e qualquer empresa (indústria, comércio ou prestadora de serviços) é atender às necessidades de seus consumidores. As empresas atendem às necessidades dos seus consumidores oferecendo-lhes um ou vários produtos, que assumem a forma de bens ou serviços. A função produção é responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção sendoa entrega desses produtos destinadas a um outro tipo de gerência. 
	
	
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Monks (1987, p.4) define Administração de Produção como sendo "a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de uma forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais".
Diante desta definição marque a exceção:
 
		
	
	Planejamento dos objetivos do sistema de produção/operações e o estabelecimento de diretrizes para consecução destes objetivos.
	
	Acompanhamento e controle do desempenho do sistema de produção para garantir a
    consecução dos objetivos organizacionais.
	
	Organização dos recursos humanos e de capital para produção eficiente de bens e serviços.
	 
	Direção, liderança e motivação dos empregadores, objetivando maior produtividade.
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A máquina XB é capaz de produzir uma peça a cada 03 minutos. O período de trabalho efetivamente é de 8 horas diária. Qual a capacidade de produção diária da máquina?
		
	
	161 peça
	
	16 peça
	
	130 peça
	
	120 peça
	 
	160 peça
A questão comenta sobre a média da produtividade: 
Onde: 
Produtividade: Outputs\inputs 
Outputs (saídas): Serviços ou bens.
Inputs (Entradas): Recursos, capital, investimentos, energia, administração etc. (sistemas de produção: processamento industrial, transformação de manufaturas, sistema econômico).
1H – 60 minutos 
8H – X minutos 
60.8 = 480 minutos
Produtividade = 480 minutos\ 3 minutos por peça produzida = 160 peças. 
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São fatores que impactam na produtividade, exceto:
		
	
	Restrições legais
	
	Fatores gerenciais
	 
	Relação capital mercado
	
	Inovação e tecnologia
	
	Mão de obra
Produtividade: É compreendida como a relação entre o valor do produto (bem ou serviço) e o custo dos insumos para produzi-los. Quanto mais produtiva é uma empresa maior é o valor que ela consegue gerar dado um determinado conjunto de insumos que ela utiliza. O mesmo vale para um processo ou uma etapa do processo produtivo: Quanto maior é o valor que um processo gera com o nível de insumos que utiliza, mais eficiente este processo é. Portanto, a produtividade se apoia essencialmente da relação entre os outputs gerados (numerador) e os inputs utilizados (denominador). 
Fatores que impactam a produtividade:
- Restrições legais: Pressão sobre as empresas a se adequarem as normas e regulações. Exemplos: Proteção ambiental, impactos sobre a produtividade;
- Fatores gerenciais: Relacionados com a capacidade dos gestores de obterem índices de produtividade maiores;
- Inovação e tecnologia: Investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) são indicadores de perspectivas de aumento de produtividade a médio e longo prazo;
- Mão de obra: Mudanças decorrentes de alterações de processos produtivos, em que se necessita de mão de obra altamente ou mais qualificada. Exemplo: Foxconn (maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo. Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia, com sede em Taiwan. Instalou uma unidade industrial no Brasil, a operação da fábrica atrasou por não conseguir recrutar e contratar o número de engenheiros necessários para operar a fábrica;
- Relação capital-trabalho: Indica o nível de investimentos em máquinas, equipamentos e instalações em relação à força de trabalho empregada. À medida que um parque industrial envelhece, perde produtividade. Portanto, a atualização de máquinas e equipamentos é feita no sentido de aumentar a produtividade. Em países onde o custo de mão de obra é muito baixa, como na China ou na Índia, as indústrias estão mais predispostas a usarem intensivamente o trabalho, enquanto em outros países onde o custo com a mão de obra é substancial, são priorizadas as linhas de produção com maior nível de automação, ou seja, intensificação em capital. 
	
	
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os "4 P's", da Produção, ou as dimensões da Produção são:
		
	 
	Volume, Variedade, Variação da Demanda e Visibilidade.
	
	Variação da Demanda, Variação da Oferta, Volatilidade e Vulnerabilidade
	
	Visibilidade, Vinculo com os Recursos disponíveis, Variação da Oferta e Verificação
	
	Variedade, Vinculo, Variação da Oferta e Variação de Recursos
	
	Volatilidade, Vinculo da Mao de Obra, Virtualização e Vulnerabilidade
Os 4 V’s da produção ou dimensões da produção (volume, variedade, variação da demanda e a visibilidade).
- Volume: Volume produzido de um determinado produto ou serviço. Além disso envolve duas questões básicas: A especialização das tarefas, em decorrência do grande volume repetitivo de produção e o custo de modo que quanto maior volume, menor o custo de produção. Exemplos: Usinas hidrelétricas, usinas de álcool, fábricas de cimento, refinarias petroquímicas, cadeias de fastfood, operações de transporte público, pedágios, etc. 
- Variedade: Trata da variedade do produto ou de serviço gerado por determinada empresa ou processo produtivo. Neste 4 V’s destacamos a questão do custo elevado, pela opção de diferenciação do cliente. O cliente, mesmo dispondo de produtos ou serviços alternativos, poderá optar por aquele que lhe ofereça melhor variedade de características, estando disposto a pagar mais caro por isso. Exemplos: Indústrias de peças grandes feitas sob medida, empresas de táxi, restaurante À la carte é uma expressão típica do francês que significa ‘’como está no cardápio ou como listado no cardápio’’, bastante utilizado no âmbito da gastronomia, principalmente entre os restaurantes. Um restaurante à la carte é um estabelecimento que trabalha servindo uma maior variedade de pratos e bebidas, todos listados em cardápio (menu) com os respectivos preços de casa produto. Etc.
- Variação da demanda ou (Sazonalidade): Representa o nível da provável demanda da empresa ou produto a fim de manter um padrão de demanda ou de recursos nivelados, de maneira a não perder negócios e não operar com capacidade ociosa (parte do processo produtivo onde há o desemprego produtivo). Uma alternativa bastante utilizada por empresas com produtos ou serviços sazonais é a colocação de um produto alternativo na sua contra temporada. Exemplos: Hotéis, sorveterias, empresas de produtos natalinos, etc. 
- Visibilidade: Representa o quanto as atividades de produção são percebidas ou visto pelo consumidor. Em geral este 4 V’s é muito observado pelo atendimento das necessidades dos clientes com atendimento rápidos, atendimento pelo produto solicitado, acesso à loja ou empresa, propaganda, acesso às vendas e propagandas via internet ao seu público-alvo, entre outros casos. As operações com alto grau de visibilidade são aqueles onde o consumidor está em contato direto com o processo produtivo. Exemplos: O atendimento de vendas no varejo, consultas médicas e odontológicas, salão de beleza, etc. 
OBS: 
Volume-Variedade: Relação inversamente proporcional que existe entre os 4 V’s de volume e variedade. Operações que processam altos volumes, naturalmente, tendem a processar uma variedade menor. O inverso também é valido. Cabe a empresa identificar quem é seu público-alvo e que tipo de estratégia ela deve adotar. Exemplo: Uma estratégia de diferenciação estaria mais associada a uma capacidade de oferecer um portfólio com mais variedade ao passo que uma estratégia baseada em custo tenderia a se relacionar com a capacidade de processar grandes volumes para manter os custos unitários menores.
Os dois conceitos descritos abaixo são referentes as estratégias competitivas genéricas de Porter, ou seja, usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo. 
Estratégia de diferenciação: Envolve a criação e comercialização de produtos exclusivos para o mercado de massa. As abordagens voltadas para a diferenciação incluem o desenvolvimento da imagem da marca, tecnologia única, canais únicos, serviços ao cliente ou similares. Em resumo o objetivoé obter vantagem que seja rapidamente percebida pelo consumidor. Outro ponto é que esta estratégia tem como objetivo obter receitas superiores às da média do setor, porque cria posições facilmente defensíveis para competir. 
Estratégia de custos: Permite a uma empresa retornos acima da média de seu setor, apesar da presença de grandes forças competitivas. No entanto, frequentemente essa estratégia exige grande participação no mercado ou outras vantagens, como acesso favorecido a matérias-primas ou rápido retorno de caixa para financiar a aquisição de mais equipamentos. 
Faltou descrever: 
Estratégia de enfoque ou foco: Segmentam os mercados para alguns grupos de consumidores ou compradores industriais. A lógica dessa abordagem está no fato de que uma empresa concentre sua atenção apenas em alguns segmentos de mercado podendo servi-los melhor do que aquelas empresas que procuram atender a todo o mercado. 
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Estamos vivendo a chamada 4ª Revolução Industrial, com a inovação interferindo na produtividade, através das tecnologias avançadas de produção. Analise as alternativas abaixo e escolha a opção correta:
		
	
	O meu mercado/setor não exige inovação.
	
	A inovação depende apenas dos avanços da ciência e da tecnologia e somente grandes empresas podem bancar a inovação.
	
	As atualizações dos produtos, interferem na renovação de mão-de-obra e aumento de custo.
	
	Inovação é um processo que deve resultar em produtos caros, totalmente revolucionários, além de gerar patente.
	 
	A Inovação é uma forma da empresa atender melhor ao seu cliente, com valor agregado ao seu produto.
	
	
	
	
	 9a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de um bem de produção:
		
	
	Ser tangível, não ser estocável e ser transportável
	
	Não ser tangível, ser estocável e ser transportável
	
	Não ser tangível, não ser estocável e não ser transportável
	 
	Ser tangível, ser estocável e ser transportável
	
	Ser tangível, ser estocável e não ser transportável
	 
	
	 10a Questão
	
	
	
	
	É um dos métodos mais comuns usados para a determinação do local para instalação de uma fábrica. A melhor localização, será a que minimizar os custos de transporte e que ficar mais ao centro entre os fornecedores e os consumidores. O nome desse método é:
		
	
	jogging
	
	pontuação ponderada
	 
	centro de gravidade
	
	integração horizontal
	
	ponto de equilíbrio
Métodos para definição da localização:
A escolha da localização da unidade produtiva pode ser feita com o auxílio de diversas técnicas sendo algumas: 
- Qualificativas (baseadas em pesquisas e opiniões);
- Quantitativas (baseadas em dados numéricos). 
- Método do centro de gravidade: É um dos métodos mais comuns para se encontrar uma localização que minimiza os custos e o prazo de transporte. É baseado na ideia que todas as localizações possíveis têm um valor (V) que é a soma dos custos de transporte ‘’de’’ e ‘’para’’ cada localização. A melhor localização, ou seja, a que minimiza os custos de transporte, será aquela que ficar mais ao centro entre os fornecedores e os consumidores.
Para a utilização desse método, os seguintes dados são necessários:
F: Ponto de fornecimento de materiais (a posição geográfica dos fornecedores);
C: Ponto de consumo de produtos (a posição geográfica dos consumidores);
LH: Localização horizontal;
LV: Localização vertical. 
OBS: Calculadas como: 
LH ou LV = Total (custo de transporte x distância x volume) \ total (custo de transporte x volume)
Exemplo: Veja na tabela a seguir a distribuição geográfica dos locais.
	KM 500
	F-1
	
	
	C-1
	C-2
	KM 400
	
	F-2
	C-3
	
	
	KM 300
	C-4
	
	
	
	
	KM 200
	
	
	
	
	
	KM 100
	C-5
	
	
	
	F-3
	KM 0
	KM 100
	KM 200
	KM 300
	KM 400
	KM 500
Agora, observe os custos e as quantidades: 
	Local 
	Quantidade (tonelada)
	$ por tonelada. Por Km
	Localização horizontal 
	Localização vertical 
	F-1
	200
	3
	100
	500
	F-2
	400
	2
	200
	400
	F-3
	300
	2
	500
	100
	C-1
	150
	4
	400
	500
	C-2
	300
	3
	500
	500
	C-3
	50
	5
	300
	400
	C-4
	250
	4
	100
	300
	C-5
	50
	3
	100
	100
Objetivo: Indicar a posição geográfica (X, Y) do novo local. 
Cálculos: 
Em relação (LH): TOTAL: Custo de transporte x distância x volume
F-1: 3.100.200: 60.000 
F-2: 2.200.400: 160.000
F-3: 2.500.300: 300.000
C-1: 4.400.150: 240.000
C-2: 3.500.300: 450.000
C-3: 5.300.50: 75.000
C-4: 4.100.250: 100.000
C-5: 3.100.50: 15.000
TOTAL = 1.400.000
Em relação (LH): TOTAL: Custo de transporte x volume
F-1: 3.200: 600
F-2: 2.400: 800
F-3: 2.300: 600
C-1: 4.150: 600
C-2: 3.300: 900
C-3: 5.50: 250
C-4: 4.250: 1.000
C-5: 3.50: 150 
TOTAL = 4.900
LH: 1.400.000\4.900 = 285,7
Em relação (LV): TOTAL: Custo de transporte x distância x volume
F-1: 3.500.200: 300.000 
F-2: 2.400.400: 320.000
F-3: 2.100.300: 60.000
C-1: 4.500.150: 300.000
C-2: 3.500.300: 450.000
C-3: 5.400.50: 100.000
C-4: 4.300.250: 300.000
C-5: 3.100.50: 15.000
TOTAL = 1.845.000
Em relação (LV): TOTAL: Custo de transporte x volume
F-1: 3.200: 600
F-2: 2.400: 800
F-3: 2.300: 600
C-1: 4.150: 600
C-2: 3.300: 900
C-3: 5.50: 250
C-4: 4.250: 1.000
C-5: 3.50: 150 
TOTAL = 4.900
LV: 1.845.000\4.900 = 376,5
Conclusão: Desse modo, o novo local da empresa do exemplo será instalado na posição do mapa indicado pelos pontos (376,5;285,7) 
- Método da pontuação ponderada: Em primeiro lugar esse método envolve a identificação de critérios que possam ser usados para avaliar as localizações. Em segundo lugar, definem-se os pesos (média ponderada), ou seja, a importância para cada fator, de acordo com as estratégias da empresa. O terceiro passo é calcular a pontuação de cada alternativa de localização.
Exemplo: Definição de uma nova unidade produtiva.
Imagine que uma empresa deseja ponderar os fatores qualitativos de quatro cidades candidatas a sediar sua nova unidade. A empresa, inicialmente, definiu os fatores a serem considerados a atribuiu a cada um deles um peso, sendo o total dos pesos correspondente a 100. Em seguida, por meio de pesquisa ou outro meio de levantamento de dados, a empresa atribuiu notas de 0 a 10, para cada um dos fatores, em cada cidade. Para finalizar, pode-se optar pelos objetivos obrigatórios x objetivos desejáveis ou pela média de notas de cada empresa. 
	Pesos 
	Fatores 
	cidades candidatas
	
	
	A B C D
	10
	Disponibilidade de pessoal 
	7,5
	8,0
	6,5
	5,0
	15
	Aspectos sindicais 
	10,0
	5,0
	7,0
	9,5
	20
	Restrições ambientais 
	5,0
	7,5
	9,0
	6,5
	15
	Suprimento de materiais 
	6,5
	6,0
	7,5
	8,5
	15
	Isenção de impostos 
	5,0
	8,0
	8,0
	8,5
	10
	Desenvolvimento regional 
	5,0
	6,0
	8,0
	6,5
	Total 
	547,5
	575
	662,5
	642,5
Cálculos: 
A: (10.7,5) +(15.10,0) +(20.5,0) +(15.6,5) +(15.5,0) +(10.5,0): 75+150+100+97,5+75+50: 547,5
B: (10.8,0) +(15.5,0) +(20.7,5) +(15.6,0) +(15.8,0) +(10.6,0): 80+75+150+90+120+60: 575 
C: (10.6,5) +(15.7,0) +(20.9,0) +(15.7,5) +(15.8,0) +(10.8,0): 65+105+180+112,5+120+80: 662,5
D: (10.5,0) +(15.9,5) +(20.6,5) +(15.8,5) +(15.8,5) +(10.6,5): 50+142,5+130+127,5+127,5+65: 642,5
Conclusão: Baseado nos dados da tabela, o local escolhido é a cidade D.
- Método do ponto de equilíbrio: Consiste em comparar diferentes localidades em função dos custos totais de produção (custos fixos + custos variáveis).
Exemplo: Uma empresa reduziu a possibilidade de localizar sua nova fábrica a três cidades: A, B e C. Ao simular os custos totais de produção em cada uma dessas cidades.
	Localidade 
	Custos fixos anuais 
	Custos variáveis unitários 
	A
	$ 120.000,00
	$ 64,00
	B
	$ 300.000,00
	$ 25,00
	C
	$ 400.000,00
	$ 15,00
O primeiro passo é representar as retas dos custos totais para cada localidade. O 1º ponto de cada reta é determinado quando a quantidade Q=0, ou seja, quando a quantidade produzida é nula o custo total é o próprio custo fixo da unidade produtiva em cada localidade. A partir disso, podemos calcular o custo totalpara uma quantidade quando Q=20.000 unidades.
Custo total de A: 120.000,00 + 64,00.20.000 = 120.000,00 + 1.280.000 = 1.400.000,00
Custo total de B: 300.000,00 + 25.20.000 = 300.000,00 + 500.000 = 800.000,00
Custo total de C: 400.000,00 + 15.20.000 = 400.000 + 300.000 = 700.000,00
Ao calcular os pontos de interseção das retas, temos: 
Interseção entre A e B: 
120.000+64.Q = 300. 000+25.Q
64-25Q = 300.000 – 120.000
39Q = 180.000
Q = 180.000\39 = 4.615 unidades 
Interseção entre B e C:
300.000 + 25.Q = 400.000 + 15.Q
25-15Q = 400.000 – 300.000
10Q = 100.000
Q = 100.000\10 = 10.000 unidades 
Conclusão: Assim, para uma produção de até 4.615 unidades, a melhor localização é A. Entre 4.615 e 10.000 unidades, a melhor opção é a cidade B. E acima de 10.000 unidades, a cidade C é a melhor localização. 
	
	
	
	
	 
	
	 11a Questão
	
	
	
	
	12. Uma empresa que fabrica raquetes apresenta um custo unitário de R$ 300,00; sua produção mensal é de 1.000 unidades; seu custo fixo é de R$ 1.500.000,00 no trimestre, qual o custo total de produção?
		
	
	e. R$ 1.500.000,00
	 
	c. R$ 800.000,00
	
	d. R$ 500.000,00
	
	b. R$ 1.800.000,00
	
	a. R$ 300.000,00
Custo variável: 300 x 1.000 = 300.000 unidades por mês
Custo fixo trimestral: 1.500.000\3 = 500.000 unidades por mês
Custo total: 300.000 + 500.000 = 800.000,00 por mês 
	
	
	
	
	 
	
	 12a Questão
	
	
	
	
	Vários são os fatores que podem afetar a produção, sendo alguns deles observados abaixo. Correlacione os fatores com suas descrições e assinale a opção que apresenta as relações corretas.
I - Layout
II - Localização geográfica
III -Estoque
a. Embora necessário, pode tratar de um grande passivo, envolvendo grande espaço físico, vigilância, seguro, equipamentos, organização e limpeza, entre outros.
b. Em alguns setores está relacionado diretamente à logística e distribuição.
c. Está relacionado ao fluxo interno de produção e deve levar em conta elementos como risco de acidentes e possibilidade de contaminação.
		
	
	I - A, II - c, III - b
	
	I - C, II - a, III - b
	
	I - B, II - a, III - c
	 
	I - C, II - b, III - a
	
	I - A, II - b, III – c
OBS: O conceito sobre Layout ou arranjo físico já foi comentado na 1º questão. 
- Localização geográfica: É uma posição geográfica onde a organização se posiciona diante de seus recursos de input (fornecedores) e seus principais consumidores.
	
	
	
	 
	
	 13a Questão
	
	
	
	
	As atividades voltadas para a produção de um bem físico ou a prestação de serviços dizem respeito a:
		
	
	Administração Estratégica da empresa
	 
	Administração da Produção e Operações da empresa
	
	Administração de Vendas e Marketing da empresa
	
	Administração de Engenharia e Pós-vendas da empresa.
	
	Administração Contábil e Financeira da empresa
	
	
	
	
	 
	
	 14a Questão
	
	
	
	
	Processos de Negócios - Como exemplo de recurso tangível de uma organização observa(m)-se
		
	
	e) marca.
	 
	d) equipamentos de produção.
	
	b) capacidade de inovação.
	
	a) confiança nos recursos humanos.
	
	c) reputação.
	 
	
	 15a Questão
	
	
	
	
	A Gestão de Operações é importante para a eficácia do processo produtivo. Podemos dizer que a Gestão de Operações (GO) está relacionada com:
		
	
	Apenas uma operação do sistema logístico
	 
	O conjunto de atividades que criam bens e serviço por meio da transformação de entrada e saída
	
	As operações de itens não produtivos.
	
	Performance de faturamento.
	
	Apenas as operações de transporte
	 
	
	 16a Questão
	
	
	
	
	Administração da Produção e Operações ¿diz respeito àquelas atividades orientadas para:
		
	
	a gerenciamento da função mão de obra
	
	a aquisição de maquinas e manutenção
	
	a gerenciamento da mão de obra
	 
	a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço
	
	a gerenciamento dos produtos
	
	
	 
	
	 17a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Moreira (2012), Administração da Produção e Operações pode ser entendida, corretamente, em qual das alternativas abaixo:
		
	
	c) É o campo de conhecimento voltado à fiscalização, isto é, ao crescimento, à organização, sem levar em conta o processo de controle da produção industrial e da prestação de serviços;
	
	b) É o campo de aplicação de conhecimentos voltados a atividade principal da empresa;
	
	d) É a principal área dentro de uma empresa, pautada apenas no controle e na execução das atividades de produção industrial e da prestação de serviços.
	 
	a) É o campo de conhecimento voltado à gerência, isto é, ao planejamento, à organização e ao controle da produção industrial e da prestação de serviços;
	
	
	
	
	 18a Questão
	
	
	
	
	Na gestão de estoques, quando permanentemente se contam os itens em estoques, realiza-se:
		
	
	teste de capacidade
	 
	uma cobertura de estoque.
	 
	um inventário
	
	uma análise ABC.
	
	uma localização de estoque.
- Inventário de estoques: É uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto. O inventário de estoque serve para certificar que o controle de estoque está de fato correto. Ou seja, a empresa certifica que realmente possui o estoque que acredita possuir. 
- Cobertura de estoque: É usado para estimar quanto tempo o estoque da empresa é capaz de satisfazer a demanda antes da próxima reposição. 
Cobertura em dias = Número de dias no período\giros no período
OBS: Cobertura de estoque, Nível de serviço e Giro de estoques fazem parte dos indicadores de desempenho dos estoques, ou seja, o indicador é uma métrica usada para quantificar a eficiência e a eficácia das ações.
- Nível de serviço: Revela se o nível de serviço sendo oferecido pelo estoque é coerente com os desejos da empresa, onde deve-se registrar para cada item todas as ocorrências de faltas de estoque em relação ao total de requisições feitas do material.
Nível de serviço = Número de requisições atendidas\ Total de requisições realizadas.
- Giro de estoque: Esse indicador mostra quantas vezes o estoque ‘’gira’’ ao longo de um período de tempo. Geralmente esse indicador é medido considerando o período de um ano. A quantidade de giros de estoque é uma estimativa de quantas vezes o estoque total foi consumido na empresa. 
Giro de estoque = Valor consumido no período\Valor médio do estoque no período. 
- Análise ABC: Parte do princípio que um pequeno conjunto de itens de estoques são vitais para o funcionamento da empresa, ao passo que há um grande conjunto de itens que são de baixa importância. 
Itens de classe A: Deverão ser priorizados no controle de estoques, pois sua falta poderá resultar em grandes perdas para a empresa.
Itens de classe B: Formados por uma quantidade um pouco maior de itens que receberão um nível intermediário de prioridade. 
Itens de classe C: Formados por uma grande quantidade de itens de baixa importância para a empresa, pois movimentam uma pequena quantidade em valor financeiro. 
O objetivo da classificação ABC é separar os itens mais importantes, que serão priorizados no gerenciamento dos estoques. 
A classificação ABC é inspirada no princípio de Pareto, que foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906 ao observar que 80% das terras da Itália estavam nas mãos de 20% da população. Por essa razão, o Princípio de Pareto também é chamado de Regra 80-20. Ou seja, podemos identificar que 80% das vendas ocorrem com 20% dos clientes da empresa. Isso evidencia a priorizar tais clientes vitais para a empresa, uma vez que eles representam a maior parte das vendas. Portanto nem sempre a razão encontrada é exatamente 80% e 20%, mas sempre se percebe que uma pequena fração de clientes, produtos ou materiais em estoque são mais significativos que os demais. 
	
	
	
	
	
	
	 19a Questão
	
	
	
	
	A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica na fabricação de um produto físico e a prestação desse serviço implicaem uma ação, embora meios físicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço. Então é correto dizer que:
		
	
	Ambos são tangíveis
	 
	Prestação do serviço é intangível e o de bens é tangível.
	
	Ambos são intangíveis
	
	Prestação do serviço é tangível e o de bens é intangível
	
	Prestação do serviço é tangível e o de bens é tangível
	
	
	 
	
	 20a Questão
	
	
	
	
	Pode ser considerada como a relação da produção com apenas um dos insumos utilizados, como a mão de obra (o mais comum), a energia, as matérias-primas, o tempo, o capital empregado.
A afirmação acima faz referência a qual tipo de Medida de Produtividade:
		
	
	a) Eficácia;
	 
	d) Parcial;
	
	e) Mínima.
	
	c) Média;
	
	b) Total;
Classificação das medidas de produtividade
- Índices parciais: É a relação entre o produzido e o consumo de um dos insumos utilizados. Por exemplo: A produtividade da mão de obra é um indicador de produtividade parcial.
- Índices globais: Levam em conta dois ou mais insumos como inputs e podem ser divididos em: 
Produtividade total dos fatores (PTF): Quando os insumos considerados englobam a mão de obra e o capital.
Produtividade múltipla dos fatores (PMF): Quando outros insumos (matérias-primas, energia etc.), além da mão de obra e do capital são considerados. 
	
	
	
	
	 
	
	 21a Questão
	
	
	
	
	A administração da produção é a atividade de gerenciar recursos que criam e entregam serviços e produtos que consumimos. Assim, quando você adquire um bem, este passou por um processo de transformação de inputs (entradas) em outputs (saídas). Esses inputs podem ser recursos transformados (Materiais, Informação e cliente) e recursos de transformação (Instalações físicas e funcionários). Entretanto, embora todos os processos de produção de bens e serviços sejam similares na forma de transformar inputs, eles diferem em quatro aspectos importantes e conhecidos como os quatro ¿V¿. Indique nas alternativas abaixo a única que não representa um "V" relacionado à produção:
		
	
	Variabilidade
	
	Volume
	
	Variedade
	
	Visibilidade
	 
	Velocidade
OBS: A questão fala sobre os 4 V’s da produção, já foram comentados na 7º questão. 
	
	
	 
	
	 22a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente as afirmações a seguir. Referente à Administração de Produção e Operações, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Embora tradicionalmente a Administração da Produção tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas técnicas vêm sendo aplicadas em atividades de serviços como bancos, escolas, hospitais, etc.
	
	A Administração de Produção e Operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. A produção ocupa papel de destaque nas organizações, uma vez que está relacionada diretamente ao objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
	
	Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.
	 
	A Administração da Produção é um processo onde se toma e analisa poucas decisões, para que a empresa possa atingir seus objetivos, utilizando seus recursos. Com esta técnica a empresa deve conseguir maiores custos qualidade na entrega e nos serviços e também seu principal objetivo: obtenção de lucros no longo prazo.
	
	Uma grande responsabilidade da Administração de Produção é a proteção da produção, que são medidas adotadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de vários fatores. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza.
	 
	
	 23a Questão
	
	
	
	
	Slack (2006) afirma que a função produção é central para as organizações, pois, é capaz de produzir bens e serviços que são a razão de sua existência. Ainda assim a função produção pode ser considera como:
		
	
	b) Sendo única função e, a mais importante para as empresas;
	
	d) É função mais importante para a empresa, sendo também a única.
	 
	c) Não é a única função e nem a função mais importante;
	
	e) É uma função central, também sendo a mais importante das funções da empresa. 
	
	a) Não sendo a única função, porém, a mais importante;
Três funções centrais de uma organização: 
Funções centrais: Desenvolvimento produto\serviço, Produção e marketing.
Funções de apoio: RH, engenharia, contábil-financeira e TI.
	
	
	
	
	 24a Questão
	
	
	
	
	Constituem objetivos principais da Administração da Produção e Operações:
I. A gestão eficaz das atividades de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
II. Possibilitar a agregação de valor durante o processo de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
III. Criar demanda para os produtos e serviços de uma organização.
Assinale a alternativa CORRETA
		
	
	Todos os itens estão corretos
	
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	Apenas os itens I e III estão corretos
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	Apenas o item I está correto.
	 
	
	 25a Questão
	
	
	
	
	11. Uma empresa que fabrica telefones apresenta um custo unitário de R$ 150,00; sua produção mensal é de 10.000 unidades; seu custo fixo é de R$ 2.000.000,00 no bimestre, qual o custo total de produção?
		
	
	d. R$ 4.500.000,00
	
	b. R$ 3.500.000,00
	
	e. R$ 500.000,00
	 
	c. R$ 2.500.000,00
	
	a. R$ 1.500.000,00
Custo variável: 150 x 10.000 = 1.500.000 unidades por mês
Custo fixo bimestral: 2.000.000\2 = 1.000.000 unidades por mês 
Custo total: 1.500.000 + 1.000.000 = 2.500.000,00 por mês

Mais conteúdos dessa disciplina