Buscar

Hematopoese, Anemias e Sobrecarga de Ferro

Prévia do material em texto

1) O que vem a ser Hematopoese e onde pode ocorrer? E a Eritropoiese?
É um processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue, a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell. As células-tronco, que no adulto encontram-se na medula óssea, são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue.
A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.
2) Qual a importância da Hemoglobina e onde se encontra em organismos vivos?
A hemoglobina (Hb) é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos ou hemácias do sangue. Sua função principal é transportar o oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.
3) Qual a importância da apoptose para os seres vivos?
Apoptose, por ser a morte programa das células, ajudam a evitar o crescimento desordenado da célula, assim evitando o surgimento de neoplasias.
4) Quais estímulos podem favorecer a liberação da eritropoietina? Quando ela é administrada?
A hipóxia é o principal estímulo para a liberação da eritropoietina. A eritropoietina é usada no tratamento adjuvante de certas anemias, aproveitando a sua capacidade de estimulação da eritropoiese medular e, portanto, aumentar a massa circulante de eritrócitos, melhorar a anemia e reduzir a frequência de transfusões de sangue.
5) Com relação às Anemias quais origens podem apresentar?
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas.
6) Quais os principais sintomas das anemias?
Cansaço, fadiga, palidez cutânea, câimbras, taquicardia, falta te ar, dor no peito, falta de concentração e de memória, entre outros.
7) As anemias podem ser classificadas segundo a morfologia dos eritrócitos. Microcítica/ Hipocrômica, Normocrômica/Normocítica e Macrocitica. Diferencie cada uma delas com relação aos parâmetros hematológicos e o possível nome da referida anemia.
Microcitica: quando há uma deficiência de ferro no organismo, podendo ser chamada de anemia ferropriva.
Normocrômica:  é uma anomalia do número de glóbulos vermelhos presentes no sangue, mas o tamanho desses glóbulos vermelhos é normal. Conhecida também como anemia hemolítica.
Macrocitica: são aquelas em que as hemácias apresentam um tamanho maior do que o normal, sendo normalmente visto no exame VCM (Volume Corpuscular Médio) acima do valor de referência, que é entre 80 e 100 fl. Conhecida como anemia megaloblástica.
8) Uma sobrecarga de ferro no organismo pode acarretar diversas manifestações clínicas. Quais seriam? E se o paciente não for tratado?
A hemocromatose, chamada também de excesso de ferro no organismo, trás consigo: Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia);
- Sensação de cansaço ou fraqueza;
- Mudança na cor da pele, que parece mais bronzeada;
- Dor nas juntas;
Se não tratada: diabetes (pâncreas), cirrose ou câncer no fígado, insuficiência cardíaca, artrite e/ou impotência sexual (quando o ferro atinge a hipófase). A cirrose hepática e a diabetes são quadros irreversíveis, que precisarão ser controlados por toda a vida.
9) Quais os principais métodos para avaliação da sobrecarga de ferro no organismo humano.
Saturação de transferrina; níveis de ferritina; biopsia hepática; teste de resposta a flebotomia (sangria) e Métodos de ressonância magnética.
10) Quais os efeitos colaterais dos quelantes de ferro no organismo humano?
A Deferoxamina pode causar: perda ou déficit auditivo, catarata ou redução no crescimento da coluna lombar.
A Deferipirona pode causar: neutropenia (redução na quantidade de células de defesa do organismo), o que pode favorecer o surgimento de infecções oportunistas.
O Desferasirox pode causar: aumento de creatinina (substância derivada do metabolismo da creatina, uma proteína presente nos músculos, eliminada pelos rins), que pode indicar problemas renais.

Continue navegando