Buscar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na minha percepção ambos os sistemas são necessários, mas de forma controlada. As vantagens de conhecer esses sistemas é saber diferenciar qual funciona melhor para a sua empresa e em que momento ele pode ser mais bem utilizado. Em um almoço de confraternização, não é necessário o uso de formalidade, por exemplo. Os sistemas são fundamentais para garantirmos a gestão assertiva do negócio.
 Normalmente, um sistema informal conta com a empatia e espontaneidade de todos os colaboradores, fato que não ocorre em todas as empresas. Ao conversar com o meu empreendedor entrevistado, ele disse que considera os sistemas informais muito importantes, mas que a longo prazo, precisam sem formalizados visando a garantia de manutenção e continuidade do mesmo. Discordo de tal afirmativa, já que ‘’formalizar’’ um sistema informal faz sua essência inicial ser perdida em meio a tanta burocracia e regras. Indubitavelmente, os sistemas informais são muito importantes e também devem servir de base para a gestão e tomada de decisão. 
Devemos lembrar também que todas as habilidades são importantes. Em alguns momentos alguma delas se torna relevante em relação a outra. Mas devem ser complementares juntamente com a informação que é imprescindível para o dia-a-dia e para a tomada de decisões estratégicas. No geral, minha visão se mostrou muito parecida com a do meu entrevistado, discordando apenas de alguns aspectos sobre a ‘’formalização’’ da informalidade.

Outros materiais