Buscar

ESTUDO DE CASO CIDADES EDUCADORAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Fora do País: The Bath Studio School (Inglaterra) é uma escola totalmente gratuita e que tem como objetivo fornecer uma educação de qualidade alinhada à formação profissional e empreendedora dos alunos. Ela é destinada à estudantes de ensino médio e conduz o ensino por meio de projetos que simulam o que o jovem encontrará no mercado de trabalho. Isso porque faz parte da visão da escola a diminuição da distância entre o ambiente educacional e o mercado com o qual o aluno se deparará ao deixar o colégio. Tudo isso é feito por meio de ensino de qualidade e investimento na autoestima e resiliência dos alunos. Além disso, a escola oferece seis cursos de formação, incluindo mídias digitais, artes e design e negócio e marketing. 
2) Projeto Escola Aberta no Pará: Atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas são constantes nos fins de semana no Pará, com isso, contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade e, ao mesmo tempo, funciona como um espaço de cidadania e convivência social, diminuindo a violência, oferecendo ações educativas e de recreação “O projeto veio ajudar a comunidade, oferecendo um espaço socializador, capaz de promover mudanças e permitir ações acolhedoras”, salienta o diretor de uma das escolas que onde é oferecido o atendimento extraclasse aos sábados manhã e tarde, favorecendo a extensão do processo educacional em seus variados aspectos e dá aos participantes das oficinas a oportunidade de aumento da renda familiar, com a criação de objetos artesanais confeccionados nas aulas de crochê, pintura em tecido, confecção de bombons e/ou criação de bijuterias que são algumas das atividades ensinadas nas oficinas. O projeto também oferece a prática e o aprendizado de diferentes jogos, tanto de tabuleiro, como xadrez, dominó, trilha e futebol de botão, quanto de quadra, como vôlei e futsal. Os instrutores, mais conhecidos como oficineiros, são recrutados na própria comunidade, geralmente a partir de indicações de professores, alunos ou servidores da escola. Algumas vezes, os próprios interessados procuram a escola para oferecer seus serviços. Os instrutores podem ser voluntários ou receber pagamento pelas aulas, com recursos específicos do projeto. Como as atividades nos fins de semana não afetam as aulas normais, os professores podem atuar como instrutores e também receber o devido pagamento. Os alunos são informados, no decorrer da semana, sobre os jogos que serão realizados no sábado para que os alunos já se organizem para as atividades.
3) Dentre os projetos na área de melhoria da educação, desenvolvidos no RS está o Programa Escola Aberta que busca fortalecer a integração entre escola e comunidade e ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania, através de atividades culturais e esportivas, abertas à comunidade, realizadas nos finais de semana, o que pode constituir uma referência importante para o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento em relação a esse espaço que é de acesso universal, o programa prevê que através de ações esportivas, artística e de lazer fosse corrigir um conjunto de problemas sociais oferecendo atividades esportivas, artísticas e socioculturais aos jovens e à comunidade. Foi a partir da criação do pela Unesco em 2000“Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz”, que mais tarde passou a denominar-se Programa Escola Aberta. No dia 15 de outubro de 2004, é lançado, em Brasília, o “Programa Escola Aberta: educação, cultura, esporte e trabalho para a juventude”, uma parceria da UNESCO com o Ministério da Educação. 
4)Dentre as ações interventivas poderiam ser citadas: a) a investidura de projeto de conscientização e manutenção da saúde, onde a escola abriria nos sábados para oferecer cuidados básicos, como medir pressão, conferir a diabete, integrando os alunos nesses projetos como se fosse uma possibilidade de conhecer uma futura carreira pois eles estariam ajudando e atendendo a comunidade observando como é feito os procedimentos; b) um projeto mais amplo que abrangeria desde as oficinas de trabalhos manuais, passando por itens como expressão cultural, comportamental, autoestima até a orientação profissional, mental e corporal, utilizando-se de metodologias como pesquisas na internet até presença de profissionais das áreas mais procuradas para realizar oficinas com os alunos (exemplo: profissionais da área de beleza, psicólogos, dentistas, ginecologistas, costureiras, coach, palestrantes dos mais diversos assuntos elencados pelo interesse da comunidade atendida ).

Outros materiais