Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LITERATURA HISPANO-AMERICANA
1- Marque o item correto: A Crônica, de grande tradição na Europa do século XV, se populariza na América. E por mandato real são instituídos vários cronistas, dentre eles o cronista soldado. Suas narrações são, em geral: resumidas e breves, percebendo-se nelas a intenção de diminuir a crueldade e os vexames do conquistador em relação aos indígenas.
2 - Com base no texto abaixo, indique o item correto:
"A versão autêntica do processo criador na América, a partir da chegada do colonizador, encontra-se nas crônicas de viagens, nos documentos históricos e nas relações eclesiásticas. É correto afirmar que das crônicas dos missionários enviadas à coroa espanhola, resultam dois fatos culturais importantes. São eles: a reconstrução histórica do passado indígena e a busca pela reforma social na América. Dentre os cronistas missionários, tem especial destaque neste tipo de relato":	O padre Bartolomé de las Casas.
3- Leia as afirmativas e assinale a ÚNICA alternativa correta: No período da Conquista da América, são vários os cronistas instituídos por mandato real.
4 - Qual era o papel dos cronistas na época colonial? Eram relatores oficiais do cotidiano da colônia.
5 - Com base na afirmativa que segue, indique o item correto: "A versão autêntica do processo criador na América, a partir da chegada do colonizador, encontra-se nas crônicas de viagens, nos documentos históricos e nas relações eclesiásticas. Sendo assim, é correto afirmar que das crônicas dos missionários enviadas à coroa espanhola, resultam dois fatos culturais importantes". São eles: A reconstrução histórica do passado indígena e a busca pela reforma social na América.
	
6 - Os primeiros relatos oficiais sobre o "Novo Mundo" apresentados por Colombo e Hernán Cortés por meio dos quais o cotidiano da colônia era reportado à corte espanhola são conhecidos como: Crônicas da conquista.
	
7 - Considerado a figura máxima do período da crônica colonial na América, o mestiço Garcilazo de la Vega apresenta a seguinte característica no transcorrer da narrativa de seu livro, Comentários Reales: Tensão entre suas duas culturas de origem (inca e espanhola).
8 - Com base na afirmativa que segue, indique o item correto: A civilização asteca com toda sua opulência e riqueza, sediada no séc. VI, na cidade de Tenochtitlán, desperta em seu conquistador Hernán Cortés a escritura de "Cartas-relaciones". Estas "Cartas" notificam a presença de um escritor que se destaca por:	Sua bravura e visão política.

Mais conteúdos dessa disciplina