Buscar

Pedagogia em espaços não escolares Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Pedagogia em Espaços Não Escolares
1)Com a necessidade surgida a partir da ampliação das possibilidades, diversifica-se o espaço de atuação do pedagogo. Essa ultrapassa os muros escolares, adentrando os espaços não escolares. (LEMOS; CABRAL, 2015, p.3)
LEMOS, I. B.; CABRAL, C. L. de O. O pedagogo e os campos de atuação não escolar: desafios/dificuldades para inserção desse profissional. Revista Fundamentos, V.2, n.2, 2015. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. ISSN 2317-2754.
Leia as afirmações relacionadas à temática em questão, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras, (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) Não há qualquer relação entre a história da Pedagogia e as necessidades sociais estabelecidas a cada contexto histórico. Trata-se de uma questão pedagógica.
(   ) O pedagogo não escolar não pode ser considerado como um agente político, já que ele não possui qualquer vínculo com partidos ou associações comunitárias.
(   ) O pedagogo não escolar é um agente político, visto que suas ações tendem a causar impactos em problemas sociais.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)F, F, F. 
b)F, V, F.
c)F, F, V.
d)V, F, V.
e)V, V, F.
2)O pedagogo configura-se em um educador profissional da Pedagogia, que tem a capacidade de atuar em espaços escolares e não escolares, com o objetivo de implantar o ensino aos sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
 
Em relação ao trabalho realizado pelo pedagogo, analise as afirmativas a seguir.
 
 I. No âmbito escolar é necessário que o pedagogo domine os conteúdos de sua área, tais como os conhecimentos pedagógicos referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
 II. O pedagogo tem o objetivo de explorar as metodologias de ensino, o currículo, os instrumentos e registros avaliativos para padronizar as ações e conhecimentos dos alunos.
III. O pedagogo dever ter o conhecimento sobre as possibilidades de planejamento em diferentes níveis e suas correspondências teóricas com objetivo de proporcionar a apropriação do saber ao aluno.
IV. O pedagogo deve ter conhecimento sobre as diferentes concepções teóricas para que tenha condições de desenvolver práticas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a)I e II, apenas.
b)II e III, apenas.
c)I, III e IV, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
3)A partir da necessidade de universalização da instrução elementar, a partir do século XIX, a falta de professores foi um problema a ser enfrentado. O caminho encontrado para equacionar essa questão foi a criação das Escolas Normais [...] (BATISTA, 2019, p. 27).
BATISTA, A. C. Schiavinato. Pedagogia em espaços não escolares. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2019.
Leia as afirmações apresentadas, escreva (v) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) As escolas normais tinham por objetivo formar professores para atuar nas escolas primárias.
(   ) Foi somente a partir de 1931 que se iniciou um processo de abertura no espaço acadêmico para a pedagogia, com a criação dos cursos de educação, ciências e letras nas universidades brasileiras.
(   ) Os cursos de Pedagogia foram instituídos com a Lei n. 5.692 de 1971.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)V, V, V.
b)V, F, V.
c)V, V, F.
d)F, V, V.
e)F, V, F.
4)Como ciência da educação, a Pedagogia precisa passar da racionalidade técnica à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipatória. A formação de pedagogo deve enfatizar o aspecto crítico-reflexivo, que compreenda a complexa pluralidade do âmbito educacional, a necessidade de mediar um processo de aprendizagem voltado para a formação integral de um sujeito de pensamento fragmentado, acrítico, alienado das questões políticas e socioculturais, e essa tarefa extrapola os muros escolares.
 
A Pedagogia tem a Educação como um objeto de estudo, ou ainda, a prática educativa propriamente dita. Assim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A educação é um processo eminentemente humano que articula outros processos.
PORQUE
II. Estabelece influências individuais e coletivas por meio da interação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições falsas.
b)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
5)Historicamente, o termo Pedagogia Social foi usado inicialmente para referir-se às teorias da educação e/ou a uma determinada área da Ciência da Educação. O conceito deu lugar a ideias opostas a abordagens individualistas de Educação. A Pedagogia Social como conceito da teoria educacional e como campo de estudo originou-se como educação focada no desenvolvimento dos indivíduos sem considerar as dimensões da existência humana. (OTTO, 2009, p.35)
OTTO, H. U. Origens da Pedagogia Social. In: SOUZA, N., et al. (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
No que se refere à Pedagogia social, é correto afirmar:
Alternativas:
a)Na Pedagogia social, o pedagogo deve desconsiderar os fatos sociais no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, já que eles não são relevantes na vivência cotidiana dos alunos.
b)Na Pedagogia social o pedagogo não possui grandes desafios, visto que seu papel é unificar o desempenho dos alunos, para que todos tenham as mesmas chances de se desenvolver.
c)A Pedagogia social é vista como uma orientação ligada ao assistencialismo, não tendo, portanto, qualquer viés pedagógico entre suas características.
d)A Pedagogia social é uma modalidade de educação não escolar em que o pedagogo atua como mediador de conflitos e estabelece as relações necessárias a fim de dar apoio educacional.
e)A Pedagogia social, visa a adaptação dos indivíduos à ordem capitalista, já que o lucro é o seu principal objetivo. O pedagogo é o principal responsável pela mudança de vida dos alunos.

Outros materiais