Buscar

Abordagem tradicional, comportamental e humanista na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abordagens na Educação
A constante discussão sobre as diferentes maneiras de ensino tem sido debatido por muitos anos e trata-se de uma tarefa árdua, uma vez que a dinâmica da realidade está em constante evolução e movimento, fazendo com que várias perguntas e críticas fossem feitas com o objetivo de melhorar ou revolucionar as aprendizagens existentes. Assim sendo, foram vários os autores que defenderam suas visões e fizeram críticas assertivas para outros tipos de construções. 
Ainda nesse escopo, é possível perceber que há diversas diferenças e até algumas congruências nos padrões destas e por isso torna-se extremamente necessário identificá-las dentro de outros conteúdos.
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é de colocar em prática aquilo que foi estudado e enxergar essa dinâmica do processo de desenvolvimento e aprendizagem em diversos contextos e na realidade. Uma vez que o objetivo do trabalho não é convencer sobre determinada visão ou criticar algumas destas, não será necessária contrapontos ou opiniões de enfoque próprio durante o desenvolvimento do mesmo. 
No primeiro capítulo, iremos resumir cada uma das abordagens que iremos usar como embasamento teórico para a realização do desenvolvimento, são estas: tradicional, comportamental e humanista. 
No segundo capítulo, iremos desenvolver as relações entre o livro “Pinóquio às avessas” escrito por Rubem Alves e Maurício de Souza e o livro didático “Ensino: As abordagens do processo” da autora e professora Maria da Graça Nicoletti Mizukami, comparando algumas passagens ou trechos do primeiro livro, com as abordagens que nos foram elucidadas no segundo. Dessa forma, o objetivo também será de gerar uma criticidade e uma nova interpretação ao que foi escrito por ambos autores.
Já no terceiro e último capítulo, apresentamos as considerações finais, onde cada integrante do grupo introduz sua opinião sobre cada abordagem vista durante as etapas, ou seja, um pequeno trecho sobre uma visão particular. 
ABORDAGEM TRADICIONAL
A primeira abordagem a ser mencionada é a tradicional. Nessa abordagem, também vista como um ‘ensino tradicional’, o processo de aprendizagem se caracteriza por algo que é passado por gerações. Segundo essa concepção, o homem é um ser que absorve o conhecimento e através do mesmo poderá ser capacitado para enxergar o mundo, ou seja, um receptor passivo que também é descrito como uma “tábula rasa” inserido em um mundo onde a realidade é regida por agências: Escola, igreja e família. O conhecimento possui um jeito acululativo, uma vez que é esperado que o aluno armazene o conteúdo passado pelo professor.
Sobre a educação, pode-se dizer que é mercadológica e só pode ser oferecida na escola, em outras palavras, é enxergada como um produto e considera que todos aprendem da mesma forma. A escola, por sua vez, é o centro que concentra todas as informações para que este aluno se forme um “adulto completo”
A questão ensino-aprendizagem se dá pelas situações em sala onde o professor é obrigado a seguir uma receita ou conteúdo programático e os modelos necessitam ser imitados. Nessa mesma natureza se dá a relação professor-aluno já que são pólos extremos e o primeiro serve como um mediador da sabedoria, detém os meios do conhecer e ao último compete a missão de imitar a absorver. A avaliação segue este padrão que pede a exatidão do que é ensinado através de provas e exercícios. 
A metodologia da abordagem consiste em transmitir um conteúdo pronto e automático e os fatos dos alunos repetirem o conteúdo sem adaptações do mesmo é visto como “uma prova de que houve aprendizagem” (MIZUKAMI, 1992)
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Se caracteriza pelo empirismo, sendo o conhecimento uma descoberta, porém e algo é predeterminado no mundo, sendo a experiência planejada considerada a base do conhecimento. Considera-se o organismo sujeito às contingências do meio, com isso a experiência e experimentação são as bases do conhecimento.
Os modelos são desenvolvidos a partir de quando o comportamento humano é modelado e reforçado, implica em recompensa e controle, assim como o planejamento de contingências de aprendizagem. O aluno se caracteriza por ser um recipiente de informações e reflexões. Sendo que a educação se preocupa com aspectos mensuráveis e observáveis e a questão da transmissão cultural que é de extrema importância, sendo que tanto os elementos de ensino e a resposta do aluno devem ser analisadas do ponto de vista comportamental. O indivíduo deveria ser capaz de estruturar contingências de reforço do seu próprio ambiente de modo a controlar seu comportamento
A escola no contexto dessa abordagem seria uma agência com o objetivo de moldar comportamentos ou mantendo-os para serem aceitos pela sociedade, sendo que a mesma pode ser vista como uma limitadora do desenvolvimento da individualidade que seria preenchida por valores sociais. O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou disposição de contingências para a aprendizagem eficaz.
Em relação aos educadores cabe a eles o controle do progresso de aprendizagem, visando estímulos positivos para que haja um reforço e uma aprendizagem mais eficaz, sendo dessa forma um engenheiro comportamental
A avaliação consiste em fornecer dados para estímulos de reforço para os próximos comportamentos a serem modelados e conhecer se os comportamentos desejados foram adquiridos
Portanto a abordagem comportamental se baseia na modelação do comportamento por meio de reforços e punições, sendo os comportamentos desejados mantidos.
ABORDAGEM HUMANISTA
Tendências e enfoques encontrados no sujeito, visando o desenvolvimento da criança sem intervenções, sendo o ensino centrado no aluno e o professor sendo apenas o facilitador da aprendizagem, ensinando condições para que os alunos aprendam , já que essa abordagem rege uma auto aprendizagem emocional e cognitiva por parte da criança. Essa abordagem visa as relações interpessoais, promovendo o desenvolvimento da personalidade e seus processos de organização e produção, se preocupando com o autoconceito e visão interna.
 O homem, de acordo com essa abordagem, está em uma constante descoberta sobre si mesmo , ligando-se aos outros, sendo que o conhecimento que se caracteriza como abstrato é construído através da experiência pessoal e subjetiva, não existindo modelos prontos, e dessa forma o homem é um ser em constante construção, sendo transformado e transformando a realidade. Sendo que a realidade se baseia como algo subjetivo, pois o homem reconstrói o mundo exterior em si mesmo, a partir da sua percepção. A visão do mundo e da realidade é baseada em questões particulares à medida que o homem experiencia o mundo e esses elementos dessa experiência vão adquirindo significado.
A experiência subjetiva e pessoal e a base pelo qual o conhecimento é construído, sendo que a percepção da realidade se baseia no indivíduo e o conhecimento deve ser levado como inerente ao indivíduo. A educação não visa o aprimoramento da criança apenas no quesito educacional mas também no pessoal, sendo uma educação democrática que visa a criação de condições que ajudem na aprendizagem e na questão de autoaprendizagem por parte do aluno, podendo ter iniciativa, determinação entre outros, sendo que esse ensino centrado no aluno ajuda na valorização e busca da independência
Na abordagem humanista de aprendizagem, a escola deve tratar as crianças não somente com o respeito, mas também com a compreensão para que possa oferecer o que for necessário para o ensino da mesma. Uma importante característica é de que a instituição tem o direito de abolir o ensino, ou seja, este deve partir das próprias crianças, dessa forma, é abolido também os exames, provas, notas e também o diploma, por acreditar que a educação é contínua e não se acaba. Sobre a questão ensino-aprendizagem, é possível notar que este pensamento é não diretivo, ou seja, é focada no aluno (primado do sujeito). Dessa forma, ela se adapta ao sujeito do conhecimento e acredita que todos possuem potencialidades e capacidades paraaprender. 
A relação entre o aluno e professor é primordial, uma vez que cada professor desenvolverá um diferente repertório e irá se inter-relacionar com o aluno e tem a função de facilitar a aprendizagem usando da compreensão, aceitação e conexão com o aluno. Portanto, a metodologia se desenvolve de uma forma similar, dando ênfase na relação pedagógica que promove um ambiente favorável para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que são elementos indissociáveis. 
Os autores humanistas defendem que as crianças só aprendem o que desejam aprender e por isso os livros devem ser os instrumentos menos usados e por isso, devem ser usadas outras formas e estruturas para compor o conhecimento e a avaliação deve ser na verdade, uma observação da experiência e seguida por algum tipo de feedback.

Continue navegando