Buscar

Simulado DESENV DE PRODUTOS E MARCAS, E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Prévia do material em texto

Disc.: DESENV. DE PRODUTOS E MARCAS, E FORMAÇÃO DE PREÇOS   
	Aluno(a): MAYARA CRISTINA XAVIER MARQUES
	201902131339
	Acertos: 9,0 de 10,0
	16/04/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201902375341)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada nível de produto acrescenta mais valor para o cliente. Assinale a opção que define o sentido ou propósito dos cinco níveis de produto:
		
	
	um produto ampliado para o cliente
	
	uma hierarquia do cliente
	
	um valor percebido pelo cliente
	
	um sistema de consumo do cliente
	 
	uma hierarquia de valor para o cliente
	Respondido em 16/04/2020 15:20:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201902320959)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Esses níveis incluem todas as alternativas a seguir, EXCETO :
		
	 
	uso/propósito do produto
	
	produto básico
	
	produto ampliado
	
	benefício central
	
	produto potencial
	Respondido em 16/04/2020 15:21:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201902176688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A empresa GGT Locações está com problemas. Após quedas contínuas em seus lucros, resolveu analisar o seu mercado que, entre 2003 e 2005, era composto por quase 14 mil locadoras de filmes e hoje possui cerca de 6 mil lojas, resolveu tomar uma atitude. Não bastasse isso, grandes lojas começaram a vender DVD a preços baixíssimos, colocando filmes em cestos a R$ 9,90. O dono da empresa não queria fechar as portas e contratou um gerente de Marketing para pensar o negócio. O gerente, após fazer um estudo, identificou que a empresa encontrava-se no estágio de declínio no seu ciclo de vida de produtos. Nesse estágio, o gerente pode desenhar algumas estratégias para a reversão do quadro. Assinale qual alternativa descreve que estratégias seriam essas.
		
	
	Busca de novos segmentos de mercado e aumento da cobertura por meio de novos canais
	
	Melhoria do mix de produtos e da qualidade agregar novos atributos
	
	Desenvolvimento de estratégias de preços e promoções para atrair novos consumidores
	
	Investimento em comunicação e Acompanhamento do nível de aceitação do produto
	 
	Redução do orçamento de promoção, baixa dos preços e busca por produtos inovadores em substituição aos atuais
	Respondido em 16/04/2020 15:23:01
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201902750670)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre o ciclo de vida dos produtos (CVP), avalie as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta: I- As vendas atravessam estágios diferentes, cada um com desafios, oportunidades e problemas distintos para o vendedor. II- Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto. III- Os produtos têm vida limitada. IV- Os produtos exigem estratégias de marketing, finanças, produção, compras e recursos humanos similares em todos os estágios de seu ciclo de vida.
		
	 
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente II, III e IV estão corretas.
	Respondido em 16/04/2020 15:28:38
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905430878)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor para o cliente, e os cinco juntos constituem a hierarquia de valor para o cliente.
Relacione cada um dos cinco níveis às suas respectivas características indicando a correta sequência nas opções de respostas apresentadas abaixo:
(1) Produto básico, (2) Benefício central, (3) Produto esperado, (4) Produto ampliado e (5) Produto potencial.
(  ) Quando se amplia o produto básico, de forma que apresente as características que os consumidores normalmente esperam ao adquirir o produto.
( ) É a transformação do benefício central em um produto que tenha os mínimos requisitos para a satisfação da necessidade do consumidor.
(  ) Produto que abrange todas as adições e transformações que deverá ter no futuro, com o intuito de surpreender o cliente
(  ) Refere-se à satisfação da necessidade do consumidor em sua essência, ou seja, trata-se do verdadeiro serviço ou benefício que o consumidor está comprando.
(  ) É o produto que atende ao consumidor além de suas expectativas, encantando-o.
		
	 
	(   ) 3, 1, 5, 2 e 4
	
	(   ) 4, 3, 2, 1 e 5
	
	(   ) 4, 1, 5, 2 e 3
	
	(   ) 3, 5, 4, 1 e 2
	
	(   ) 5, 4, 3, 2 e 1
	Respondido em 16/04/2020 15:31:08
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201902719642)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Exemplo interessante de embalagem é o leite condensado ¿moça¿ da Nestlê e sua lata acinturada que agrega diferenciação, elegância e as curvas que suavizam a experiência. No caso dos rótulos um ótimo exemplo são os iogurtes Grego, da marca Vigor que com simplicidade, uso adequado da tipografia e grafismos sutis remetem a Grécia com elegância e objetividade. De acordo com o texto sobre o rótulo e a embalagem, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O rótulo identifica o produto e o produtor, diferenciando-o no mercado.
	
	O rótulo e a embalagem auxiliam a empresa a atrair clientes no ponto de vendas.
	
	O design de um produto também deve ser pensado a fim de otimizar os processos de transporte da indústria ao consumidor final, evitando perdas e prejuízos.
	
	O rótulo tem por objetivo trazer as informações sobre o produto e seu modo de utilização, descrevendo, classificando e promovendo o produto.
	 
	O rótulo não é uma exigência legal que garante rastreabilidade, segurança e confiabilidade nas relações comerciais.
	Respondido em 16/04/2020 15:31:58
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201902387985)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo, considerando a matriz BCG e as quatro possíveis estratégias de posicionamento: I - Crianças problemas: produtos posicionados em mercados com altas taxas de crescimento, participação relativa de mercado inferior ao principal concorrente e fluxo de caixa negativo ou modesto; II - Estrelas: produtos posicionados em mercados com altas taxas de crescimento, participação relativa de mercado superior ao principal concorrente e fluxo de caixa positivo, porém modesto; III - Vacas leiteiras: produtos com participação de mercado superior à concorrência, situados em mercados com baixas taxas de crescimento e com fluxos de caixa positivos; IV - Abacaxi: produtos posicionados em mercados com baixas taxas de crescimento, participação relativa de mercado inferior ao principal concorrente e fluxo de caixa negativo.
		
	
	A afirmação II está correta.
	 
	As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
	
	A afirmação I e II, III estão corretas.
	
	A afirmação I está correta.
	
	A afirmação III e IV estão corretas.
	Respondido em 16/04/2020 15:34:10
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201902233122)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A marca pode ter sua imagem prejudicada devido a uma análise mal feita da área de desenvolvimento de produtos e marcas. Diante desta afirmativa, pode-se dizer:
		
	
	O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional desta área consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores. Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar o produto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa. O planejamento, porém, não possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado.
	 
	O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional desta área consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores. Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar o produto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa.O planejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado, através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas faz com o profissional desta área consiga analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores. Porém, não possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar o produto no mercado, ainda que faça interface com a área responsável pela divulgação na empresa. O planejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado, através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
	
	O planejamento, dentro da área de desenvolvimento de produtos e marcas não permite ao profissional desta área analisar o mercado em que atua e a possibilidade de atingir novos mercados consumidores. Além disso, possibilita a este profissional selecionar os meios de comunicação mais eficazes para divulgar o produto no mercado, através da interface com a área responsável pela divulgação na empresa. O planejamento também possibilita o posterior monitoramento do lançamento do produto no mercado, através de feedbacks dos clientes, por exemplo.
	Respondido em 16/04/2020 15:43:06
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201902176687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todos os fatores que envolvem uma cadeia de valor na fabricação ou na entrega de produtos e serviços tendem a valorizar a entrega ao consumidor. Inovar em fatores como matéria-prima, fornecedores e tecnologias utilizadas, qualificação de funcionários nas funções desde o fornecedor até o ponto de venda e etc agregam valor aos produtos e produzem diferenciais competitivos, auxiliando no posicionamento da marca. Assim, podemos dizer que, para que uma empresa entregue maior valor para o consumidor, ela deve:
		
	
	Reposicionar-se, selecionando um segmento de mercado diferente daquele em que ela já atua, ou mudar a posição que o produto ocupa na mente do consumidor.
	 
	Continuamente buscar mais conhecimento, novas soluções e novos processos por meio da inovação
	
	Aumentar o mix de produtos oferecidos a fim de motivar o consumidor a comprar mais
	
	Aumentar a força da marca por meio da gestão integrada de todos os elementos da mesma
	
	Desenvolver uma estratégia clara de posicionamento
	Respondido em 16/04/2020 15:44:43
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201902194060)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços padronizados ao consumidor. Uma marca pode trazer até seis níveis de significado. Em relação ao atributo usuário, qual das afirmativas a seguir apresenta o exemplo correto?
		
	
	uma marca traz à mente certos atributos como tecnologia e prestígio.
	
	a marca representa a cultura do país produtor
	
	a marca traz à mente o sentimento de adminiração
	
	a marca sugere quais são os valores da empresa
	 
	a marca sugere o tipo de consumidor para aquele produto
	Respondido em 16/04/2020 15:45:41

Continue navegando