Buscar

LISTA DE AINES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANTI-INFLAMATÓRIOS
1) Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) representam uma classe de fármacos de uso amplamente difundido ao redor do mundo. Sua principal indicação é para o tratamento da dor nos processos inflamatórios agudos e crônicos causando analgesia e agindo como antipirético. Considere as afirmativas a seguir sobre a ação dos AINES: 
I Os inibidores seletivos da COX-2, além de inibirem a cicloxigenase, também apresentam ação sobre a lipoxigenase aumentando sua eficácia terapêutica. 
II O naproxeno, a nimesulida, o meloxicam são clinicamente inibidores da COX-2, mas também apresentam ação sobre a COX-1. 
III A inibição da COX-1 pelos AINES não seletivos apresenta como principal efeito adverso lesão à mucosa gástrica pela inibição da síntese de prostaglandinas. 
IV Os coxibes são anti-inflamatórios muito seguros pois não atuam na COX-1, não provocam lesão na mucosa gástrica nem apresentam risco cardiovascular e vêm substituindo os AINES tradicionais. 
Estão corretas as afirmativas
A) II e III.
B) I e II.
C) III e IV.
D) I e IV.
E) I, II e III.
2) Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) estão entre os mais utilizados agentes terapêuticos, tanto na clínica médica quanto na odontológica (BARRETO; PEREIRA, 2008). Sobre os AINES, assinale a alternativa incorreta:
A) Devido à capacidade dos AINES de reter sal e água no organismo, devem ser utilizados com cautela em pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos;
B) Os AINES inibem, em algum grau, a agregação de plaquetas, embora em extensão menor que o ácido acetilsalicílico;
C) Os efeitos adversos gastrointestinais são frequentes;
D) A administração de AINES com anticoagulantes exige monitoração cuidadosa e provável ajuste da dosagem do agente anticoagulante, que pode ser deslocado da ligação com as proteínas plasmáticas pelos primeiros;
E) Os AINES são medicamentos seguros para tratamento de pacientes com processos inflamatórios e insuficiência renal.
3) Em relação às drogas conhecidas como AINES e seus sítios de ligação nos tecidos, pode-se afirmar que:
A) A maioria dos AINES tradicionais inibem tanto a COX-1 como a COX-2, embora variem no grau que inibe cada isoforma.
B) A COX-1 é induzida nas células inflamatórias, quando sofrem lesão ou inflamação, ou quando são ativadas por citocinas inflamatórias.
C) A COX-2 é uma enzima constitutiva, expressa na maioria dos tecidos e desempenha funções de manutenção e homeostase no organismo.
D) Todas têm o mesmo mecanismo de ação: são inibidoras da enzima COX, que age sobre o ácido araquidônico das membranas celulares, aumentando a geração de prostaglandinas e prostaciclinas.
E) Os AINES apresentam, também, efeitos diretos sobre a migração de leucócitos, liberação de enzimas lisossômicas e produção de espécies reativas de oxigênio, que contribuem para o dano tecidual de condições inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide.
4) Os Anti-inflamatórios não esteróidais (AINES) são fármacos que agem na via das cicloxigenases (COX-1 E COX-2), inibindo a síntese de prostaglandinas. Como a inibição da COX-1 é responsável pela maior parte dos efeitos adversos desse grupo de medicamentos, surgiram os fármacos inibidores seletivos da COX-2, a exemplo do:
A) Celecoxibe.
B) Ibuprofeno.
C) Meloxicam.
D) Diclofenaco.
E) Acido mefenâmico.
5) Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.
I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia. 
II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) I, II e III.
6) Assinale a alternativa correta em relação aos corticoides.
A) Diminuem a síntese de prostaglandinas e de leucotrienos, reduzindo, portanto, o número de neutrófilos no sítio inflamado. 
B) A hidrocortisona é o corticoide de escolha para uso odontológico, por via sistêmica, por apresentar uma potência de ação 5 vezes maior que a betametasona. 
C) Os corticoides administrados por via sistêmica, mesmo indicados por tempo restrito, apresentam efeitos colaterais de grande significância clínica. 
D) Os corticóides são indicados principalmente para pacientes portadores de doenças fúngicas sistêmicas. 
E) Os corticoides são anti-inflamatórios não esteroides que agem inibindo a cicloxigenase.
7) Paciente, 30 anos, mulher, residente em Salvador portadora de artrite reumatóide em uso de IBUPROFENO, teve o diagnóstico de úlcera péptica duodenal, confirmado por endoscopia, após investigação de queixas dispépticas. O médico receitou-lhe MISOPROSTOL, um derivado de prostaglandina, em esquema de administração adequada. O restante da história clínica era irrelevante, mais o médico não indagou sobre a possibilidade de gravidez.
Responda:
A) Relacionar o tratamento com AINES, ao surgimento da úlcera péptica.
B) Justificar o emprego de derivados da prostaglandina na úlcera péptica.
C) Se a paciente fizesse uso de inibidor seletivo da COX-2, estaria isenta do efeito indesejável apresentado. Justique.
D) Explique porque neste estudo de caso é destacado a informação a seguinte informação: “médico não indagou a possibilidade de gravidez”?
8) Paciente A.C após uma cirurgia plástica foi medicada e aconcelhada a usar VARFARINA como anticoagulante. Uma semana após, devido dores, rigidez, calor local, vermelhidão e inchaço nas juntas causado pela artrite reumática se auto-medica com CETOPROFENO. Logo após, passou a apresentar pequenas hemorragias. Como se explica esse acontecimento mediante o uso secundário do cetoprofeno?
NOME DO ALUNO:__________________________________________________. NOTA INDIVIDUAL:___________________.
GABARITO: 
	QUESTÃO
	A
	B
	C
	D
	E
	1 
	
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	3
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	
	5
	
	
	
	
	
	6
	
	
	
	
	
7.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________8. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais