Buscar

ESTUDO DISCIPLINAR I

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Alessandra Fernandes RA 1724138
Amanda Teresa Santos RA 1727429
Daniela Avelino Bastos RA 1723249
Mara Regina Estêvão Mendes RA 1732501
Nelia de Jesus Ligeiro RA 1729566
Rita de Cássia T. de Amorim R A 1730370
Sthephanie Nobre de Souza Frederico RA 1733811
Thalita Stefanni Borges da Silva RA 1713045
Vera Lucia Maciel de Santana RA 1732636
Sumário
3INTRODUÇÃO
4A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
6CONSIDERAÇÕES FINAIS
7REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a forma como a leitura pode ser incentivada de forma dinâmica e instigadora, utilizando a tecnologia como método de ensino e aprendizagem. 
Atualmente, com o avanço acelerado da tecnologia é possível constatar que crianças e adolescentes são embalados por uma série de opções como por exemplo, tablets, celulares, vídeo games, internet, entre outros. Essa enorme gama de possibilidades virtuais conduz a uma mudança na forma de ensino e de aprendizado, para que o aluno possa usufruir das possibilidades educacionais que o universo digital oferece.
Segundo Moran (2014), os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. Evoluir para acompanhar as mudanças do mundo, é o desafio fundamental da escola.
Neste trabalho apresentaremos as inovações no âmbito da leitura observadas na Plataforma do Letramento, criada através de uma parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec. Esta ferramenta tem como objetivo oferecer e disseminar conhecimento e práticas relacionadas à ampliação do letramento de crianças, adolescentes e adultos. Sua fácil usabilidade conta com um ambiente virtual de aprendizagem no qual educadores, gestores e professores têm acesso a textos, artigos, entrevistas, propostas de atividades e referências de práticas em conteúdos multimídias, além de oficinas on-line e fóruns de discussão de acesso livre.
O mapa dos leitores, disponível na plataforma, é um mapa do Brasil contendo indicações de obras literárias diversas, usando filtros como: público – alvo, nível de escolaridade, linguagem, temática e região da publicação. Ao escolher a obra, e obtido um resumo, e vídeos relacionados a literatura escolhida.
Tal recurso beneficia o leitor devido a possibilidade do livre acesso ao resumo da obra, podendo-se verificar várias obras de maneira muito pratica e rápida, elevando o nível de motivação de profissionais da educação em relação à leitura.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Desde a arte rupestre, até os dias atuais o processo de comunicação através dos textos vem tendo grandes avanços no ciberespaço. Se por um lado houve uma ascensão à tecnologia, por outro houve uma ruptura dos antigos modelos e conceitos, onde alguns paradigmas dos padrões textuais foram alterados, para dar espaço á toda esta revolução. 
Em consonância a esta evolução tecnológica a escrita vem se tornado cada vez mais restrita e superficial, de modo que muitas vezes a gramática formal é substituída grotescamente por símbolos, emoticons, abreviações de palavras. 
Há, portanto, a necessidade de saber separar quando se trata de uma escrita num texto informal, como num bate –papo, chat, uma mensagem no facebook, e quando é preciso fazer uso do texto formal, como por exemplo em uma dissertação de vestibular.
É comum algumas pessoas dizerem que não tem paciência pra ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de habito, de transformar leitura em prazer.
A leitura é fundamental na formação do cidadão, pois é imprescindível no processo de construção do conhecimento, porque através dela é possível ampliar o vocabulário que se reflete na desenvoltura da fala e da escrita, bem como desenvolver o raciocínio lógico; alargando a capacidade argumentativa, permitindo a interpretação da realidade. Alem disso, ler traz benefícios para a saúde mental,pois reforça as conexões entre os neurônios. Portanto, ler é uma atividade Neuróbica (ginástica para o cérebro) (CARLETI, 2017).
É inegável que a tecnologia vem abrangendo todas as áreas possíveis do desenvolvimento em todas as profissões e está cada vez mais acessível para adultos e crianças. 
Os pais dos dias atuais não dispõem de tempo/vontade para ler com seus filhos, ou mesmo não mostram as figuras coloridas dos livros para os mais pequenos, proporcionando horas agradáveis de interagir uns com os outros. O hábito da leitura não está sendo construído no âmbito familiar, e sim sendo substituído por vídeos e jogos disponíveis na internet.
A leitura em voz alta é um fator motivante dos pais para o filho e cria oportunidade para uma troca de experiências entre os mesmos, fazendo com que a criança saiba o que é considerado benéfico pelos pais. Se as crianças são criadas em um ambiente receptivo à leitura, em contato ativo com materiais que sugerem a recepção de textos é provável que no futuro ela conserve o gosto de ler. Se ao contrário a família não se envolver será mais difícil o trabalho dos professores (LYRA, 2017:2).
Os professores por sua vez se desdobram, e tem que, estar capacitados de várias formas para que os livros continuem sendo de total importância para a infância das crianças. Trazendo fantoches para interagir com os alunos, se fantasiando com as roupas dos personagens dos livros, pintando as crianças com as características das figuras infantis, modificando a voz conforme os personagens, enfim, fazendo com que a atenção das crianças esteja voltada totalmente para a leitura; de modo que estas possam viajar na imaginação ,criando imagens fantásticas dentro da historia de um livro.
É preciso desconstruir a idéia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico traz conhecimento ao leitor sobre determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante.
A plataforma literária apresenta a literatura de forma atrativa, dinâmica e condizente com o mundo virtual tão conhecido das crianças e adolescentes. Sendo assim, mesmo que a criança não tenha tido experiências literárias desde a primeira infância, terá sua curiosidade desperta pela forma com irá interagir com outros leitores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A criança nasce com capacidade emocional e cognitiva para ler o mundo e quaisquer símbolos que façam parte de sua cultura, no entanto a transformação dessa criança em leitor vai depender das condições socioambientais nas quais estiver inserida.
Neste trabalho foi possível observarmos que a plataforma da leitura é um grande incentivador da leitura, que é uma ferramenta atual e necessária para a formação de nossos jovens leitores.
Não é possível aceitar o descaso com a leitura, ou até mesmo a justificativa de que a leitura de textos impressos é “maçante”. É preciso divulgar ferramentas tecnológicas, como a plataforma da leitura, para melhorar e contribuir para a formação das crianças e adolescentes de nosso país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.
CARLETI, Rosilene Callegari. A leitura: um desafio atual na busca de uma educação globalizada. Disponível em http://www.univen.edu.br/revista. Acesso em 25/03/2017.
LYRA, G. J. H. A importância da leitura na formação continuada do professor em beneficio do educando e da constituição de um ensino de qualidade. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/index.php/3213-a-importancia-da-leitura. Acesso em 25/03/2017.

Continue navegando