Logo Passei Direto
Buscar

Prática 11-1 - Legislação Trabalhista

Questionário sobre Legislação Trabalhista (APOL 11-1) com 10 questões de múltipla escolha e respostas comentadas, abordando princípio da norma mais favorável, adicional noturno urbano/rural, desligamento, intervalo intrajornada, assédio moral, seguro‑desemprego e turno de revezamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

APOL 11-1 - Legislação Trabalhista
Questão 1/10 - Legislação Trabalhista
A definição para o princípio de aplicação da norma mais favorável é a de que, em caso de pluralidade de normas aplicáveis a uma relação de trabalho, deve ser adotada aquela que seja mais favorável ao trabalhador.
Com base nesse princípio, assinale a alternativa correta em relação ao trabalhador urbano:
	
	C
	A CLT prevê que ao trabalhador noturno seja dado um adicional de no mínimo 20% sobre a hora normal.
Você acertou!
A CLT prevê que ao trabalhador noturno seja dado um adicional de 20% sobre a hora normal, se trabalho urbano, e de 25%, se trabalho rural. (ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 149.)
Questão 2/10 - Legislação Trabalhista
Sobre a gestão de recursos humanos e seus diversos setores em uma empresa, de acordo com os conceitos tratados na disciplina, qual é a função precípua do setor de desligamento? 
	
	A
	Providenciar o desligamento do funcionário, quitando todas as verbas a que tenha direito.
Você acertou!
ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 113.
Questão 3/10 - Legislação Trabalhista
Dentro de uma mesma jornada, o empregado precisa de um tempo de repouso, para alimentação ou descanso. Nas jornadas acima de 6 horas trabalhadas, o intervalo deve ser de, no mínimo, 1 hora de descanso, não excedendo a duas horas.
Assinale a alternativa que, de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, explicita como é denominado esse intervalo.
	
	C
	Intervalo intrajornada.
O intervalo descrito é chamado de intrajornada (“intra” significa “dentro”).
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 60-61,145.)
Questão 4/10 - Legislação Trabalhista
“Não é raro o empregado estar descontente com seu trabalho em virtude de situações genéricas, às vezes até em relação ao tratamento dado por seu empregador, que não o cumprimenta todos os dias, não sorri, exige pontualidade, entre outros aspectos.” 
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2016).
Essas situações citadas constituem assédio moral? Responda de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina.
	
	B
	Não, porque não constituem uma ofensa à dignidade do trabalhador.
Você acertou!
Não. Essas situações podem ser no máximo desgostosas para o empregado, mas não constituem assédio moral. Assédio moral é um comportamento ou atitude que denigre o trabalhador, ou o constranja, seja física ou psiquicamente. Em outras palavras, o assédio se dá por ato que afronta a dignidade do trabalhador.
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 77-79.)
Questão 5/10 - Legislação Trabalhista
O programa de seguro-desemprego, regulado pela Lei nº 7.998/1990, é também uma garantia constitucional, pois possibilita ao desempregado receber assistência financeira do Estado durante algum tempo, desde que:
	
	D
	Comprove que está desempregado, que foi despedido sem justa causa, além de outros requisitos.
O direito ao seguro-desemprego é dado àquele trabalhador que tenha sido dispensado de maneira involuntária ou sem justa causa, que comprove o vínculo empregatício, pelo menos, nos últimos seis meses anteriores à dispensa, que não tenha renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e à de sua família e que não esteja gozando de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e de pensão por morte.
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 176-178.)
Questão 6/10 - Legislação Trabalhista
"Turno ininterrupto de revezamento é um modelo de trabalho que permite que a empresa funcione em tempo integral, sem pausas. 
Ao invés de uma jornada fixa, as equipes cumprem horários que variam entre os períodos da manhã, tarde e noite, de modo que a operação esteja sempre ativa.
Esse tipo de jornada de trabalho é muito comum em atividades industriais, como linhas de montagem de máquinas e automóveis. Nesses casos, os empregados se revezam em turnos das 6h às 12h, 12 às 18, 18h às 00h e 00h às 6h." 
Fonte: Xerpa. O que é turno ininterrupto de revezamento na CLT? Disponível em: <https://www.xerpa.com.br/blog/turno-ininterrupto-de-revezamento-na-clt/>. Acesso em: 27 mar. 2019.
Acerca dos turnos ininterruptos de revezamento, assinale a alternativa correta
	
	A
	As jornadas de revezamento ininterrupto não fazem bem ao trabalhador, pois modificam seus horários de sono e alimentação a cada semana e, de modo geram, comprometem-no física e mentalmente.
Você acertou!
As jornadas de revezamento ininterrupto são prejudiciais ao trabalhador, pois alteram seus horários de sono e alimentação a cada semana e, de modo geram, comprometem nos vieses físico e mental. Também desregulam o horário de lazer e de descanso para o convívio social e familiar.
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 142-144.)
Questão 7/10 - Legislação Trabalhista
Quando a atividade da empresa não pode parar, os empregados se revezam em turmas ou grupos de trabalho, “uns sucedendo ou rendendo os outros de maneira habitual e contínua, possibilitando a não interrupção do trabalho durante as 24 horas do dia.” 
(ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018.)
Sobre a forma de trabalho descrita acima, analise as assertivas abaixo com base obra citada:
I. O enunciado descreve turnos ininterruptos de revezamento.
II. O enunciado descreve jornadas especiais de 12h de trabalho por 36h de descanso (jornada 12 x 36).
III. Essa forma de trabalho pode ser pactuada no limite máximo de 6 horas diárias.
IV. Essa forma de trabalho pode ser pactuada no limite máximo de 8 horas diárias por meio de regular negociação coletiva, sem direito a hora extra pela 7ª e 8ª horas.
V. Essa forma de trabalho pode ser pactuada no limite máximo de 8 horas diárias por meio de regular negociação coletiva, sendo as horas superiores à sexta pagas como extraordinárias.
São corretas, apenas, as assertivas:
	
	A
	I e IV.
Você acertou!
Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociação coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento não têm direito ao pagamento da 7ª e 8ª horas como extras. (Súmula 423 do TST.)
Referência: ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 142-144.
Questão 8/10 - Legislação Trabalhista
Um empregado foi contratado para exercer a função de servente de limpeza, recebendo para tanto um salário de R$ 950,00 mensais. Em pouco tempo, sem qualquer alteração no contrato ou no salário, ele foi realocado para a função de cozinheiro, cujo piso da categoria é de R$ 1.100,00. 
Marque a alternativa em que se apresenta, corretamente, qual princípio trabalhista dá amparo ao empregado para requerer a diferença salarial em juízo, mesmo que seu registro seja contrário a sua pretensão.
	
	C
	Princípio da primazia da realidade.
Você acertou!
Pelo princípio da primazia da realidade sobre a forma, de plena aplicação no direito do trabalho, as situações de fato importam mais do que aquilo que está registrado, pois os documentos podem trazer situações inverídicas. (ALCANTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 32-34.)
Questão 9/10 - Legislação Trabalhista
Estudamos no decorrer da disciplina que o Decreto Lei nº 1.237, de 2/5/1939, que instituiu a Justiça do Trabalho, refere-se logo em seu artigo 1º à legislaçãosocial. Com o passar dos anos, essa disciplina ganhou várias denominações, como direito social, direito operário, direito sindical e direito do trabalho.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir: Refere-se ao critério fundamental que orienta o direito do trabalho, pois corresponde ao objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: o trabalhador. Esse princípio está subdividido em: aplicação de norma mais favorável, condição mais benéfica e in dubio pro misero.
	
	A
	Princípio da proteção.
Você acertou!
Princípio da proteção: refere-se ao critério fundamental que orienta o direito do trabalho, pois corresponde ao objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: o trabalhador. Esse princípio está subdividido em: aplicação de norma mais favorável, condição mais benéfica e in dubio pro misero.
Referência: ALCÂNTARA, Silvano Alves. Legislação Trabalhista e Rotinas Trabalhistas. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 35-37.
Questão 10/10 - Legislação Trabalhista
A Justiça do Trabalho concilia e julga as ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como as demandas que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive as coletivas. Os órgãos da Justiça do Trabalho são o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os Juízes do Trabalho. (Ouvidoria do Tribunal Superior do trabalho. Sobre a Justiça do Trabalho. Disponível em: <http://www.tst.jus.br/web/acesso-a-informacao/justica-do-trabalho>. Acesso em: 8 fev. 2017.)
A qual órgão da justiça trabalhista nos referimos pela seguinte descrição?
É “composto por 27 (vinte e sete) Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 (trinta e cinco) e menos de (65) sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal”.
	
	D
	Tribunal Superior do Trabalho.
Você acertou!
“O artigo 111-A, CF, dispõe sobre a composição do TST, informando que será composto por 27 (vinte e sete) Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 (trinta e cinco) e menos de (65) sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, estipulando em seus incisos, a forma de ingresso no Tribunal:
I- Um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94.
II- Os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.”
(Rota 6 impressa, p. 3-4.)

Mais conteúdos dessa disciplina