Buscar

Técnicas Psicoterápicas

Prévia do material em texto

FAI – Faculdade de Iporá
Bacharelado em Psicologia
Daniele Cruvinel dos Santos
ATIVIDADES
Iporá – Go
2020
ATIVIDADE
1- Qual a importância da escuta clínica psicanalítica?
A escuta psicanalítica é o primeiro contato clínico entre analista e paciente. É um momento fundamental para o sucesso da terapia analítica. Em primeiro lugar, é preciso entender que primeira escuta começa com a entrevista inicial em psicanálise, que tem duas funções: Compreender as dores e desejos do paciente e Estabelecer o contrato entre analista e paciente.
2- Qual o objetivo do diagnóstico e o que é levado em consideração?
A importância da avaliação diagnóstica na clínica psicanalítica já está presente nos primórdios de sua prática, o estabelecimento de um diagnóstico é condição indispensável para a determinação do tratamento. O objetivo principal de Freud quanto ao diagnóstico é distinguir, com o objetivo de selecionar para empreender uma psicanálise, casos que, em sua opinião, poderiam ser beneficiados por esse método de tratamento.
3- Qual a finalidade da entrevista?
A entrevista para a psicanálise é um meio do analista decidir se quer ou não pegar aquele caso. O futuro ou não paciente é observado, poucas e pontuais perguntas são feitas em prol de entender mais do paciente e tentar encaixá-lo em uma estrutura.
A entrevista preliminar é de suma importância, inicialmente com o nome de análise de prova ou tratamento ensaio, para Freud (1913) se faz necessária uma entrevista onde se descobrir se é válido ou não aceitar o paciente, bem como, descobrir qual o caminho seguir para cumprir a promessa de cura.

Continue navegando