Buscar

Termos tecnicos e significado

Prévia do material em texto

Alterações da Linguagem, Transtornos Psiquiátricos Primários e Níveis de Consciência Transcendentes
agosto 2, 2013 – 11:29 pm
Publicado em Uncategorized
Logorréia o Taquifasia: Produção aumentada e acelerada da linguagem verbal, apresentando um fluxo acelerado de palavras e frases falando sem parar. Característica típica nos surtos maníacos no Transtorno Bipolar.
2.     Bradifasia: De perfil oposto, a bradifasia é marcada pela fala muito vagarosa, com palavras lentas e numa sequência difícil. Presente nas depressões graves e nos sintomas negativos da Esquizofrenia.
 
3.     Mutismo: É definido coo a ausência de resposta verbal oral por parte do doente. Na relação com os transtornos psiquiátricos estabelece uma forma de negativismo verbal, opondo-se as demandas do ambiente.
 
Perseveração e Estereotipia Verbal: Repetição automática das palavras, de maneira mecânica, sem sentido com traços estereotipados. A etiologia liga-se a lesões nas áreas cerebrais pré-frontais.
5.     Ecolalia: Uma repetição involuntária das últimas palavras, sílabas ou letras quando se entoa a verbalização oral. Presente da Esquizofrenia Catatônica e em quadros psicorgânicos.
 
6.     Palilalia ou Logoclonia: repetição espontânea do paciente da última palavra emitida. Típica nos quadros de demência.
 
7.     Tiques Verbais ou Fonéticos e Coprolalia: emissão repetida de fonemas, ou emissão de grunhidos espasmódicos de sons. A coprolalia tem um falar de palavras e situações obscenas.
 
8.     Verbigeração: O paciente se comunica como se o fizesse apenas para si, repetindo palavras baixinhas. Típico na Esquizofrenia Catatônica.
 
9.     Glossolalia: Um agrupamento de sons sem sentido, mantendo o padrão de palavras, porém, sem compreensão.
 
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Continue navegando