Buscar

Competências e Papel do Consultor Interno de RH

Prévia do material em texto

1.
	
		São competências essenciais ao exercício da consultoria todas as alternativas listadas abaixo, EXCETO:
	
	
	
	
	e) Rigidez e consequente dificuldade para negociar. 
	
	
	b) O desafio de lidar de forma efetiva com as críticas.
	
	
	c) A necessidade de ter um fiador para o processo, fato que diz da credibilidade da consultoria junto à direção.
	
	
	d) O domínio das teorias do Comportamento Organizacional e a visão sistêmica da organização.
	
	
	a) A consciência do papel de assessoria, pois a função assessoria é antes de tudo fundada no conceito de parceria. 
	
Explicação: 
A questão aborda competências essenciais ao exercício da consultoria todas as alternativas, que citamos: A consciência do papel de assessoria, pois a função assessoria é antes de tudo fundada no conceito de parceria. O desafio de lidar de forma efetiva com as críticas. A necessidade de ter um fiador para o processo, fato que diz da credibilidade da consultoria junto à direção. O domínio das teorias do Comportamento Organizacional e a visão sistêmica da organização.
		2.
		Conforme a evolução da Administração,as relações foram se modificando em conseqüência às mudanças nas atividades, responsabilidades e ações das pessoas no ambiente organizacional. Uma das mudanças em relação às AÇÕES da Administração de Pessoal para o Modelo de Consultoria Interna de RH é: 
	
	
	
	ao invés de chefiar o consultor deverá gerenciar pessoas.
	
	
	sair da postura de tarefeiro para postura estratégica com realização de atividades que visem atingir as estratégias da organização.
	
	
	mudar de fiscalização para controle de processos.
	
	
	Solucionar problemas específicos da área de RH. 
	
	
	iniciar o processo de centralização de algumas atividades estratégicas.
	
Explicação: 
A questão aborda a evolução da Administração, e as relações, que foram se modificando em consequência às mudanças nas atividades, responsabilidades e ações das pessoas no ambiente organizacional. Uma das mudanças em relação às AÇÕES da Administração de Pessoal para o Modelo de Consultoria Interna de RH, que é sair da postura de tarefeiro para postura estratégica com realização de atividades que visem atingir as estratégias da organização.
		3.
		É fato que o consultor interno possui um papel absolutamente estratégico, devendo atuar como facilitador das transições internas. É requisito para que isto aconteça:
	
	
	
	As Políticas de Recursos Humanos devem ser atualizadas periodicamente.
	
	
	Somente gestores devem ser designados a atuar como consultores internos.
	
	
	O consultor deve estar totalmente atualizado com os negócios da empresa e sua realidade.
	
	
	O consultor deve ser treinado pela Área de Recursos Humanos.
	
	
	A empresa deve adotar uma cultura flexível, para que todo e qualquer tipo de mudança seja facilmente absorvido.
	
Explicação: 
A questão aborda o papel do consultor interno, que é absolutamente estratégico, devendo atuar como facilitador das transições internas. O consultor deve estar totalmente atualizado com os negócios da empresa e sua realidade
		4.
	
		Em nossa disciplina Consultoria Interna de Recursos Humanos, dentro dos conceitos abordados, é pontuada em toda sua extensão, a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. Diante desta informação, assinale a única questão que melhor responde sobre o papel do consultor interno de Recursos Humanos.
	
	
	
	
	O consultor desenvolve, via de regra, todos os processos da empresa, e fica responsável por determinar a estratégia empresarial a ser adotada pela organização.
	
	
	O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
	
	
	O consultor viabiliza que a empresa construa seja planejamento estratégico, sendo responsável pelo resultado gerado pela equipe de colaboradores e pelo desempenho organizacional.
	
	
	O consultor desestrutura as equipes formadas e determina as novas atividades a serem desenvolvidas por cada colaborador da empresa, sendo o principal responsável pela organização. 
	
	
	O consultor define todos os processos da organização, e define o processo de gestão e realiza cortes no orçamento da organização. 
	
Explicação: 
A questão aborda a importância do papel do Consultor Interno para que haja êxito em toda a vida útil da Consultoria dentro da organização. O consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de consultoria, conforme a necessidade específica de cada cliente, aliando o saber técnico e a vivência organizacional.
		5.
	
		O papel do consultor interno de RH deve ficar devidamente definido para prevenir distorções e desvios de função no futuro. As atribuições de um consultor interno devem incluir o assessoramento aos clientes internos, a análise das situações problemáticas, propor, colaborar e acompanhar nas soluções participando dos projetos específicos no que diga respeito ao planejamento de RH, ao recrutamento e seleção, ao treinamento e desenvolvimento de talentos, às políticas de classificação de cargos, salários, benefícios e demais assuntos pertinentes à gestão estratégica de RH. Com base na afirmativa acima, indique dentre as opções abaixo, a que expressa de forma mais correta e completa o que foi afirmado. 
	
	
	
	
	A experiência diversificada é a exigência determinante da competência do CIRH. 
	
	
	Conhecimentos, habilidades, experiência e atitude profissionais formam a base da competência do CIRH. 
	
	
	Apenas os conhecimentos específicos em gestão de pessoas e a experiência diversificada asseguram a atuação eficiente do CIRH. 
	
	
	Conhecimento e empatia são as únicas características do papel do CIRH
	
	
	O papel do consultor pressupõe algum conhecimento de Gestão de Pessoas
	
Explicação: A afirmativa D sintetiza de forma mais completa e correta o que expõe o texto na medida em que abrange a competência do CIRH quanto ao saber, ao saber fazer, à vivência necessária que deve possuir bem como a atitude profissional que deve assumir. 
		6.
	
		Com base nos conceitos estudados em nossa disciplina, assinale a única alternativa correta. Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que: 
	
	
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos não interfere na qualidade técnica e comportamental do colaborador, não gerando na verdade, diferencial neste indivíduo¿. 
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿. 
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿. 
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma não estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿. 
	
	
	¿A capacitação dos profissionais de qualquer área da empresa, para se tornar um consultor interno de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão específic de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿. 
	
Explicação: 
A questão aborda a fala da professora Elizenda Orlickas, em uma recente entrevista, que, ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno,afirmou que: A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas
		7.
	
		Leia as afirmações abaixo referente a uma das etapas da CIRH:
I- O consultor interno faz uma análise profunda dos setores ou processos organizacionais.
II- Nessa fase podem ser usadas técnicas como: SWOT; 5W2H; PDCA.
III- Demonstra o que a organização precisa realizar, os responsáveis pela execução, o tempo de realização e os recursos necessários.
As afirmativas referem-se a qual das fases da CIRH?
	
	
	
	
	Diagnóstico e Plano de ação.
	
	
	Apresentação da consultoria.
	
	
	Proposta de Diagnóstico e proposta de ação.
	
	
	Execução das ações.
	
	
	Negociação do contrato.
	
Explicação: 
Resposta: Proposta de Diagnóstico e proposta de ação.
	
		8.
		Um dos aspectos essenciais no exercício da consultoria seja externa, contratada pela empresa-cliente para realizar as intervenções necessárias, ou seja interna exercida por funcionários da empresa devidamente qualificados para o papel (como é o caso da consultoria interna de RH), é a constituição de parceria sólida com o cliente. Dessa forma, o que é CORRETO afirmar sobre esse aspecto importante da relação consultor-cliente... 
	
	
	
	é uma questão de simpatia mútua e cordialidade desde o início da intervenção
	
	
	é apenas uma exigência contratual para assegurar o êxito absoluto da intervenção
	
	
	é uma condição que naturalmente ocorrerá no decorrer da intervenção
	
	
	é um aspecto que, a rigor, não influi efetivamente no sucesso da intervenção;
	
	
	é a construção da confiança mútua reforçada a cada momento da intervenção
	
Explicação: Justificativa: a opção E está correta porque a parceria consultor-cliente que construída com base no estabelecimento da confiança mútua, na colaboração necessária para que o processo de intervenção tenha a necessária base consensual. 
992917
2
0
1
BMBO47Y25RG5
779282
0
SL8RKT8WWTE5
844637
2
1
0
1
1AW7KM6Q6IQL3
624915
0
W6UW5AHGFNR
WVFSB0IK56133
3151161
2
0

Continue navegando