Buscar

CONTEÚDO, MET E PRÁTICA DE ENS DE HIST E GEOG

Prévia do material em texto

1a QuestãoDisciplina: CEL0358 - CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. 
	
	
	
	
	Sobre a ¿linha do tempo¿ do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:
		
	
	Na história do ensino de geografia no Brasil, a geografia crítica chegou às escolas na década de 1960.
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial aumentaram as desigualdades entre países polos (potências mundiais) e países chamados periféricos ou de terceiro mundo (sem desenvolvimento próprio). A circulação de capitais e empresas em diferentes partes do globo tornou impossível a continuidade de uma geográfica compartimentada em regiões, sem considerar as interações entre as diferentes partes do globo. O conceito de Espaço passou a ser adotado, e desde este momento, a geografia escolar passou a questionar as desigualdades existentes.
	
	Nas primeiras décadas do Século XX a geografia clássica no Brasil foi utilizada pela política para enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro com o único objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
	 
	Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.
	
	Até a década de 1960 a geografia clássica era predominante nas salas de aula brasileiras, servindo aos interesses das grandes empresas capitalistas mundiais, com ênfase ao estudo crítico das relações entre as regiões que formavam o país.
	Respondido em 31/03/2020 14:43:11
	
Explicação:
A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica à sociedade pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza. Nesse sentido, defende a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Esta vertente da geografia tinha por objetivo denunciar o caráter apolítico ou reacionário, sobretudo da ¿geografia tradicional¿ e ¿nova geografia¿, além de propor novas agendas de pesquisa, formas de pensar as questões epistemológicas, a prática dos geógrafos e uma maneira particular de contar a própria história da geografia. Ganhava forma, então, uma geografia engajada, interessada nos problemas sociais e inspirada numa tradição de pensamento que já havia adquirido contorno em vários campos das ciências sociais.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	
	Marx
	
	Wallon
	 
	Augusto Comte
	
	Piaget
	
	Vygotsky
	Respondido em 31/03/2020 14:43:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Geografia deixou de ser holística (indivisível) para se tornar uma ciência pulverizada e especializada com seus saberes fragmentados. Assim, surgem várias ¿Geografias¿ como a geomorfologia, a biogeografia, a climatologia etc. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço constituem o seu método. A corrente de pensamento que propiciou essa mudança de enfoque da Geografia chama-se:
		
	
	Marxismo
	
	Nacionalismo
	
	Nazismo
	
	Liberalismo
	 
	Positivismo
	Respondido em 31/03/2020 14:44:19
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
		
	 
	aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
	
	criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
	
	ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
	
	sala de aula transformada em um centro de debates;
	
	dinâmica de trabalhos em grupos com exposição dos resultados das pesquisas;
	Respondido em 31/03/2020 14:45:30
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São Características da Geografia Crítica ou Renovada, EXCETO:
		
	
	Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.
	
	Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.
	
	Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
	
	Utilização de Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
	 
	Supervalorização da memorização e decoreba
	Respondido em 31/03/2020 14:46:19
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	 
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	Respondido em 31/03/2020 14:47:40
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	 
	dar a criança condições de ler o mundo;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	Respondido em 31/03/2020 14:48:37
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
	
	Positivismo e geografia tradicional
	
	Geografia crítica e geografia marxista.
	
	Positivismo e geografia clássica;
	Respondido em 31/03/2020 14:48:47
	
	
	
	
	 1a QuestãoLeia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	Respondido em 15/04/2020 13:48:34
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
		
	 
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	 
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	Respondido em 15/04/2020 13:48:58
	
Explicação: a História é o estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analise de um determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras ciências como a Geografia, Economia, Politica etc
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	Respondido em 15/04/2020 13:49:12
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
		
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	 
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	 
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	Respondido em 15/04/2020 13:49:33
	
Explicação: para Marc Bloch a História estuda os seres humanos no tempo, sua organização social, politica, econômica e religiosa,
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
		
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	 
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
	Respondido em 15/04/2020 13:49:48
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	 
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	Respondido em 15/04/2020 13:50:04
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
		
	
	um único modo correto de usar a televisão para os estudos de história é analisar os documentáriosapresentados por ela.
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	um mundo dominado pela linguagem, dificulta a retenção de dados tão importantes para o estudo da história.
	
	um documento precisa se apresentar escrito e impresso para ser considerado como tal, por isso a televisão não tem valor para o estudo da história.
	
	uma linguagem como a da televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
	Respondido em 15/04/2020 13:50:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	 
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	Respondido em 15/04/2020 13:50:26

Continue navegando