Buscar

prova pedagogia instituicao nao escolar

Prévia do material em texto

2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Taylor intensificava o trabalho pelo estudo dos tempos e movimentos realizados pelos trabalhadores, propondo uma forma melhor, ideal, mais rápida e mais eficaz de realizar a atividade, eliminando os movimentos inúteis, os tempos mortos. Com isso, garantia o nível de produção e os lucros desejados pelo capital. São princípios Tayloristas: I Separação entre concepção e execução do processo de trabalho. II Intensificação do trabalho pela determinação das formas ¿adequadas¿ para a realização do trabalho. III Cada tarefa era realizada por um grupo de colaboradores, que trabalhavam de forma solidária; IV Eram fornecidos estímulos, prêmios por produção. V Não havia o predomínio de uma estrutura hierarquizada. Assinale a opção que apresenta os princípios de Taylor.
		
	
	I, II, II, V
	 
	I, II, IV .
	
	II,III, IV
	
	I, III, V.
	
	I, III, IV , V
	Respondido em 04/05/2020 07:31:36
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O regime de acumulação flexível que emerge no cenário mundial após a crise do fordismo, em meados dos anos 70, traz mudanças nos planos político e econômico.
No plano econômico, essa nova etapa do processo de acumulação capitalista foi marcada:
 
I.pela introdução de novas tecnologias,
II. pela flexibilização produção
III. pela exigência de uma maior escolarização dos trabalhdores
IV.por mudanças no mercado de trabalho, onde se constata a contração do emprego, a expansão do mercado informal, a precarização das condições de trabalho, etc
 
Assinale a opção correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras 
	
	apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	Respondido em 04/05/2020 07:35:25
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Após a crise dos anos 70, com o processo de reestruturação produtiva, marcado pela intelectualização das tarefas e pela crescente incorporação da tecnologia em todos os níveis de produção, passa-se a exigir dos trabalhadores maior escolaridade, capacidade de compreender os princípios de suas ações (e não apenas de executá-las), iniciativa, capacidade de inovar, de trabalhar em equipe e de se adaptar a mudanças. Surgem , então, as empresas hipermodernas. Podemos citar característica desta nova empresa, exceto que:
		
	
	A organização hipermoderna passa a produzir ela mesma uma ideologia conformista. Ela passa a produzir, de modo autônomo, uma ideologia, uma religião da empresa, um credo ao qual todos os trabalhadores devem fazer sua profissão de fé, do qual devem compartilhar e aderir.
	
	Nas empresas hipermodernas, os empregados são permanentemente submetidos a uma evangelização representada pelos manuais, pelo treinamento, pelas regras que lhe são impostas.
	 
	As organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo que os chefes são os detentores do poder e o determinador da conduta dos funcionários, com o objetivo de controlar e impedir conflitos.
	
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista.
	
	Para que esse tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores.
	Respondido em 04/05/2020 07:38:51
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos. Assinale a alternativa que apresenta os 4 elementos referenciados.
		
	
	Descentralização , Controle, Flexibilidade e Regras Rígidas
	
	Controle, Hierarquia, Regras Rígidas e Descentralização
	
	Inovação, Flexibilidade, Hierarquia e Controle
	
	Flexibilidade, Regras Rígidas, Inovação e Controle
	 
	Inovação, Flexibilidade, Descentralização e Integração;
	Respondido em 04/05/2020 07:41:00
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito de fordismo, mesmo com a participação política do operariado, continuou a se ajustar à ideia de rigidez organizacional, em que a mão de obra, pautada pela fragmentação, repetição e monotonia de ações uniformizadas, produzia produtos e serviços padronizados, seguindo métodos, regras e procedimentos ditados pelas organizações. Cada indivíduo executava as tarefas planejadas, modeladas e organizadas pela empresa. As tarefas de trabalho eram condicionadas pelo desenho da estrutura organizacional. Um conjunto de tarefas constituía um cargo, parte integrante do formato estrutural da organização. Esse formato condicionava e determinava a distribuição e a configuração de cada cargo, sua linha de autoridade, nível de especialização e as consequentes qualificações requeridas de seus ocupantes. (Chiavenato, 2004).
Sobre a rigidez da estrutura organizacional fordista leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O cargo era fixo e aberto.
II. O cargo era delimitado e individualizado.
III. O cargo era fixo e definido.
IV. O cargo era permanente e indefinido.
V. O cargo era instável e aberto.
		
	 
	 (   ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 (   ) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
 
	
	(   ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	 (   ) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	 (   ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	Respondido em 04/05/2020 07:57:15
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	As mudanças técnicas e organizacionais dos processos de produção causaram forte impacto na divisão, no conteúdo do trabalho e na qualificação dos trabalhadores nos últimos anos. O contexto atual exige novas qualificações das empresas e dos trabalhadores para atuarem com competência na solução de problemas, trabalho em equipe, inovação e habilidades no uso das novas tecnologias. O cenário acima descreve as características do modelo de:
		
	
	Gerenciamento de processos no paradigma fordista
	
	Gestão de modelos no paradigma fordista
	 
	Gerenciamento de mudanças no paradigma flexível
	
	Gestão de modelos no paradigma flexível
	 
	Gestão de Pessoas no paradigma flexível
	Respondido em 04/05/2020 08:26:21
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle e padronização como acontece no padrão fordista. Gerir pessoas significa desenvolver e manter os talentos na empresa, pois as pessoas representam o capital intelectual, valorizam a missão da empresa e determinam a direção dos negócios.
De acordo com Idalberto Chiavenatto (1999), desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem.
 Formar é muito mais do que simplesmente informar, pois representa um enriquecimento da personalidade humana. Diante desse novo cenário, as organizações aprendentes buscam estimular a ampliação do conhecimento de todos, de forma democrática e coexistindo em uma prática participativa.
Com base no exposto, analise as afirmativas:
I- As organizações aprendentes buscam estimular a amplicação do conhecimento de todos.
II- As organizações aprendentes utilizam-se de uma forma democrática.
III- As organizações aprendentes buscam acoexistência em uma prática participativa.
Está(ão) correto(s):
                                                                                                                                      
		
	
	I e II
	 
	I, II, III
	
	I, III
	
	II e III
	
	Apenas a afirmativa III.
	Respondido em 04/05/2020 08:53:27
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Para que a educação corporativa seja implementada em uma organização faz-se necessária a construção de um projeto que inclua várias etapas. Segundo Costa e Eboli (2012) o aspecto central da gestão da educação corporativa deve ter a concepção de que o objetivo maior do sistema de educação corporativa é apoiar a construção das competências críticas de uma organização e, complementam com a seguinte citação: "As fases do projeto de educação corporativa são uma forma didática de mostrar os pontos críticos que devem ser observados para que o resultado esperado em capacitação seja atingido". (COSTA e EBOLI, 2012, p. 275). Após a leitura que trouxe à lembrança dos nossos estudos verifique os itens abaixo e depois marque a alternativa correta. São fases de um projeto:
I. Alinhamento entre os aspectos estratégicos da organização e seu sistema de educação corporativa.
II. Mapeamento das competências da organização para que ela atinja seus objetivos estratégicos.
III. Validação estratégica do projeto de educação corporativa: missão, visão, os objetivos gerais e específicos, diretrizes, meios a serem utilizados e fatores críticos de sucesso para o novo sistema educacional.
IV. Criar a escola que é um conjunto de conteúdos agrupados para atender ao desenvolvimento de competências específicas destinadas a determinados públicos. São verdadeiros os seguintes itens:
		
	
	A. ( ) II,III e IV
	
	B. ( ) I,III e IV
	 
	C. ( ) I,II,III e IV
	 
	E. ( ) I, II e III
	
	D. ( ) I,II e IV
	Respondido em 04/05/2020 08:56:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Depois de quase vinte anos trabalhando na Empresa Crie e Ganhe Ltda., Renato viveu inúmeras situações de conflito na gestão. Indagado sobre a relevância do conflito, Renato afirmou corretamente que, numa organização que busca a inovação, o conflito:
		
	
	Somente é desejável quando aumenta o absenteísmo, melhora a motivação e evita o clima hostil verificado em muitas organizações.
	
	É indesejável, devendo ser evitado, na medida em que é potencial gerador de problemas e atritos.
	
	É indesejável, pois mostra que a administração da empresa não consegue exercer o poder coercitivo sobre seus empregados.
	 
	 É desejável, não devendo ser evitado, na medida em que possibilita identificar e solucionar problemas, além de minimizar atritos.
	
	Somente é aceitável quando viabiliza a hostilidade, diminuindo o estresse e a ansiedade.
	Respondido em 04/05/2020 08:57:54
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando