Buscar

TECNICA DE SELEÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201802827120)
	A Requisição de Pessoal deve reunir informações relacionadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes do futuro ocupante do cargo, contemplando os aspectos desejáveis e imprescindíveis. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que define corretamente a que se refere o termo desejáveis mencionado no enunciado.
		
	
	Este é um termo que é muito utilizado na literatura teórica sobre os processos seletivos mas que, na prática não possui relevância alguma
	
	Algo que pode ser reconhecido como uma exigência plena, sem a qual o candidato será eliminado do processo
	
	O conjunto das afirmativas de resposta oferecido, atende plenamente ao exigido pelo enunciado
	
	O termo desejável significa o mesmo que imprescindível não havendo, portanto, necessidade de maiores explicações sobre o significado
	
	Algo considerado como diferencial mas, não tem caráter de exclusão do candidato, caso ele não apresente este aspecto
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201802740053)
	 O perfil do candidato desejado pela área deve constar na Requisição de Pessoal que ajudará o Selecionador no processo seletivo. Podemos afirmar que:
		
	
	O entendimento do perfil do candidato desejado pelo Selecionador é a chave para encontrar o candidato adequado.
	
	O RH emite a Requisição de Pessoal, então já sabe qual será o perfil desejado.
	
	 Nem sempre é necessário a Requisição de Pessoal para a contratação de um profissional.
	
	O RH deve se basear apenas na Requisição de Pessoal para efetuar o processo de Seleção.
	
	O setor requisitante emite a Requisição de Pessoal juntamente com o RH.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201802767261)
	"Muitas organizações estão substituindo o tradicional processo seletivo focado em cargos pelo processo centrado em competências individuais. [...]. Nessas empresas, o processo seletivo não funciona como provedor de ocupantes de cargos específicos, mas como provedor de competências para toda a organização e não necessariamente apenas para a posição requerida. As competências funcionam como a base do processo de comparação e decisão sobre os candidatos" (CHIAVENATO, 2009). Marque a única alternativa que NÃO está de acordo com competências requeridas em um processo seletivo.
		
	
	Capacidade de negociação, , visão de processos, domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
	
	Tendência para a excelência do trabalho individual, especialização em uma área, passividade.
	
	Orientação para resultados, empreendedorismo, pensamento sistêmico.
	
	Capacidade de trabalhar em equipe, liderança, relacionamento interpessoal.
	
	Capacidade para a inovação, multifuncionalidade, comunicabilidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201802740926)
	Gilson Antunes trabalha no Setor de Seleção da empresa ALPHA S.A. e está treinando alguns funcionários do setor para atuarem nos processos seletivos, entrevistando os candidatos às vagas em aberto. Ele decidiu que deverá começar, citando alguns aspectos das etapas de uma entrevista de seleção. Assinale a opção que decreve corretamenteo o que Gilson poderia explicar aos treinandos sobre o assunto:
		
	
	Na etapa da Abertura, o entrevistador deve reservar um espaço para sua realização, garantindo que não haverá interrupções durante o processo.
	
	Na etapa do Desenvolvimento, o entrevistador deve analisar o currículo do candidato.
	
	Na etapa da Preparação, o entrevistador deve apresentar a empresa ao candidato, especificando suas características principais.
	
	Na etapa da Avaliação, o entrevistador deve registrar todas as informações que considerar relevantes sobre o candidato, elaborando o laudo da entrevista.
	
	Na etapa do Encerramento, o entrevistador deve estimular um clima cordial, permitindo que o candidato sinta-se o mais confortável possível.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201802146202)
	Assinale a alternativa que corresponde a uma pergunta que possui todas as características de uma pergunta comportamental com foco em competências.
		
	
	Conte-me: você prefere trabalhar sozinho ou em grupo?
	
	Se eu lhe pedisse que me vendesse um par de pernas, como você faria?
	
	Fale-me sobre uma situação em que você teve de assumir a liderança de um grupo
	
	Diga-me o que você faria se um cliente fosse mal educado com você?
	
	O que você acha desta nossa forma de promover os novos produtos?
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201802371053)
	As principais etapas de uma dinâmica de grupo são:
		
	
	Preparação, organização, aplicação e análise de dados
	
	Elaboração, preparação, aplicação e análise de dados
	
	Elaboração, abertura, encerramento e análise de dados
	
	Elaboração, preparação, encerramento e análise de dados
	
	Nenhuma das respostas anterior
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201805681668)
	Apesar de o estudo da escrita perder-se no tempo através de vários povos, a Itália e a França são consideradas berços da grafologia. Em 1622, a grafologia ganhou expressão com Camillo Baldo, médico e filósofo de Bolonha que escreveu um tratado sobre o assunto.
A grafologia compreende a análise da escrita, sendo um instrumento de investigação do comportamento humano.
A partir da afirmativa deste enunciado, assinale a resposta certa sobre o que a Grafologia pode oferecer ao Selecionador, quando utilizada como Técnica de Seleção.
		
	
	Permite que o Selecionador compreenda a forma como o candidato se comporta, usando como base as referências psicológicas, segundo Freud.
	
	Oferece possibilidades de identificação das questões que envolvem aspectos psicológicos
 
	
	Facilita a análise das experiências profissionais que estão registradas no Currículo
	
	Pode identificar traços de personalidade de um indivíduo
	
	Contribui para que o Selecionador identifique as competências técnicas que o Candidato possui
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201805681679)
	A forma particular que um indivíduo dá a uma determinada letra do alfabeto pode ter origem em diversos fatores físicos e emocionais, sendo que todos os nossos movimentos resultam de impulsos cerebrais.  Seguindo este raciocínio, é possível reconhecer que a Grafologia (assinale a resposta certa)
		
	
	Possui uma fragilidade na análise do Candidato, já que com o passar da vida, a letra do sujeito pode mudar
	
	Analisa a escrita que é uma produção individual, retratando aspectos únicos de uma determinada pessoa
	
	Encontra dificuldades para analisar com isenção a escrita do Candidato, por considerar que no processo seletivo ele pode estar sob maior pressão e a letra sofrer distorções.
	
	Se preocupa em observar a qualidade do texto redigido pelo Candidato, e a partir deste aspecto analisar a sua história profissional
	
	Observa o vocabulário utilizado pelo Candidato, o que pode indicar o domínio da língua culta que ele possui
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201805681976)
	Para fins didáticos, podemos considerar cinco categorias principais. Cada uma delas tem um conjunto de possibilidades de análise de diversos aspectos sobre o candidato, e a correta identificação do teste mais adequado ao perfil da vaga, pode contribuir favoravelmente para agregar valor ao processo seletivo, acrescentando elementos significativos para a análise do perfil do Candidato em vários aspectos.  Analise as categorias a seguir descritas, e assinale a resposta que apresenta uma correlação adequada entre o nome do teste e sua aplicação.
		
	
	Testes Situacionais - procuram identificar o nível de conhecimento geral (relacionados a atualidades e aspectos culturais) e conhecimento específico dos candidatos exigidos pelo cargo (idiomas, matemática financeira, teoria da informática). Esses testes são, usualmente, aplicados para os níveis técnicos e operacionais. No caso dos testes de idiomas, estes também são aplicados para o nível estratégico, em que podemos avaliar a proficiência do candidato fazendo uso da aplicação de uma prova escrita, redação e avaliação verbal (conversação).
	
	Testes Psicológicos - Procuram identificar as aptidões individuais, objetivando prevero comportamento (prognóstico futuro - potencial de desenvolvimento). São utilizados como medida de desempenho, baseados em amostras estatísticas de comparação e apresentando consistência de resultados, ou seja, são válidos (mede o que se pretende medir) e precisos (apresentam consistência de resultados quando aplicados reteste no mesmo indivíduo ¿ resultados semelhantes). E só podem ser aplicados por Psicólogos.
	
	Testes de Personalidade - Procuram identificar a habilidade de um candidato frente à necessidade específica do cargo, como por exemplo, habilidade de direção (motorista), habilidade manual (cabeleireiro, ajudante de cozinha). Geralmente aplicados para avaliar a execução de uma determinada atividade/tarefa, onde o candidato demonstrará sua habilidade.
	
	Testes Práticos - Procuram identificar características emocionais e traços de personalidade determinados pelo caráter (traços adquiridos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos) que distinguem os indivíduos. Nesses testes não há respostas certas ou erradas.
	
	Testes de Conhecimentos - Objetivam avaliar as atitudes e comportamentos dos candidatos através da apresentação de situações críticas que podem ocorrer em sua prática profissional na empresa. O candidato deverá demonstrar como se comportaria nessas situações específicas, buscando soluções adequadas. Em geral, esses testes são elaborados na própria empresa, contando com a ajuda do requisitante para enriquecer a avaliação com situações passíveis de ocorrer no dia a dia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201805682045)
	A partir da premissa de que a função de um laudo é destacar a indicação de cada profissional (pré-selecionado) à área requisitante, justificando sua decisão, e que deverá refletir a avaliação sobre cada competência requerida pelo perfil da vaga, podendo ter anexado o currículo do candidato, deve-se considerar que o texto deste documento aborde diversos aspectos do Candidato.  Considerando esta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente quais são estes elementos macros que precisam compor a estrutura de um laudo em um processo seletivo
		
	
	Dados Pessoais, Formação, Histórico Profissional, Competências destacadas e o Parecer final do Selecionador
	
	A justificativa da decisão tomada pelo Selecionador ¿ um dos pontos importantes do laudo ¿ servem para ajudar o Selecionador a escolher, já que os laudos são entregues em ordem de importância (do melhor para o pior candidato).
	
	O laudo deve conter as informações sobre a trajetória profissional do candidato, como ele se comportou durante o processo seletivo, e a opinião do Selecionador comparando os candidatos entre si
	
	É necessário que se descreva o perfil da vaga (nos detalhes), acrescido das exigências extras feitas pelo Requisitante, e as competências identificadas no Candidato, para que viabilize a comparação entre o esperado e o alcançado ¿ o que justifica a opinião do Selecionador.
	
	Dados do Selecionador para que seja identificado pelo Requisitante, e outras informações que julgar adequadas sobre o Candidato

Continue navegando