Buscar

Atividade Reflexiva - Unidade II - Prática de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caro Aluno,
 
Imaginem a seguinte situação:
Pedro, recém-formado em Ciências Biológicas, é professor da escola Construindo o Saber, localizada na cidade de Imaginópolis. Essa região vem passando por diversos conflitos, tais como: brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil. Diante de tal realidade, cabe à escola atuar de alguma forma? Pedro, de acordo com a sua formação acadêmica, pode interferir para mudar esse quadro de Imaginópolis? Com base em quê Pedro agirá? Quais ações Pedro poderá propor para resolver cada um dos problemas supracitados vivenciados pela escola?
Baseado nos fatos responda aos questionamentos, e não se esqueça de postar outras referências, como um artigo científico, vídeos e imagens relacionando-os ao tema e com uma breve descrição de cada um. Você, também, pode compartilhar reportagens que mostrem problemas similares a de Imaginópolis e propor possíveis soluções.
Unidade: II
Nome: Nayane Alvarenga Andrade
RGM: 22679332
Título: Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental 
Texto Resposta:
Segundo Pinheiro (2019), a educação tem o intuito de formar cidadãos em diversos aspectos, tais como, étnicos, morais, sociais e de conhecimentos. Pinheiro (2009) destaca ainda que, deve haver uma contextualização da vida do aluno para que a educação seja proposta de forma respeitosa quando à individualidade de cada um, valorizando os diferentes aspectos culturais e regionais.
No contexto educativo, a violência mostra-se como um dos problemas atuais da educação moderna. Esse fato, afeta diretamente as relações entre os alunos, professores e demais profissionais da educação, refletindo negativamente no processo de ensino-aprendizagem, bem como, nas interações sociais das pessoas envolvidas (SOUZA.; SIMÃO.; CAETANO, 2014).
No caso proposto, os alunos da escola Construindo o Saber se inserem em um contexto marcado por vários conflitos. Antes de testar qualquer método, é necessária a consciência de que não existe uma solução pronta para acabar com a violência e os demais problemas sociais que a região de Imaginópolis e outras tantas vem enfrentando atualmente mas, um dos caminhos se dá através da reflexão sobre o fenômeno social e os problemas que o mesmo pode causar. Uma vez que, tal como afirma Perfeito (2012), somente com a ampliação da informação e principalmente com a reflexão sobre a origem, o desenvolvimento e as consequências desses problemas e/ou conflitos é que se pode evitar ou minimizar a sua disseminação. 
Diante de tais questionamentos, cabe a escola atuar de forma a inserir essas temáticas sociais em disciplinas, tais como, história, geografia e ciências naturais. Sendo assim, o professor Pedro pode interferir para mudar o quadro da cidade de Imaginópolis pois, a partir de sua formação acadêmica em Ciências Biológicas, pode inserir em suas aulas de ciências, algum dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, a escola em parceria com o professor poderá envolver a comunidade em ciclos de palestras para conscientizar sobre as problemáticas enfrentadas na região: brigas entre famílias, preconceitos em geral, problemas ambientais, epidemias, uso de drogas e trabalho infantil. No mais, pode-se solicitar através de órgãos competentes, a parceria para que intensifiquem ações de combate ao trabalho infantil e a entrada de drogas na região. Referente ao funcionário público de má conduta, sugere-se que o setor competente da unidade de ensino deverá abrir um processo administrativo para que este arque com as consequências de seus atos.
Assim, através da discussão desses temas na escola, e das sugestões propostas para os diversos conflitos vivenciados, espera-se que o aluno e a comunidade da região tenham a possibilidade de desenvolver uma consciência crítica perante as ações da sociedade em que se inserem, podendo agir, futuramente, como percursores de mudanças. 
Bibliografia 
PERFEITO, Rodrigo Silva. Ambientes Escolares e Sociais Moldados Pelo Cyberbullying e suas Consequências Perante Crianças e Adolescentes. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 59-63, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=308>. Acesso em: 30 abr. 2020. 
PINHEIRO, João Paulo Silva. Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Um Olhar Sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Unidade II. Cruzeiro do Sul Virtual. 2020. 
SOUZA, Sidclay Bezerra.; SIMÃO, Ana Margarida Veiga.; CAETANO, Ana Paula. Cyberbullying: Percepções Acerca do Fenômeno e das Estratégias de Enfrentamento. Psicologia: Reflexão e Crítica. n. 3. v. 27, p. 582-590, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300582>. Acesso em: 30 abr. 2020.

Outros materiais