Buscar

POSTAGEM_1_PEID

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA(PE:ID) 
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
 
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS 
Elisete Turatti 1636814
São Miguel do Oeste
2020
SUMÁRIO 
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS............................
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.............................
1.2 O Fax do Nirso...............................................................................
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (Na versão do Lobo) ....
1.4 Uma pescaria Inesquecível...........................................................
1.5 A Folha amassada..........................................................................
1.6 A lição dos Gansos.........................................................................
1.7 Assembleia na carpintaria...........................................................
1.8 Colheres de Cabo Comprido........................................................
1.9 Faça parte dos 5%.........................................................................
1.10 O Homem e o mundo..............................................................
1.11 Professores Reflexivos............................................................
1.12 Um sonho impossível..............................................................
1.13 Pipocas da vida........................................................................
REFERENCIAS...................................................................................
1. REFLEXOES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
O conceito de educação é fruto do ambiente em que vivemos, contextualizando com o texto “Educação? Educações: aprender com o índio” trazemos uma reflexão sobre verdades absolutas e verdades mutáveis, O que é verdade para uma cultura pode ser que não seja para a outra. Para o índio as verdades do homem da civilização não tem utilidade em sua tribo, estudar, aprender a escrever... nem tudo que é bom para um povo pode ser bom também para todos os povos. O que podemos contextualizar é o fato de que estamos expostos a diversidade cultural e precisamos flexibilizar nossos pensamentos, aprender novas definições, respeita-las e conscientizar-nos que não somos melhores ou piores que outra cultura somos apenas diferentes
1.2 O fax do Nirso
Nirso seria um bom ou mal funcionário neste texto? Vende muito, mas seu português não caminha na mesma velocidade, e isso o faz melhor ou pior? É mais fácil treinar o “Nirso” para melhorar a escrita, do que perder um ótimo vendedor, esse acredita-se ser o papel do líder, do professor, mostrar as qualidades e ajudar no caminho. 
Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas com mais facilidades do que outras, por isso o Líder precisa saber identificá-las, destacando as melhores e apoiando na evolução daquelas que precisam de melhoria. Todos são capazes, mas cada indivíduo possui habilidades diferentes, mais desenvolvidas ou não, precisando de mais tempo ou menos tempo.
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Apresentar aos alunos apenas nossa opinião e de autores como verdades absolutas é algo que deve ser repensado. Podemos questiona-los a buscar o conhecimento de várias versões, para que criem seus conceitos sobre o assunto. Problematizar uma dúvida ajuda os alunos a pensarem, a refletir acerca do assunto, a formarem as suas próprias opiniões e conceitos, tornando-os críticos, para que dessa forma consigam contribuir diretamente na formação de uma sociedade justa.
 
1.4 Uma pescaria inesquecível
A ética é a união de valores morais e princípios que circundam a conduta humana na vida em sociedade. A ética não está inserida na grade curricular das escolas públicas de educação básica do Brasil, fato que particularmente deve ser ensinado ainda na infância. Analisando a conduta do pai frente aos fatos, podemos dizer que o pai foi o mestre que conduziu seu filho ao caminho da sinceridade, ensinado o que é ser honesto. O texto nos mostra exatamente a situação em que o pai tendo meios de levar vantagem e conceder ao filho a oportunidade de ficar com o maior peixe que o menino já havia pescado na vida não o fez, pois não estava no horário de acordo. A ética é primordial para estarmos inseridos na sociedade, praticando ela aos olhos dos homens ou não.
 1.5 A Folha Amassada
O texto folha amassada transmite a importância que tem uma palavra emitida, como ela pode interferir na vida de uma pessoa. Ou ainda como minha mãe me diz, quando falamos sem pensar e tentamos concertar é como quebrar um vidro e tentar colar todas as peças, é difícil tentar amenizar algo que já foi dito. Quando alguém abraça a decisão de seguir a vida docente deve ser conhecedor das dificuldades que irão aparecer, e estar preparado para lidar com os mais variados alunos. É fundamental ter mente equilibrada e corpo equilibrado para conseguir resolver as inúmeras dificuldades que poderão surgir e conseguir chegar no objetivo da educação, torná-los seres melhores e que façam da sociedade um lugar bom para se viver.
1.6 A Lição dos Gansos
É possível observar o enfoque que o texto dá no trabalho em equipe, e como é importante haver a união no ambiente de trabalho, muitas vezes pensamos que somos auto-suficientes que não necessitamos de ninguém, mas nos deparamos com a dura realidade, onde nos revela que não iremos conseguir mudar os problemas se não houver ajuda mútua. Desta forma é necessário demonstrar aos alunos que o professor não esta ali como um Ser autoritário e incapaz de entender suas dificuldades, e sim com uma pessoa que se propõe a dedicar sua vida profissional para repassar seus conhecimentos e colaborar para o seu crescimento.
1.7 Assembleia na Carpintaria
Esta narrativa descreve uma situação onde todas as ferramentas de uma carpintaria estão discutindo sobre os defeitos um dos outros. O carpinteiro entra em cena e começa a utilizar uma por uma das ferramentas transformando uma madeira rustica em um lindo móvel fino. 
Diante disso, as ferramentas percebem que mesmo possuindo defeitos o que o carpinteiro ressaltou foi as qualidades de cada uma para assim alcançar o objetivo de produzir um móvel lindo.
Ao trazermos esta lição para o campo da educação podemos entender a necessidade da busca pela união, e jamais se sentir o detentor de todo o saber
Ao unirmos as qualidades com certeza teremos uma equipe mais forte, com muito mais possibilidades de melhoria. Todos precisam de alguém em algum momento da vida, nossos alunos tem muito a nos ensinar, portanto é um trabalho cíclico um aprende com o outro se o laço de confiança for presente.
1.8 Colheres de Cabo Comprido
A mesma situação em dois locais diferentes, mas apenas uma equipe alcançou o objetivo. Enquanto em um local cada um pensava apenas pra si, no outro um pensou em ajudar o outro. O trabalho em equipe procura valorizar cada indivíduo, para assim todos participarem de uma mesma ação.
No texto claramente podemos observar o quanto foi fundamental o trabalho em equipe para alcançar a solução de um problema, um foi alimentando o outro e no final todos estavam com sua fome saciada. 
Contextualizar experiências com os alunos é um dos papeis de um educador, dentre essas experiências esta o trabalho em equipe. Essa situação requer do educar habilidades as quais ele possa desenvolver entre os alunos a consciência da qualidade de cada um e aprender a lidar com as dificuldades de cada um. E assim juntos se construam elementos para uma sociedade mais justa para todos, onde a união faz a força.
1.9 Faça parte dos 5%
Neste texto foi apresentado a informação que apenas 5% das pessoas realmente fazem a diferença no mundo. Um percentual extremamente baixo, mostrado que por alguns fatores o aluno vem perdendo, ou talvez já perdeu a vontade de querer aprender, estando muitas vezes em uma sala de aula apenas para tirar nota, ou obrigação. Cabe ao educador despertar nestes alunos, dos 95% restante, o interesse pelo conhecimento,e assim aumentar esse percentual, usando todos os mecanismos possíveis e jamais se conformar que sempre será apenas 5%.
A porcentagem de 5% está sendo usada metaforicamente no enredo deste texto para afirmar que são poucas as pessoas que atingem de fato um sucesso profissional, acadêmico ou em algum outro meio. Essa situação pode ser diferente, se utilizarmos metodologias inovadoras e principalmente não perder a confiança que isso é possível. O educador deve sempre tentar resgatar o aluno de uma forma ou de outra.
1.10 O Homem e o Mundo
É necessário estar de bem com sigo mesmo, pois a maioria dos problemas do mundo está dentro de nós seres humanos. Então o homem se concerta e o mundo se concerta junto.
A história deste texto mostrou como uma criança ensinou uma grande lição a um cientista, um aprendendo com o outro. Da mesma forma que teoria e pratica se completam, a experiência e a reinvenção também, a vontade de se reinventar a todo tempo é fundamental diante dos tempos acelerados que vivemos quebrando os paradigmas de que um sabe mais que o outro. Para o campo do educador é fundamental estar atento as falas dos alunos, dando espaço para suas opiniões e assim se contextualizar.
1.11 Professores Reflexivos
O texto nos remonta a uma reflexão de como esse mundo globalizado está tornando as pessoas frias. A autora nos coloca diante de uma triste realidade.
Pensando na transição de estudantes de um ciclo para outro, ou de uma escola para outra pode ser traumatizante para eles. Se forem acolhidos como um mero número, sem sentimento algum.
 Podemos fazer algo diante de tamanha indiferença? Essa problemática pode –se partir inicialmente de dentro de nós. Como futuros professores temos a missão de quebrar com paradigmas engessados por este mundo globalizado, onde o afeto humano é substituído por telas, botões, números. Desta forma nossas escolas precisam estar envolvidas na ideia da acolhida, amor com o próximo, com cada educando, demonstrando que cada um é importante. 
1.12 Um Sonho Impossível?
É nítido o quanto a desigualdade social afeta diretamente a educação. Por isso o texto nos coloca a refletir sofre duas realidades distintas, separadas pela classe social em que pertencem. É como ir ao mercado comprar frutas, as mais bonitas, tem mais valor, assim são separadas das com imperfeiçoes, estas custando muito menos, e manuseadas de qualquer forma. Uma realidade extremamente preocupante, pois nossas crianças de hoje serão as gerações do amanhã. Muitas de nossas famílias por necessidades básicas são obrigadas a dar foco em trazer comida pra casa, ter com que vestir seus filhos, ter um teto pra abrigo, sobrando pouco tempo e espaço do dia para pensar na vida escolar de seus filhos. Precisamos pensar em uma escola onde essas famílias tenham o apoio necessário e acolhedor mostrando a importância delas na vida escolar dos filhos. Construindo uma reflexão na vida desses jovens onde que as dificuldades não sejam um motivo de abandono da escola, mas sim que a escola aponte meios de superar essa desigualdade. Torná-los seres pensantes e questionadores. Acredito que essa seja a essência da verdadeira escola, e assim o sonho será possível!
1.13 Pipocas da Vida 
Não queremos mudar o que acreditamos estar dando certo, é mais fácil aceitar, do que encarar a mudança. A mudança nos tira da zona de conforto, ela pode ter o final feliz, porém o caminho para se chegar lá nem sempre é feliz. Podemos encarar dor, insegurança, mais estudo... Neste trajeto se nossa visão se focar nos problemas a insegurança toma conta e assim ficamos incapazes para enfrentar, onde preferimos ficar como o milho piruá. Temos que estar preparados para encarrar as mudanças que a vida propõe. Ao passarmos pelo fogo na vida, podemos nos tornar melhores do que antes. A visão é ver as dificuldades como oportunidade, oportunidade de nos melhorarmos, sermos pessoas melhores, e jamais olhar a dificuldade como armadura para se esconder.
REFERENCIAS 
SILVA, W.S. Prática do Ensino – Introdução à Docência. Material Didático EaD. 
Universidade Paulista. Unip Interativa. 2018.

Continue navegando