Buscar

AVA 1 - Direito Aplicado a Gestão - UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso 1:
Uma empresa contrata um motoboy para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Ele comparece ao escritório de segunda a sexta-feira, onde recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar. Suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto. Todo mês, ele recebe também um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário.
 
Caso 2:
Uma organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Sempre que precisa desses serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento. O motoboy recebe o documento a ser entregue, ou o pedido de retirada de documento, realiza a tarefa, reporta-se ao gerente administrativo-financeiro da organização e depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha. 
Podemos afirmar que existe relação de emprego em ambos os casos apresentados? Justifique seu posicionamento apontando os pressupostos utilizados para embasar sua opinião, bem como apresentando outros exemplos.
 Antes de afirmar ou não se existe uma relação de emprego vale ressaltar as características de tal relação para melhor compreensão.
 Podemos dizer que o art. 3° da CLT é o coração de todo direito trabalhista, pois é nele que encontramos os requisitos necessários para afirmar ou não quando há uma relação de emprego, são eles:
· Subordinação
· Pessoalidade
· Não Eventualidade
· Pessoa Física
· Onerosidade 
De um modo geral segundo os requisitos, dizemos que há de fato uma relação de emprego, quando no caso o empregado tem dependência de seu empregador para realizar suas tarefas, sendo tal dependência interpretada como subordinação, onde o empregado não se autodetermina na realização de suas tarefas. É necessário também que haja pessoalidade, aonde a realização de uma tarefa é de única responsabilidade de uma pessoa, se tal tarefa não for realizada pelo empregado por motivos eventuais ou não, pode gerar prejuízo ao seu empregador, já que o mesmo assinou um contrato de trabalho duradouro e assíduo, e a isso damos o nome de não eventualidade. Para a realização de um contrato de trabalho legal, como previsto no art. 3° da CLT, é necessário que além de ser pessoa física portadora de uma carteira de trabalho, haja um salário, ou também como pode ser chamado, onerosidade. Sendo assim o empregado é o prestador de serviços mediante a uma contraprestação.
 Tendo isso em mente quando retornamos ao caso 1, percebe-se que é sim correto afirmar que há uma relação de emprego, já que o mesmo atende a todos os requisitos previstos no art. 3° da CLT, pois:
 O motoboy tem sua carteira assinada (pessoa física); 
Frequenta o escritório de segunda a sexta feira (não eventualidade ou assiduidade); 
Necessita que seu gerente lhe instrua sobre suas tarefas diárias (subordinação);
E tais tarefas essas que só podem ser realizadas por ele (pessoalidade); 
E ao final de todo mês ele recebe seu salário (onerosidade).
Quando aplicamos tais requisitos ao caso 2, percebe-se que não é possível estabelecer uma relação de emprego, pois:
O gerente contrata uma empresa terceirizada (pessoa jurídica); 
Não há assiduidade pois o serviço prestado pela empresa limita-se a necessidade do gerente e não há um conjunto de dias especifico, podendo assim ser qualquer dia da semana ou qualquer motoboy a prestar o serviço; 
Quem realiza o pagamento de salário do motoboy é a empresa e não o gerente;
Ao final notamos que no caso 2 temos, uma relação de prestação de serviços entre a empresa e o gerente.
Como exemplo cito, a empresa RHMAIS que está contratando um assistente financeiro que deverá realizar as seguintes tarefas já estabelecidas por seu gestor, emitir relatórios financeiros, organizar contas a pagar, lançar notas fiscais, emitir boletos, fazer a comunicação banco até o financeiro da empresa. Chegando para seu expediente as 08:00h e saindo 17:48h, com 1 hora de intervalo, cumprindo o mesmo de 2ª a 6ª feira. Feito isso ele recebera além de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação, o seu salário que será depositado em sua conta-salário no dia especificado por seu gestor.
Referências:
https://www.passeidireto.com/livro/direito-do-trabalho-9788520444351
FREDIANI, Yone. Direito do Trabalho/Yone Frediani. – Barueri, SP: Manole, 2011, p. 10 a 20.
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/3691/pdf/34
COSTA MACHADO. CLT interpretada, artigo por artigo. Barueri / SP: Manole, 2013, páginas 5 a 7 (comentários ao art. 3º, CLT).
https://www.passeidireto.com/livro/curso-de-direito-do-trabalho-19-edicao-9788530949136
GOMES, Orlando e Elson Gottschalk. Curso de Direito do Trabalho. 19ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011, páginas 397 a 406.
 
Exemplo : https://www.indeed.com.br/empregos?q=assistente%20financeiro&vjk=3f2c2ba6c27fa1be

Continue navegando