Buscar

Gabarito I Comunicação e oratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação e oratória
1. “Negar a percepção do outro” é uma atitude que dificulta a comunicação na empresa da seguinte forma:
A) “Negar a percepção do outro” significa simplesmente não deixar o liderado participar de uma reunião.
B) Numa reunião, por exemplo, quando uma pessoa vai expor o seu ponto de vista, o líder até dá atenção ao liderado, mas deixa claro que aquela ideia não será acatada e apresenta razões plausíveis para isso;
C) “Negar a percepção do outro” representa a ridicularização do líder em relação às participações de um liderado, perante os demais.
D) Numa reunião, por exemplo, quando uma pessoa vai expor o seu ponto de vista, o líder despreparado não dá atenção às ideias do liderado, e, por vezes, até as ignora.
2. Por que quanto mais uma pessoa cresce na escala hierárquica de qualquer Instituição, mais ela precisará da boa comunicação?
A) Para manter-se em qualquer organização é preciso que o profissional seja simplesmente um bom ouvinte.
B) Porque um gestor ou um líder precisa saber dialogar muito bem com seus liderados para poderem alcançar os resultados almejados.
C) Porque é importante manter um bom grau de amizade, sobretudo com os superiores numa empresa.
D) Nem sempre a boa comunicação é desejável para uma pessoa numa Instituição. Há exemplos de pessoas que apresentam comunicação precária e, mesmo assim, são excelentes líderes.
3. O que é Comunicação Interpessoal?
A) Comunicação interpessoal refere-se às comunicações que geram conflitos entre as pessoas. Elogios manipulativos, por exemplo, são uma atitude que caracteriza bem um tipo de comunicação conflituosa.
B) Comunicação interpessoal é a comunicação entre países. Trata-se da comunicação diplomática entre duas ou mais nações.
C) Comunicação Interpessoal são as manifestações externas, expressas por palavras, tonalidades, expressões faciais e corporais. São também as nossas atitudes perante os outros.
D) Comunicação interpessoal são os nossos sentimentos, emoções e pensamentos. É a conversa que temos conosco mesmos.
4. “Vivemos na era da informação e do conhecimento. A comunicação tornou-se a moeda circulante de maior valor em nossa sociedade”. Escolha, a partir dessa afirmação, a alternativa que reflete o porquê da comunicação ter adquirido grande relevância na atualidade.
A) Na comunicação, mais importante do que ter conhecimento é demonstrar que se sabe. Por isso, falar bem, utilizando um vocabulário rico em palavras incomuns pode ser importante para influenciar positivamente os ouvintes.
B) Comunicação é tudo! Independente da área em que atuamos a comunicação é fundamental para alcançar os resultados desejados. Para a mensagem ser bem entendida pelos ouvintes basta ser bem intencionado e parecer natural.
C) Aquele que se comunica bem, nos dias de hoje, vive melhor porque consegue vender bem o seu produto, ideia, serviço, projeto ou talento. Não basta conquistar o conhecimento: é preciso demonstrar o que se sabe por meio da comunicação.
D) A comunicação adquiriu uma grande relevância no mundo moderno porque aquele que fala bem sempre será bem visto em qualquer ambiente em que esteja, independente do conhecimento que possui. 
5. Por que desenvolver a comunicação eficaz é tão importante para o profissional moderno?
A) A comunicação eficaz nem sempre é requisito para o profissional moderno.
B) Para presidir reuniões, liderar pessoas, motivar equipes, apresentar projetos, fazer apresentações em público etc;
C) Para convencer os clientes de uma empresa a se manterem fiéis aos produtos e serviços ofertados;
D) Para impressionar as pessoas com um vocabulário rico e com argumentos bem construídos. Em uma negociação, por exemplo, isso é fundamental.

Outros materiais