Buscar

Resumo Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

Questão 01
Leia o trecho a seguir: 
A rivalidade entre as organizações é um elemento recorrente no mercado, sejam elas de um mesmo setor ou não. Dessa forma, as ações que uma organização adota podem ou não afetar as demais. A esse respeito, afirmam HITT et al. (2008): 
“A rivalidade competitiva se intensifica quando é desafiada pelas medidas de um concorrente ou quando uma empresa reconhece uma oportunidade de melhorar a sua posição no mercado.” HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008, p. 53.
 Com relação a esse tema, e levando em consideração os conteúdos abordados no textobase, é correto afirmar que o grau de intensidade da rivalidade entre os concorrentes de um setor está relacionado com:
Resposta:
e. O número de concorrentes próximos em porte e poder.
Questão 02
Leia o excerto a seguir: 
“O modelo das cinco forças [...] amplia a arena para a análise competitiva. Historicamente, quando estudavam o ambiente competitivo, as empresas se concentravam nas companhias com as quais concorriam diretamente. [...] entender essa área é particularmente importante porque nos últimos anos as fronteiras entre as indústrias se tornaram mais tênues.” HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008. p. 49. 
Michael Porter foi o idealizador de uma das ferramentas mais utilizadas na Administração Estratégica, a chamada Análise da Organização Industrial, também conhecida como Modelo das 5 Forças Competitivas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo desse modelo de análise.
Resposta:
e. Analisar o setor de atuação da organização, levando em conta a concorrência, a competitividade e o potencial de lucratividade.
Questão 03
Leia o trecho a seguir: 
“[...] estes esforços destinados a dotar-se de vantagens que os clientes valorizarão não têm outro fim que não seja figurar em boa posição na luta concorrencial. A fim de medir a realidade das vantagens que a empresa constituiu, é preciso avaliar agora a sua posição em relação aos seus concorrentes.” RODRIGUES, M. J.; DIONISIO, P.; ESPERANÇA, J. P.; RODRIGUES, J. V. (Org.). Strategor: política global da empresa. 3. ed. Lisboa: 2000, p. 57. 
Para medir o posicionamento da organização no seu ambiente de competição é preciso seguir algumas etapas. Entre as alternativas a seguir assinale aquela que apresenta uma das etapas para medir o posicionamento da organização.
Resposta:
c. A avaliação do grau de domínio da organização utiliza fatores críticos de sucesso para avaliar o desempenho, seja da organização, seja dos principais concorrentes.
Questão 04
Leia o texto a seguir: 
“A análise estrutural de um setor aponta qual a sua atratividade. A atratividade é baseada na análise de cinco forças competitivas. A atratividade indica quanto um setor econômico pode ser interessante aos negócios. Deve-se levar em consideração que as forças se modificam com o tempo.” RYNGELBLUM, A. L. A estratégia competitiva de Michael E. Porter. In: SIQUEIRA, J. P. L.; BOAVENTURA, J. M. G.Estratégia para Corporações e Empresas: teorias atuais e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012, p. 126. 
O fragmento citado trata do Modelo de Análise da Indústria ou Modelo das 5 Forças Competitivas de Porter. A esse respeito, analise atentamente as afirmações a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) É importante identificar novos entrantes, pois eles podem ameaçar a participação de mercado das empresas já existentes. 
II. II. ( ) A probabilidade de empresas entrarem em uma indústria (setor) independe das barreiras existentes e da retaliação esperada dos participantes atuais da indústria. 
III. III. ( ) A economia de escala é uma barreira de entrada para um setor, pois a entrada em pequena escala de um novo concorrente pode colocá-lo em desvantagem competitiva se todos os outros concorrentes atuam em uma escala muito maior. 
IV. IV. ( ) O fornecedor tem pouco poder quando atende a empresas de um setor que não representa um grupo de clientes fundamental para ele. V. ( ) Um cliente tem poder quando compra uma grande parte da produção total das empresas de um setor.
V. VI. ( ) As empresas de um setor raramente são homogêneas, elas diferem em recursos e capacidades e tentam se diferenciar de seus concorrentes. VII. ( ) Os produtos substitutos são bens externos a um determinado setor que executam funções pouco semelhantes às de um produto característico desse setor. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta: 
d. V, F, V, F, V, V, 
Questão 05
Leia o excerto a seguir: 
“A General Eletric (GE) é uma empresa diversificada de tecnologia, mídia, manufatura e serviços financeiros que acha que oferecendo ‘Imaginação em Ação’ pode produzir bens e prestar serviços que ajudem seus clientes a resolver alguns dos problemas mais difíceis do mundo.” HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008, p. 157. 
A estratégia de diversificação pode ser feita em níveis, cada um deles com seus respectivos tipos. Assim, considerando a estratégia de diversificação, assinale a alternativa correta.
Resposta:
d. A diversificação pode variar desde um nível baixo, com praticamente nenhuma diversificação, passando por um nível médio, no qual menos de 70% do faturamento vêm de um único negócio e os negócios são relacionados, até um alto nível de diversificação, no qual menos de 70% do faturamento vêm de um único negócio, porém os negócios não são relacionados.
Questão 06
Leia o trecho a seguir: 
“Cada elo da cadeia corresponde a uma função que necessita da aplicação de um conjunto de competências que corresponde ao patrimônio de recursos da empresa. Adquirimos o hábito de agrupar essas competências em três grupos de natureza diferente.” RODRIGUES,M.J.;DIONISIO,P.;ESPERANÇA,J.P.;RODRIGUES,J.V.(Org.).Strategor:políticaglobaldaempresa.3ed.Li sboa:2000,p.51. 
O trecho citado menciona três grupos de competências: competências econômicas; competências de gestão e competências psicológicas. Entre as alternativas a seguir assinale aquela na qual os agrupamentos estão corretamente relacionados com seus elementos principais.
Resposta:
a. Competências econômicas – estão relacionadas com tecnologia; distribuição de custos e marketing.
Questão 07
O modelo de análise de estratégia que tem a Visão Baseada em Recursos (conhecido por sua sigla em inglês – RBV) defende que “[...] empresas diferentes que competem no mesmo setor podem possuir conjuntos diferentes de recursos e capacitações. Essa é a suposição da heterogeneidade de recursos e indica que algumas empresas podem ser mais competentes que as concorrentes.” RIMOLI, C. A.; NORONHA L. E. P. Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais. In: SIQUEIRA, J. P. L.; BOAVENTURA, J. M. G. Estratégia para Corporações e Empresas: teorias atuais e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012, p. 138. 
Assim, das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a concepção do modelo RBV para a escolha de estratégias.
Resposta:
b. Os recursos e capacitações podem gerar competências organizacionais que diferenciam a organização das suas concorrentes.
Questão 08
Leia atentamente o excerto a seguir:
 “Hoje, todos os mercados são dinâmicos. A mudança está no ar em todos os lugares, e mudanças afetam a estratégia. Uma estratégia vencedora hoje pode prevalecer amanhã̃. Pode ser até́ mesmo irrelevante amanhã̃. Houve um tempo, não muitas décadas atrás, em que o mundo esperava tempo demais para colocar estratégias em prática e refiná-las com paciência e disciplina. O plano estratégico anual guiava a empresa. Hoje, as coisas não são mais assim. Novos produtos, modificações de produtos, subcategorias, tecnologias, aplicações, nichos de mercado, segmentos, mídias, canais de distribuição e assim por diante, estão surgindo mais rápido do que nunca em quase todas as indústrias – de salgadinhos a fast-food, de automóveis e de serviços financeiros a software.”AAKER, D. A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 1. 
Nesse sentido, em resposta a essa demanda organizacional por outras formas de pensar e agir no ambiente global de negócios, surge a área do conhecimento denominada administração estratégica. Levando em conta esse tema, assinale a alternativa correta.
Resposta:
e. A administração estratégica é um processo que auxilia no posicionamento e direcionamento das ações de uma organização em seu ambiente de atuação.
Questão 09 
Leia o trecho a seguir.
“Além de envolver mais de uma área da organização, as decisões estratégicas geralmente requerem a obtenção e alocação de recursos dimensionados (humanos, organizacionais e físicos). E depois, as decisões estratégicas envolvem um longo período de tempo, algo entre alguns anos e até uma década” WRIGHT, P. L.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000, p. 34.
Logo, a estratégia está diretamente ligada ao processo de tomada de decisões, pois agir de forma estratégica é escolher constantemente os melhores caminhos diante das alternativas possíveis. Diante disso, marque a alternativa correta sobre os níveis de tomada de decisão organizacional.
Resposta:
c. No nível estratégico as decisões são tomadas com visão de longo prazo e afetam a organização como um todo. O nível tático aponta para um horizonte de médio prazo e afeta uma parte ou área específica da organização. O nível operacional está ligado às ações planejadas com foco em atividades específicas em que o alcance é menor e o efeito é imediato.
Questão 10
Observe atentamente o excerto a seguir: 
“A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização, aspectos típicos do sistema aberto.” CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. p. 43. 
O excerto mostra uma característica típica dos sistemas abertos. Segundo o texto-base da disciplina, o que mais caracteriza a organização como um sistema aberto?
Resposta:
e. O fato de apresentar um processo cíclico, no qual os recursos entram na organização, são processados, demandados pela sociedade e, em seguida, o processo iniciar-se novamente.
Questão 11
É preciso cuidado para não confundir as funções da administração e as funções administrativas. As funções da administração são relativas ao papel das pessoas na organização e à forma como elas devem atuar, ou seja, são relativas às atividades necessárias para o bom funcionamento da organização. 
Já as funções administrativas, levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, são:
Resposta:
e. As respectivas áreas da organização, como marketing, produção, recursos humanos, financeiro, logística, informática, enfim, todas as áreas que compõem uma organização.
Questão 12
Leia atentamente o trecho a seguir. 
“Como o planejamento estratégico trata da empresa como um todo e perante o seu ambiente, é importante a conceituação de alguns aspectos da Teoria de sistemas que facilitarão ao executivo trabalhar melhor com este assunto. Sistema é definido como um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuando uma função”. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 51. 
No texto-base da disciplina, trabalhamos com a perspectiva de empresa como um sistema aberto. Sendo assim, levando em consideração o excerto citado e o conteúdo das aulas, assinale a alternativa em que todos os elementos de um sistema aberto estão listados.
Resposta:
b. Entradas (recursos dos mais variados tipos); processamento; saídas (produtos e serviços) e feedback.
Questão 13
Observe atentamente a imagem a seguir:
A imagem representa metaforicamente um iceberg, ao ilustrar os componentes formais e informais de uma organização como partes distintas. Relacione os elementos descritos, colocando os números apresentados nos parênteses. Leve em consideração que o número 1 refere-se a componentes formais e o número 2 a informais.
( ) Definições e descrição de tarefa. 
( ) Poder emergente e padrões de influência. 
( ) Padrões de relacionamento interpessoal e grupal. 
( ) Critérios de departamentalização. 
( ) Medidas de nível de satisfação e desenvolvimento. 
( ) Percepções de consultas de confiança, abertura e risco.
( ) Amplitudes de controle e níveis hierárquicos. 
( ) Práticas e políticas operacionais. 
( ) Sentimentos e normas do grupo. 
( ) Práticas e políticas pessoais. 
( ) Medidas de nível de eficiência e de produção. 
( ) Visões pessoais da organização e das competências individuais. 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta: 
e. 1, 2, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 2, 1, 1, 2
Questão 14
Observe atentamente a figura a seguir:
A imagem representa graficamente a estratégia deliberada e a estratégia emergente. A esse respeito, e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I. A estratégia deliberada é aquela feita de forma consciente, na qual o planejamento acontece antes da ação. 
II. II. A estratégia emergente é uma reação a determinada situação do ambiente, sem ter tido a intenção prévia do gestor. 
III. III. Devido às diferenças entre elas, não é possível que haja uma estratégia com características deliberadas e emergentes ao mesmo tempo. 
IV. Uma organização precisa escolher previamente se irá adotar somente estratégias deliberadas ou somente emergentes. 
Agora, assinale a questão correta sobre as afirmativas anteriores.
Resposta:
e. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 15
Leia atentamente o excerto a seguir: 
“[...] estratégia é um conceito multidimensional e situacional e isso dificulta uma definição consensual da palavra. Para melhor compreendê-la, buscou-se a origem da palavra. Estratégia vem do grego strategos, a qual deriva de stratos (exército) + agos (comando).” VICARI, F. M. (Org.). Estratégia Empresarial: casos brasileiros. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 9. 
A origem da palavra estratégia, mencionada no excerto, e as definições que foram sendo incorporadas ao termo demonstram a complexidade e a abrangência dessa área do conhecimento ligada à gestão de negócios. Levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, assinale a alternativa correta sobre a evolução da palavra estratégia.
Resposta:
b. Originalmente, nominava o general no comando de um exército. Mais recentemente, adquiriu significados mais amplos, entre eles os relacionados a algumas habilidades gerenciais, como gestão, liderança, poder etc.
Questão 16
No texto, o autor comenta 
“Depois de conseguir comprar os itens básicos para o dia a dia, os brasileiros vêm gastando cada vez mais com cremes, batons, perfumes.”. 
Podemos afirmar que:
Resposta:
d.  Isso demonstra características do cliente relacionadas a fatores culturais.
Questão 17
No texto, o autor comenta sobre um momento vivido pela empresa no qual, enquanto os concorrentes demitiam funcionários, eles investiram em expansão e novos produtos. 
Sobre estas ações podemos afirmar que:
Resposta:
c. O Boticário, ao investir em 2009 em marketing, mostrou que ter uma boa estratégia envolve também pensar diferente, pois, enquanto seus concorrentes se retraíam, muitos veem um problema, outros enxergam oportunidades.
Governança corporativa
Governança é entendida como as práticas de gestão adotadas pela organização, isto é, a forma como as atividades são governadas. A forma como a gestão é feita influencia perspectivas futuras e estas determinam o seu valor. a capacidade de enfrentar crises, a habilidade de garantir o futuro e a continuação da organização por meio de fontes de financiamento a custos menores, além da identificação de oportunidades de investimentos, são algumas das práticas que indicariam uma boa governança corporativa.
A análise SWOT deve ser feita de forma integrada, reunindo elementos da análise interna e externa, de forma que o diagnósticoseja confiável e se constitua em fonte de informação e suporte para a estratégia da organização. O primeiro passo é levantar to- dos os pontos relevantes, classificando-os em ameaças, oportunidades, forças e fraque- zas.
A análise SWOT identifica os principais aspectos que caracterizam a posição es- tratégica de uma organização em determinado momento, considerando os aspectos internos e externos

Continue navegando