A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Controle a Aprendizagem Motora APOL 1 e 2 NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A prática tem um papel fundamental na aquisição do comportamento habilidoso, o qual apresenta como características marcantes a consistência e a flexibilidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte. São Paulo, 2016. jul/set. 30(3): 769-79. p. 769.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade o conhecimento de resultado, da demonstração, do estabelecimento de metas e da prática podem trazer benefícios para:
	
	A
	Processo e desenvolvimento motor.
	
	B
	Aquisição de habilidades motoras fundamentais.
	
	C
	Qualidade e velocidade da aprendizagem motora.
	
	D
	Processo e produto da aprendizagem motora.
	
	E
	Controle de qualidade e de produção da aprendizagem motora.
Questão 2/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A história da Aprendizagem Motora no nosso meio é ainda muito recente e não seria exagero afirmar que a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo foi uma das primeiras a criar um laboratório específico (Laboratório de Comportamento Motor - LACOM)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p.55-72, ago. 2004, p. 55.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre quem são os autores pioneiros na aprendizagem motora, é correto afirmar que:
	
	A
	Os dois autores pioneiros nos estudos de aprendizagem motora são TANI e HARTES, ambos buscaram responder a teoria referente aos estudos dos movimentos específicos e rudimentares dos seres humanos.
	
	B
	Os autores pioneiros no estudo de Aprendizagem Motora são BRYAN e HARTER (1897) e WOODWORTH (1899). Esses autores desenvolveram estudos sobre a teoria da obtenção de capacidades de recepção e do envio do código Morse.
	
	C
	COLLEY (1989); COLLEY & BEECH (1988) são os autores responsáveis por desenvolver estudos relacionados ao comportamento motor especifico e rudimentar dos seres humanos.
	
	D
	Os autores pioneiros foram KELSO (1995) e THELEN & SMITH (1994), tendo em vista que eles desenvolveram a teoria da aprendizagem motora em consequência da observação.  
	
	E
	ZANONE e KELSO (1992) foram os autores pioneiros que criaram a teoria da Aprendizagem Motora, responsáveis por compreender como o corpo humano funciona.
Questão 3/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte citação:
“O professor que tiver em seu poder o conhecimento dos processos fundamentais da aprendizagem motora “leva uma grande vantagem”, pois terá nas mãos o alicerce para o melhor desenvolvimento da prática [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D. M. N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.3.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes, é correto afirmar que segundo Magill (2000), a aprendizagem pode ser inferida a partir de dois testes, sendo:
	
	A
	equilíbrio e percepção de espaço.
	
	B
	fala e escrita.
	
	C
	massa muscular e estrutura óssea.
	
	D
	curvas de desempenho e teste de retenção.
	
	E
	força e resistência.
Questão 4/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] alguns estudos testaram a combinação de diferentes estruturas de prática, com o objetivo de investigar qual delas resultaria na formação de uma estrutura da habilidade motora e melhora da capacidade de especificação de parâmetros, o que caracteriza uma aprendizagem mais efetiva.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANUÁRIO, M. S.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G. M.; VIEIRA, M.; BENDA, R. N. Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2016 Jul-Set; 30(3):769-79. p. 770.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade sobre a tarefa realizada no estudo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em datilografar, o mais rápido possível e sem olhar para o papel, 10 palavras, utilizando uma máquina de datilografia.
	
	B
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em digitar letras, algarismos e sinais de pontuação, de modo intermitente, utilizando um telégrafo.
	
	C
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em digitar uma sequência específica (2, 8, 6, 4) no teclado numérico com o dedo indicador da mão direita.
	
	D
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em datilografar, o mais rápido possível e sem olhar para o papel, uma sequência específica de letras, utilizando uma máquina de datilografia.
	
	E
	A tarefa na fase de aquisição consistiu em digitar uma sequência específica (A, B, C e D) no teclado algébrico com o dedo polegar da mão esquerda.
Questão 5/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia a passagem de texto a seguir:
“Para Magill [...] o platô de desempenho pode ser definido como um período em que o aluno não apresenta melhora, ou seja, o aluno em determinado momento fica estagnado na aprendizagem, não avança mais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.3.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o platô de desempenho e alguns fatores que podem interferir negativamente nesse processo, é correto afirmar que são:
	
	A
	tristeza, mau humor e irritabilidade.
	
	B
	falta de apetite, dificuldade de socialização e obesidade.
	
	C
	desmotivação, fadiga, incompreensão em relação ao que o professor fala, incompatibilidade de objetivos.
	
	D
	isolamento e ansiedade.
	
	E
	terror noturno e síndrome do pânico.
Questão 6/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Durante o processo de aprendizagem se faz necessário construir meios que facilitem o desempenho dos alunos. Dentre os artifícios construídos, nos deparamos, a todo momento, com o feedback, uma ferramenta de utilização constante e de resultados satisfatórios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.1.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o feedback, é correto afirmar que:
	
	A
	Feedback é um dos processos de aprendizagem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.