Buscar

aula1-nutriçao e dietetica

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Prof. Dra. Simone Corrêa da Silva
Cosmetologia e Estética - UNIP
2018
*
Atividades relacionadas à alimentação e à nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou de coletividades. 
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
*
NUTRIÇÃO
	 Integrando esses conceitos, pode-se resumir que a Nutrição é o processo que inclui um conjunto de funções cuja finalidade principal é prover o organismo de energia e nutrientes necessários para a manutenção da vida, promover o crescimento e compensar as perdas.
*
Nutrição: “É o conjunto de processos, por meio dos quais, o organismo vivo recolhe e transporta as substâncias sólidas e líquidas exteriores de que precisa, para sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia” (FAO / OMS).
Alimentação: Processo voluntário e consciente pelo qual o ser humano obtém produtos (alimentos) para seu consumo, ou seja, a ação de buscar e receber alimentos. Tem fortes influências culturais, sociais, psicológicas, religiosas, etc.
*
Digestão: quebra dos nutrientes por enzimas em unidades menores.
Absorção: ocorre principalmente no intestino delgado e depois os nutrientes são transportados para a circulação sanguínea, e vão para diversos órgãos, como, fígado, coração, cérebro, etc.
Metabolismo: produção de energia através da quebra dos nutrientes.
Excreção: é a eliminação de tudo que não será utilizado pelo organismo, é o “lixo metabólico”. 
*
Alimentos: São veículos dos nutrientes. Ex: Leite, pão, carne, fruta, arroz, etc.
Os alimentos causam atração para seu consumo por diversos fatores, incluindo forma, textura, odor, e os fatores psicossociais relativos ao consumidor.
*
Nutriente: Substâncias químicas que constituem os alimentos, que tem funções específicas no organismo. São as partes aproveitáveis (metabolizáveis) dos alimentos, que efetivamente são absorvidas e possuem papel na fisiologia do corpo humano. São eles: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, água.
Algumas funções dos nutrientes: fornecer energia para as funções orgânicas; fornecer energia para o movimento e o trabalho do corpo; manter a temperatura do corpo; fornecer materiais para a produção de enzimas; fornecer materiais para o crescimento, para substituições e reparações.
*
CLASSIFICAÇÃO DOS NUTRIENTES
	MACRONUTRIENTES	MICRONUTRIENTES
	Hidratos de Carbono	Minerais
	Proteínas	Oligoelementos
	Lipídios	Elementos traços
	Vitaminas lipossolúveis
	Vitaminas hidrossolúveis
*
PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES
 
	NUTRIENTES
	ANABOLISMO	CATABOLISMO
	Crescimento	Energia
	Manutenção	CO2
	Reprodução	H2O
	Reparação 	Uréia
	Ácido úrico- creatina
*
CLASSIFICAÇÃO DAS VITAMINAS
	HIDROSSOLÚVEIS	LIPOSSOLÚVEIS
	B1	Tiamina	A	Retinol e Carotenos
	B2	Riboflavina	D	Colecalciferol
	B6	Piridoxina	E	Tocoferol
	B3	Niacina/ Nicotinamida	K	Filoquinona
	B12	Cianocobalamina
	B9	Ácido fólico
	B5	Ácido Pantotênico
	B8	H ou Biotina
	C	Ácido Ascórbico
*
Fome: Estado fisiológico transmitido do sistema nervoso ao aparelho digestivo, acompanhado de sensações desagradáveis provocadas pela privação de alimentos.
Apetite: Conjunto de sensações que interferem diretamente no ato da alimentação, com influências do estado psicológico.
*
Alimentação Equilibrada e Composição de um Cardápio Normal 
Os alimentos de acordo com as sua funções se classificam em: reguladores, energéticos e construtores ou plásticos.
Reguladores: são aqueles responsáveis por auxiliar no metabolismo normal, e previnem o organismo contra doenças. As vitaminas, minerais e fibras são os representantes desse grupo. Fontes: frutas, verduras e legumes.
*
Energéticos: são aqueles que fornecem energia ao organismo, funcionam como combustível. Os carboidratos e lipídeos são os representantes desse grupo. Fontes: doces, açúcares, amidos (cereais e feculentos), gorduras, óleos.
*
Construtores ou plásticos: tem como função a construção, crescimento e reparação dos diversos tecidos do organismo. As proteínas são as responsáveis por essas funções. Fontes: leite e derivados, carnes, ovos e feijões.
*
Leis da Nutrição 
A. Lei da Quantidade
A dieta deve fornecer diariamente ao indivíduo a quantidade de alimentos necessários ao funcionamento do organismo, preservação da espécie e manutenção da saúde.
B. Lei da Qualidade
A dieta deve ser completa em sua composição, para oferecer ao organismo todas as substâncias que o integram, ou seja, deve possuir todos os tipos de nutrientes.
*
C. Lei da Harmonia
Deve haver um equilíbrio na quantidade da ingestão de nutrientes, ou seja, deve haver uma relação de proporção entre eles.
D. Lei da Adequação
A dieta deve ser individualizada, deve-se levar em consideração o peso, estatura, clima, idade, sexo, disponibilidade de alimentos, poder aquisitivo, gasto energético e o estado fisiológico (gestante, nutriz, criança) do indivíduo.
*
Uma alimentação adequada é aquela que fornece a quantidade e qualidade de nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Para isso foram criados as recomendações nutricionais e os guias alimentares (RDA, REC, Pirâmide de alimentos).
*
O que tem no seu alimento?
Componentes Alimentares: Outros Componentes:
 Proteínas Fitoquímicos 
 Carboidratos
 Lípides Substâncias não- nutritivas 
 Minerais
 Vitaminas Aditivos alimentares 
 Água 
*
Nutrientes fornecidos por alimentos protetores
	GRUPO DE ALIMENTOS	PRINCIPAIS NUTRIENTES
	Lácteos	PTN, Ca, P, Vit A e D
	Ovos	PTN, Fe, Vit A, B1 e B2
	Carnes	PTN, Fe, Vit complexo B
	Hortaliças	Vitaminas e minerais
	Frutas	Vitaminas e minerais
	Legumes	PTN, Fe, vitaminas e minerais
	Cereais integrais	Vitaminas do complexo B
*
*
*
*
*
Recomendações nutricionais diárias
*
Necessidades nutricionais
	RDA (Recommended Dietary Allowances) 
	Elaborada pelo FNB (Food and Nutrition Board) da NRC (National Research Council) da Academia nacional de Ciências do Estados Unidos. 
	DRI (Dietary Reference Intakes)= IDR - Ingestão Diária Recomendada
*
RDA
	Ingestão diária recomendada é suficiente para 97 a 98 % da população. Esse estudo é feito a partir da média de valores, obtidos das pesquisas com os grupos de indivíduos - homens e mulheres. 
	É feito um gráfico e nesse gráfico são acrescidos dois desvios-padrão .Os valores resultantes garantem as necessidades nutricionais e é a meta de ingestão e adequação nutricional.
*
EAR
	Estimated Average Requirement - Requerimento Médio Estimado é um valor diário de um nutriente que estima-se atender ás necessidades de 50% da população. O valor é obtido da mesma forma que as RDAs, sem os dois desvios. 
	As EAR são utilizados para avaliar e planejar o consumo de grupos. Para indivíduos, o valor EAR deverá ser utilizada como uma avaliação da ingestão do nutriente para esse indivíduo.
*
AI
	Adequate Intake: Ingestão Adequada é o valor de ingestão dietética diária de um nutriente cujos estudos atuais não permitiram o estabelecimento de RDA e EAR, mas a observação de consumo e/ou experiências possibilitam recomendá-lo. 
	Também é usado para estabelecer quantidades de nutrientes que parecem reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. 
*
UL
	Tolerable Upper Intake Level: é o Nível Máximo de ingestão diária de um nutriente que é tolerável biologicamente, não trazendo riscos de efeitos adversos à saúde para praticamente todos os indivíduos da população. Deve-se considerar para a avaliação de UL a ingestão de alimentos fontes, além de alimentos fortificados, suplementos e água. É importante destacar que o estabelecimento de UL veio atender às preocupações recentesquanto ao uso indiscriminado e inadequado de suplementos nutricionais e seu valor não deve ser utilizado com referência e/ou recomendação.
*

Continue navegando