Buscar

UNIDADE 1 GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
  
Referência 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
 Através dos conteúdos abordados, podemos apresentar o caso da Organização do Banco Do Brasil, o qual faço parte como cliente e por ser um banco fica visível e aparente nesta organização, através de seu cadastro e de abertura de conta. Onde por meio de documentos seus cadastros são realizados e no fim computados e um requisito final a sua assinatura, o relacionamento entre o cliente e o banco tenta realçar o que é de extrema importância, visto como a reponsabilidade de cuidar de seus rendimentos, talvez por esse motivo o grau de burocracia seja maior entre qualquer outra organização.
 Porem pode-se notar, a pratica onde fica claro perceber o que está ocorrendo é uma disfunção da burocracia entendo que, deveria ser tratado com formalidade até, devido aos motivos de segurança, entretendo se torna no final algo excessivo causando desconforto para ambos os lados, e até mesmo implicando na desorganização na estrutura organizacional devido ao excesso de burocracia, através de papelada e entre outros documentos. O mesmo poderia manter seu modelo atual de trabalho, fundamentado na divisão do trabalho por Departamentos e setores, com o propósito de melhorar a entrega de resultados, entretanto podemos apresentar alguns pontos importantes que esse seguimento e como poderemos melhorar. 
 Para melhorar esses procedimentos de atendimento e preenchimentos de papeladas e seus problemas o banco deve abraçar a inovação digital investindo na manutenção de seus aparelhos e plataformas, aplicando uma agilidade, assim proporcionando um tratamento descritivo e explicativo para soluções bancários e entre outras organizações. Como uma das características de burocracia ressaltadas pelo Max Weber “ Caráter legal normas e regulamentos, O caráter legal é a criação de normas e regulamentos por escritos a fim de definir como burocracia deverá ser ágil, impondo a disciplina”.

Continue navegando