Buscar

Artigo DentalCorp - Barbara Barbosa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Resenha Crítica de Caso
BARBARA BARBOSA DA SILVA 
Trabalho da Disciplina: Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde
 Tutor: Prof. Mirna Miguel Passos Godoy
Feira de Santana
2020
DENTACORP
HAMERMESH, Richard; PINHO, Ricardo Reisen. 
Diretrizes estratégicas mercadológicas em Saúde
A DentalCorp foi fundada em 1989 por Luís Alexandre Chicani , em São Paulo, Brasil visando oferecer planos odontológicos de boa qualidade e baixo custo, pelo diretor de Negócio Institucional do Sindicato Nacional das empresas de Odontologia de Grupo (SINOG) e seu representante na ANS. Formado em Odontologia pela USP (Universidade de São Paulo), bacharelado pela FGV e com MBA em Gestão de Planos de Saúde pela Universidade São Camilo.
Em Junho de 2002, a DentalCorp tinha aumentado sete vezes o seu faturamento desde Dezembro de 1998, e o número de filias saltou de dois para quatorze no mesmo período. Embora a empresa tornou-se bem conhecida por sua inovadora liderança, estratégia e crescimento continuavam não obtendo lucros significativos.
Em Setembro de 2002, Chicani recebeu um telefonema de um executivo do Instituto Empreender Endeavor (Endeavor Brasil ), uma Organização pioneira em empreendedorismo de alto impacto em mercado de crescimento e tem como missão “Selecionar, orientar e acelerar os melhores Empreendedores de alto Impacto em todo o mundo “.
Depois de um processo seletivo super criterioso em Março de 2003 a DentalCorp foi aprovada no Painel Internacional de Seleção como Empreendedor Endeavor, sobre a orientação da Endeavor, Chicani avançou rapidamente e implementou mudanças na empresa , com a implantação de uma Diretória consultiva e a saída dos membros da família de seus cargos executivos.
Em novembro de 2003 a DentalCorp foi a primeira empresa do ramo a receber o certificado de ISSO 9001:2000. Foi desenvolvido e instalado um software especializado para 
melhorar a integração entre os sistemas de retaguarda e linha de frete, e a interface da empresa na internet também foi aperfeiçoada, melhorando a interconectividade. O Rh podia receber as atualizações sobre novos e artigos associados.
 Ao final de 2004, a DentalCorp havia formado uma rede com mais de doze mil dentistas credenciados e vinte e dois escritórios regionais no Brasil inteiro, dedicados a atender aos clientes com um amplo leque de fornecedores e serviços dentários a preços acessíveis. Tornou-se a quinta maior empresa do mercado odontológico brasileiro, com cerca de 150 mil associados entre a DentalCorp e suas parceiras do setor de plano de saúde , 160 funcionários e um faturamento projetado de quase R$10 milhões.
Com o crescimento ficou evidente um ponto fraco da DentalCorp que era a dificuldade de criar novos talentos e lideranças , pois com o interesse de uma expansão internacional a empresa necessitava ter uma equipe forte composta por funcionários capazes de administrar com diferentes responsabilidades.
A DentalCorp fora um teste de resistência e perseverança para Chicani. “O que me move são sonhos, e os sonhos estão ligados a objetivos”. Quero manter acesa a chama do espírito empreendedor, mas também me torna uma empresa Internacional.

Continue navegando