Buscar

Teste de Conhecimento 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		As teorias curriculares críticas basearam o seu plano teórico nas concepções marxistas e também nos ideários da chamada Teoria Crítica, vinculada a autores da Escola de Frankfurt, notadamente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Outra influência importante foi composta pelos autores da chamada Nova Sociologia da Educação, tais como Pierre Bourdieu e Louis Althusser. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA:
I - Os autores citados compreendem que tanto a escola como a educação em si são instrumentos de reprodução e legitimação das desigualdades sociais propriamente constituídas no seio da sociedade capitalista, atingindo, sobretudo as classes desprivilegiadas socioeconomicamente.
II - O currículo está atrelado aos interesses e conceitos das classes dominantes, não estando diretamente fundamentado ao contexto dos grupos sociais subordinados, uma vez que quem seleciona e organiza os conteúdos escolares são pesquisadores, especialistas no assunto específico da ciência, sendo os conteúdos da escola, muitas vezes, divorciados do significado humano.
III - A função do currículo, mais do que um conjunto coordenado e ordenado de matérias, deveria também conter uma estrutura crítica que permitisse uma perspectiva libertadora e conceitualmente crítica em favorecimento das massas populares.
Estão corretas:
	
	
	
	Somente a III
	
	
	Somente a II
	
	
	Somente a I e II
	
	
	Somente a I
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		(Fonte: MEC: ENC/Provão-Pedagogia 2002-adaptada) Segundo Libâneo, a docência de qualquer conteúdo científico e cultural supõe uma transposição pedagógico-dialética, o domínio de saberes pedagógicos como condição para a aprendizagem eficaz e o conhecimento das características sociais e culturais dos aprendizes. (LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola. In CANDAU, Vera (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2001) Assim, situando a formação continuada e o currículo do próprio professor para atender aos desafios da sociedade contemporânea, uma das vertentes da construção/reconstrução do processo pedagógico, uma ação que responde a essas necessidades dos professores é:
	
	
	
	A promoção de estudos permanentes com articulação entre a fundamentação teórica e a prática educativa cotidiana no trabalho do professor.
	
	
	A distribuição de material didático investimento na qualificação do teórico dos professores por meio de cursos e treinamentos que priorizam conteúdos específicos das diferentes áreas.
	
	
	O estabelecimento de grupos de trabalho, objetivando adequar a ação docente cotidiana aos conteúdos teóricos definidos.
	
	
	A análise de levantamentos estatísticos do desempenho dos alunos para fazer inferências sobre a qualidade do trabalho pedagógico.
	
	
	A introdução de leituras sobre questões atuais do ensino que promovam a mudança no discurso do professor sobre a aprendizagem dos alunos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Althusser e Bourdieu, a escola é uma instituição responsável pela reprodução das desigualdades sociais. De acordo com o pensamento dos autores mencionados podemos afirmar que:
	
	
	
	Althusser utiliza a teoria do capital cultural como categoria na análise da reprodução das desigualdades sociais, enquanto Bourdieu utiliza a ideologia como categoria na análise da reprodução das desigualdades sociais.
	
	
	Ambos consideram a ideologia como categoria central para as teorizações críticas.
	
	
	Althusser utiliza a ideologia como categoria na análise da reprodução das desigualdades sociais, enquanto Bourdieu utiliza a teoria do capital cultural para a análise da reprodução das desigualdades sociais.
	
	
	Ambos consideram que a cultura que tem prestígio e valor social é a cultura das classes dominadas.
	
	
	Ambos reconhecem que a escola tem pouca participação na manutenção da sociedade capitalista e seus ideais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a teoria defendida por Ralph Tyler (autor do livro ¿Princípios básicos de currículo e ensino¿, 1949). É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Propõe quatro questões básicas: currículo, ensino, instrução e avaliação.
	
	
	Utiliza apenas pressupostos teóricos da administração deixando de lado a Psicologia Experimental e da Psicologia Behaviorista.
	
	
	Consolida a concepção humanista de currículo.
	
	
	Propõe um modelo que rompa com o modelo conhecido como Técnico-linear.
	
	
	Defende temas transversais que favoreçam a formação de cidadãos históricos sociais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os teóricos críticos entendem o currículo como:
	
	
	
	Projeto político pedagógico elaborado pelas escolas, com a colaboração dos professores e de especialistas em Recursos Humanos.
	
	
	Planos pedagógicos elaborados pelos professores da unidade escolar, em concordância com as determinações da secretaria da educação.
	
	
	Organização do ensino por meio de uma grade de conteúdos, na qual de define a quantidade de aulas por disciplinas para cada ano de ensino.
	
	
	Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes.
	
	
	Conjunto de objetivos a serem alcançados no final do ano, por meio de conteúdos a serem ensinados e aprendidos durante o processo de ensino.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Do ponto de vista teórico-prático, a teoria crítica aplicada ao currículo escolar se manifesta nas salas de aula, quando:
I. Questiona as relações de poder .
II. Adota procedimentos para hierarquização da estrutura social .
III. Analisa os fatores determinantes do currículo  oculto.
IV. Estrutura os conteúdos em blocos de disciplinas.
O(s) item(ns) correto(os) é(são) apenas:
	
	
	
	I
	
	
	 IV
	
	
	 II e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino. (Emanuelle Oliveira. disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo) Sabendo disso, o currículo
	
	
	
	Deve ser uma série de planos que possam definir um padrão cultural hegemônico e por meio dele manter a equidade social.
	
	
	Deve ser correspondente aos meios sociais que comandam a hegemonia econômica da sociedade em detrimento das individualidades.
	
	
	Deve ser um conjunto de conteúdos que correspondam a história do Estado e das classes que o constituíram no decorrer desse processo.
	
	
	Deve contribuir para a identidade dos alunos em que ressalta a individualidade e o contexto social em que estão inseridos.
	
	
	Deve ser exclusivamente um apanhado de conteúdos significativos daquilo que esperamos que os alunos sejam na sociedade.
	
Explicação: O currículo deve estar permanentemente preocupado em formar identidades e para mantermos respeito às diferenças e convívio coletivo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Cada vez mais alguém famoso revela uma infância de abusos sexuais, abre-se uma fresta no porão das lembranças de um drama algoz, em geral dentro de casa. (REVISTA VEJA: 2012, ano 45, no. 22). De um modo geral, temas como polêmicos com violência em suas diferentes formas têm sido omitidos ou silenciados nas práticas curriculares. O movimento teórico que alerta sobre a necessidade de enfrentamento de questões desta natureza que marginalizam a infância e desrespeitam seus direitos de vida digna, denomina-se teoria:
	
	
	
	Tradicional para preservar valores e igualdade de direitos
	
	
	Tecnicista para moldar condutas desejadas
	
	
	Pós-crítica para enfretamento das tensões da realidade
	
	
	Positivista porque prevê modelo educativo desejado
	
	
	Moderna para legitimar o currículo escolardesenvolvido pela escola

Outros materiais