Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO 2 SAÚDE E INFANCIA

User badge image
Allysson Diego

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Guedes (2011, p. 139) "em alguns países não é surpresa encontrar grande variedade de estudos epidemiológicos que procuram documentar, analisar e compreender aspectos relacionados ao trinômio crescimento físico - maturação biológica - desempenho motor, fazendo com que, nessas realidades, já exista uma notável tradição no desenvolvimento de ações com essa finalidade". Tendo em mente a maturação biológica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em crianças de crescimento tardio (retardado, atrasado, lento) o crescimento físico antecede o psicológico em 3 anos ou mais.
b) A maturação biológica corresponde às mudanças quantitativas que impedem ao organismo alcançar seus níveis mais elevados de funcionamento.
c) Em crianças precoces (com desenvolvimento acelerado) o desenvolvimento físico precede o biológico em um ou mais anos.
d) A criança que apresenta seu estado maturacional adiantado terá características e rendimentos idênticos àquelas que apresentam uma maturação tardia.

Segundo Molini-Alvejonas et al. (2018, p. 8), "o acompanhamento do desenvolvimento infantil, a identificação e avaliação de fatores de risco e os aspectos relacionados à família são condições orgânicas e passíveis de cuidado. Dessa forma, a necessidade de acompanhamento sistemático do crescimento da criança, bem como dos fatores de riscos, são condições que exigem vigilância, pois há um aumento da probabilidade da existência de doenças perinatais e infantis nestes bebês de risco". Com base nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Crescimento.
II- Desenvolvimento.
( ) É entendido como transformações quantitativas do corpo. Do ponto de vista biológico, é um processo contínuo que se caracteriza por modificações na forma e no tamanho do corpo, cessando com a altura final do indivíduo.
( ) Está relacionado à unidade de tempo e com todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas.
( ) Pode ser entendido como a somatória ds desenvolvimentos celular, bioquímico, biofísico e morfogenético herdados biologicamente e modificados pelo meio.
( ) É algo mais complexo, que inclui todas as alterações e mudanças físicas como um todo. Abarca mudanças individuais, funcionais, que ocorrem no organismo vivo.
a) II - II - I - I.
b) II - I - II - I.
c) I - II - I - II.
d) I - I - II - II.

"De maneira geral, a família é considerada o primeiro e o principal contexto de desenvolvimento da criança, justamente porque tem obrigações e responsabilidades bem específicas ao longo da trajetória de socialização da criança. Desse modo, é dever dos pais cumprir funções de sustento, educação e assistência aos filhos, procurando colocá-los a salvo de qualquer forma de abandono, violência ou discriminação. Entretanto a pobreza pode levar pais e outros cuidadores a falhar ou se omitir nessas tarefas. Nessas circunstâncias, a experiência da convivência familiar tende a se realizar em um contexto marcado por uma série de privações que são decisivas para o bem-estar físico e emocional da criança".
Considerando essas observações de Cavalcante, Magalhaes e Pontes (2009, p. 616) sobre o desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O profissional que necessita conhecer diversas mudanças que ocorrem em cada faixa etária da criança, as suas necessidades, capacidades específicas e limitações é o educador, pois é ele que lida com o desenvolvimento infantil. Sendo assim, não cabe ao governo, nem à família buscarem conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, ou promoverem ações sobre isso.
( ) Os neurônios realizam entre si uma grande quantidade de sinapses durante o desenvolvimento infantil. Essas sinapses são produzidas entre os neurônios já na primeira infância. Uma quantidade delas será selecionada e mantida, enquanto outras, consideradas desnecessárias, serão eliminadas. Para que as células nervosas produzam novas conexões entre os neurônios, a experiência, o meio e a aprendizagem são fatores imprescindíveis.
( ) Tanto a escola quanto a família, muitas vezes, criam expectativas que não são alcançadas pelos alunos no desempenho escolar. Diante dessa realidade, torna-se fundamental aos profissionais da educação que lidam com a dimensão humana compreender o processo de desenvolvimento em seus vários aspectos, físico, mental e emocional.
a) F - V - F.
b) F - V - V.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Na pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo e a linguagem de crianças prematuras, Viana, Andrade e Lopes (2014, p. 5) constataram que: "a idade do desenvolvimento cognitivo influencia as habilidades cognitivas e de linguagem receptiva e expressiva, havendo relação da idade de desenvolvimento de linguagem receptiva e expressiva com as habilidades de capacidade de apreensão e manipulação de objetos".
Levando em conta as fases de segmentação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Zigoto.
II- Nidação.
( ) Evento em que ocorre a implantação (fixação) do embrião no útero. Com duas semanas de gestação, a mórula se desloca pela tuba uterina, aumentando muito seu número de células para realizar a inserção do ovo no endométrio.
( ) A partir da fecundação, a nova célula passa a ser chamada dessa forma. Também é intitulada célula-ovo. Sofre diversas divisões, aumentando seu número.
( ) Trata-se da primeira célula formada. É ela que trará as informações genéticas como a cor dos olhos, o tipo de cabelo, o formato do nariz e outras características.
a) II - I - I.
b) I - I - II.
c) I - II - I.
d) II - II - I.

De acordo com Brandao e Martin (2012, p. 202) 'consegue-se justificar o maior envolvimento e humor positivo que é verificado durante as atividades Montessori. Durante a intervenção, é também potenciado o contato com técnicos ou outros indivíduos, o que pode explicar o aumento da participação e interação do indivíduo. Este método pode ser motivador, uma vez que a aprendizagem ocorre por contato com o ambiente e envolve a estimulação das dimensões funcional, cognitiva e relacional'.
A respeito do método de Montessori, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi criado pela médica e educadora italiana, incialmente como uma metodologia de educação infantil com base em atividades escolhidas pelas próprias crianças. O ambiente era cuidadosamente preparado e estimulava o progresso disciplinado das tarefas simples às mais complexas.
b) A pedagoga nascida em Verona, foi contemporânea de William Shakespeare. Juntos, eles criaram um método de alfabetização vinculado ao teatro e às artes cênicas como um todo. As técnicas de ações dramáticas associavam o desenvolvimento da aprendizagem e da memória, bem como da sensibilidade.
c) A psicóloga nascida em Roma desenvolveu essa metodologia que recebeu posteriormente o seu sobrenome para trabalhar na educação de jovens e adultos. Com o passar do tempo, observou-se que ele era mais apropriado com o público idoso, e ainda hoje é utilizado em instituições asilares.
d) Foi elaborado pela pesquisadora germânica que viveu na Idade Média, para atender apenas a crianças com deficiência. A metodologia acabou caindo em desuso em âmbito internacional em 2000, por contrariar os pressupostos da educação inclusiva.

De acordo com Lima (2013, p. 324), "para evitar uma convivência demasiado estreita com a mãe, sugeriam que a criança deveria ir logo para a escola, que parecia ser uma instituição mais adequada para promover o ajustamento social. No entanto, dificilmente a escola seria capaz de sobrepor sua influência à da família, daí a necessidade de se investir simultaneamente no esclarecimento dos pais em matéria de desenvolvimento infantil".
Sobre o papel da escola, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola exerce grande influência no desenvolvimento da criança. É uma instituição social, responsável pela educação sistemática e pelo aprimoramento das capacidades intelectuais. Portanto seu papel é relevante na formação, principalmente, nos primeiros anos de vida. É na escola que a criança evolui na aprendizagem, no desenvolvimento e na inteligência.
II- A escola é a organização social em que a educação é estimulada de modo espontâneo e voluntário. Lá a criança é encorajada a aprender livremente, sem o estabelecimento prévio de intenções ou objetivos de aprendizagem. Por isso, as melhores escolas não utilizam métodos específicos. Parte-se do pressuposto de que as ideias, conhecimentos e valores são desenvolvidos de modo instintivo e natural.
III- Espera-se que a escola promova a aprendizagem dos conhecimentos construídos social e historicamente ao longo dos anos, e à família cabe a tarefa de promover a socialização das crianças, ensinando-lhes comportamentos, atitudes e valores defendidos pela sociedade. Faz parte da sua responsabilidade inserir as crianças no contexto social, durante o ciclo vital dos estudantes.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Para Carvalho (2003, p. S396), "a participação dos pais no nascimento traz o núcleo familiar para o ambiente institucional, constituindo um desafio e uma possibilidade de construção de uma assistência atenta à qualidade do nascimento das crianças, numa perspectiva respeitosa à vida humana". Tendo em conta o nascimento do bebê, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O nascimento corresponde a uma situação de pleno alívio para o bebê. Afinal, o útero era um lugar apertado, desconfortável e que exigia muitas responsabilidades do bebê. O ato de nascer é agradável e descomplicado.
( ) O nascimento é um momento difícil para o bebê, pois, durante os nove meses dentro do útero, era alimentado pelo cordão umbilical, recebendo nutrientes e oxigênio por meio dos vasos sanguíneos.
( ) Essa nova condição de passagem impõe rupturas e superação de algumas condições do período embrionário. Uma das principais rupturas desse período é a separação do recém-nascido do útero, que ocorre no ato do nascimento.
a) F - V - V.
b) F - F - V.
c) V - F - F.
d) F - V - F.

De acordo com Ito e Guzzo (2002, p. 96) existem autores que "consideram o temperamento como um fator relativamente estável, que se apresenta independente de outros fatores, e que as dimensões temperamentais (representadas pelas emoções primárias: raiva, medo, alegria, prazer, interesse e atividade motora, esta última refletindo ativabilidade emocional) formam a base emocional do desenvolvimento da personalidade, a qual é composta por diversos fatores que interagem com as características temperamentais. Também são considerados complementares ao temperamento os aspectos receptivos, a habilidade de reconhecer e decodificar as expressões emocionais de outros". Tendo em mente o conceito de personalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As nossas características físicas estão apoiadas na genética. Já o comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos. O desenvolvimento psicossocial envolve as emoções, as relações sociais e a personalidade.
( ) A hereditariedade individual (cor dos olhos, tipo sanguíneo, personalidade) recebe influência de forças hereditárias e ambientais. Ainda não há um consenso sobre a influência precisa da genética sobre o comportamento e o desenvolvimento humano.
( ) O desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais é desassociado do processo de percepção. Do mesmo modo, o desenvolvimento da personalidade é desconexo da influência da família. Entretanto a família interfere de modo decisivo na formação do caráter da criança.
a) F - F - V.
b) F - V - F.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Para Eyken e Ribeiro (2012, p. 1085), "o desenvolvimento humano é um processo dinâmico que acontece durante toda a vida. Entretanto, é na infância que eventos externos e fatores internos exercem maior influência. Destaca-se a desigualdade social entre esses eventos e fatores, porque ela mantém a injusta distância entre as crianças brasileiras vulneradas pela pobreza e as oportunidades que podem mudar essa condição. Essas oportunidades também se relacionam com a família e a possibilidade de cumprir seu papel de agente promotor do desenvolvimento infantil, especialmente o papel da mãe". Considerando fatores internos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Características psicológicas, biológicas e interações sociais.
b) DNA, condições socioeconômicas e aspectos emocionais.
c) Meio, experiência e aspectos culturais.
d) Hereditariedade, crescimento orgânico e maturação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Guedes (2011, p. 139) "em alguns países não é surpresa encontrar grande variedade de estudos epidemiológicos que procuram documentar, analisar e compreender aspectos relacionados ao trinômio crescimento físico - maturação biológica - desempenho motor, fazendo com que, nessas realidades, já exista uma notável tradição no desenvolvimento de ações com essa finalidade". Tendo em mente a maturação biológica, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em crianças de crescimento tardio (retardado, atrasado, lento) o crescimento físico antecede o psicológico em 3 anos ou mais.
b) A maturação biológica corresponde às mudanças quantitativas que impedem ao organismo alcançar seus níveis mais elevados de funcionamento.
c) Em crianças precoces (com desenvolvimento acelerado) o desenvolvimento físico precede o biológico em um ou mais anos.
d) A criança que apresenta seu estado maturacional adiantado terá características e rendimentos idênticos àquelas que apresentam uma maturação tardia.

Segundo Molini-Alvejonas et al. (2018, p. 8), "o acompanhamento do desenvolvimento infantil, a identificação e avaliação de fatores de risco e os aspectos relacionados à família são condições orgânicas e passíveis de cuidado. Dessa forma, a necessidade de acompanhamento sistemático do crescimento da criança, bem como dos fatores de riscos, são condições que exigem vigilância, pois há um aumento da probabilidade da existência de doenças perinatais e infantis nestes bebês de risco". Com base nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Crescimento.
II- Desenvolvimento.
( ) É entendido como transformações quantitativas do corpo. Do ponto de vista biológico, é um processo contínuo que se caracteriza por modificações na forma e no tamanho do corpo, cessando com a altura final do indivíduo.
( ) Está relacionado à unidade de tempo e com todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas.
( ) Pode ser entendido como a somatória ds desenvolvimentos celular, bioquímico, biofísico e morfogenético herdados biologicamente e modificados pelo meio.
( ) É algo mais complexo, que inclui todas as alterações e mudanças físicas como um todo. Abarca mudanças individuais, funcionais, que ocorrem no organismo vivo.
a) II - II - I - I.
b) II - I - II - I.
c) I - II - I - II.
d) I - I - II - II.

"De maneira geral, a família é considerada o primeiro e o principal contexto de desenvolvimento da criança, justamente porque tem obrigações e responsabilidades bem específicas ao longo da trajetória de socialização da criança. Desse modo, é dever dos pais cumprir funções de sustento, educação e assistência aos filhos, procurando colocá-los a salvo de qualquer forma de abandono, violência ou discriminação. Entretanto a pobreza pode levar pais e outros cuidadores a falhar ou se omitir nessas tarefas. Nessas circunstâncias, a experiência da convivência familiar tende a se realizar em um contexto marcado por uma série de privações que são decisivas para o bem-estar físico e emocional da criança".
Considerando essas observações de Cavalcante, Magalhaes e Pontes (2009, p. 616) sobre o desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O profissional que necessita conhecer diversas mudanças que ocorrem em cada faixa etária da criança, as suas necessidades, capacidades específicas e limitações é o educador, pois é ele que lida com o desenvolvimento infantil. Sendo assim, não cabe ao governo, nem à família buscarem conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, ou promoverem ações sobre isso.
( ) Os neurônios realizam entre si uma grande quantidade de sinapses durante o desenvolvimento infantil. Essas sinapses são produzidas entre os neurônios já na primeira infância. Uma quantidade delas será selecionada e mantida, enquanto outras, consideradas desnecessárias, serão eliminadas. Para que as células nervosas produzam novas conexões entre os neurônios, a experiência, o meio e a aprendizagem são fatores imprescindíveis.
( ) Tanto a escola quanto a família, muitas vezes, criam expectativas que não são alcançadas pelos alunos no desempenho escolar. Diante dessa realidade, torna-se fundamental aos profissionais da educação que lidam com a dimensão humana compreender o processo de desenvolvimento em seus vários aspectos, físico, mental e emocional.
a) F - V - F.
b) F - V - V.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Na pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo e a linguagem de crianças prematuras, Viana, Andrade e Lopes (2014, p. 5) constataram que: "a idade do desenvolvimento cognitivo influencia as habilidades cognitivas e de linguagem receptiva e expressiva, havendo relação da idade de desenvolvimento de linguagem receptiva e expressiva com as habilidades de capacidade de apreensão e manipulação de objetos".
Levando em conta as fases de segmentação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Zigoto.
II- Nidação.
( ) Evento em que ocorre a implantação (fixação) do embrião no útero. Com duas semanas de gestação, a mórula se desloca pela tuba uterina, aumentando muito seu número de células para realizar a inserção do ovo no endométrio.
( ) A partir da fecundação, a nova célula passa a ser chamada dessa forma. Também é intitulada célula-ovo. Sofre diversas divisões, aumentando seu número.
( ) Trata-se da primeira célula formada. É ela que trará as informações genéticas como a cor dos olhos, o tipo de cabelo, o formato do nariz e outras características.
a) II - I - I.
b) I - I - II.
c) I - II - I.
d) II - II - I.

De acordo com Brandao e Martin (2012, p. 202) 'consegue-se justificar o maior envolvimento e humor positivo que é verificado durante as atividades Montessori. Durante a intervenção, é também potenciado o contato com técnicos ou outros indivíduos, o que pode explicar o aumento da participação e interação do indivíduo. Este método pode ser motivador, uma vez que a aprendizagem ocorre por contato com o ambiente e envolve a estimulação das dimensões funcional, cognitiva e relacional'.
A respeito do método de Montessori, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi criado pela médica e educadora italiana, incialmente como uma metodologia de educação infantil com base em atividades escolhidas pelas próprias crianças. O ambiente era cuidadosamente preparado e estimulava o progresso disciplinado das tarefas simples às mais complexas.
b) A pedagoga nascida em Verona, foi contemporânea de William Shakespeare. Juntos, eles criaram um método de alfabetização vinculado ao teatro e às artes cênicas como um todo. As técnicas de ações dramáticas associavam o desenvolvimento da aprendizagem e da memória, bem como da sensibilidade.
c) A psicóloga nascida em Roma desenvolveu essa metodologia que recebeu posteriormente o seu sobrenome para trabalhar na educação de jovens e adultos. Com o passar do tempo, observou-se que ele era mais apropriado com o público idoso, e ainda hoje é utilizado em instituições asilares.
d) Foi elaborado pela pesquisadora germânica que viveu na Idade Média, para atender apenas a crianças com deficiência. A metodologia acabou caindo em desuso em âmbito internacional em 2000, por contrariar os pressupostos da educação inclusiva.

De acordo com Lima (2013, p. 324), "para evitar uma convivência demasiado estreita com a mãe, sugeriam que a criança deveria ir logo para a escola, que parecia ser uma instituição mais adequada para promover o ajustamento social. No entanto, dificilmente a escola seria capaz de sobrepor sua influência à da família, daí a necessidade de se investir simultaneamente no esclarecimento dos pais em matéria de desenvolvimento infantil".
Sobre o papel da escola, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola exerce grande influência no desenvolvimento da criança. É uma instituição social, responsável pela educação sistemática e pelo aprimoramento das capacidades intelectuais. Portanto seu papel é relevante na formação, principalmente, nos primeiros anos de vida. É na escola que a criança evolui na aprendizagem, no desenvolvimento e na inteligência.
II- A escola é a organização social em que a educação é estimulada de modo espontâneo e voluntário. Lá a criança é encorajada a aprender livremente, sem o estabelecimento prévio de intenções ou objetivos de aprendizagem. Por isso, as melhores escolas não utilizam métodos específicos. Parte-se do pressuposto de que as ideias, conhecimentos e valores são desenvolvidos de modo instintivo e natural.
III- Espera-se que a escola promova a aprendizagem dos conhecimentos construídos social e historicamente ao longo dos anos, e à família cabe a tarefa de promover a socialização das crianças, ensinando-lhes comportamentos, atitudes e valores defendidos pela sociedade. Faz parte da sua responsabilidade inserir as crianças no contexto social, durante o ciclo vital dos estudantes.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Para Carvalho (2003, p. S396), "a participação dos pais no nascimento traz o núcleo familiar para o ambiente institucional, constituindo um desafio e uma possibilidade de construção de uma assistência atenta à qualidade do nascimento das crianças, numa perspectiva respeitosa à vida humana". Tendo em conta o nascimento do bebê, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O nascimento corresponde a uma situação de pleno alívio para o bebê. Afinal, o útero era um lugar apertado, desconfortável e que exigia muitas responsabilidades do bebê. O ato de nascer é agradável e descomplicado.
( ) O nascimento é um momento difícil para o bebê, pois, durante os nove meses dentro do útero, era alimentado pelo cordão umbilical, recebendo nutrientes e oxigênio por meio dos vasos sanguíneos.
( ) Essa nova condição de passagem impõe rupturas e superação de algumas condições do período embrionário. Uma das principais rupturas desse período é a separação do recém-nascido do útero, que ocorre no ato do nascimento.
a) F - V - V.
b) F - F - V.
c) V - F - F.
d) F - V - F.

De acordo com Ito e Guzzo (2002, p. 96) existem autores que "consideram o temperamento como um fator relativamente estável, que se apresenta independente de outros fatores, e que as dimensões temperamentais (representadas pelas emoções primárias: raiva, medo, alegria, prazer, interesse e atividade motora, esta última refletindo ativabilidade emocional) formam a base emocional do desenvolvimento da personalidade, a qual é composta por diversos fatores que interagem com as características temperamentais. Também são considerados complementares ao temperamento os aspectos receptivos, a habilidade de reconhecer e decodificar as expressões emocionais de outros". Tendo em mente o conceito de personalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As nossas características físicas estão apoiadas na genética. Já o comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos. O desenvolvimento psicossocial envolve as emoções, as relações sociais e a personalidade.
( ) A hereditariedade individual (cor dos olhos, tipo sanguíneo, personalidade) recebe influência de forças hereditárias e ambientais. Ainda não há um consenso sobre a influência precisa da genética sobre o comportamento e o desenvolvimento humano.
( ) O desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais é desassociado do processo de percepção. Do mesmo modo, o desenvolvimento da personalidade é desconexo da influência da família. Entretanto a família interfere de modo decisivo na formação do caráter da criança.
a) F - F - V.
b) F - V - F.
c) V - F - F.
d) V - V - F.

Para Eyken e Ribeiro (2012, p. 1085), "o desenvolvimento humano é um processo dinâmico que acontece durante toda a vida. Entretanto, é na infância que eventos externos e fatores internos exercem maior influência. Destaca-se a desigualdade social entre esses eventos e fatores, porque ela mantém a injusta distância entre as crianças brasileiras vulneradas pela pobreza e as oportunidades que podem mudar essa condição. Essas oportunidades também se relacionam com a família e a possibilidade de cumprir seu papel de agente promotor do desenvolvimento infantil, especialmente o papel da mãe". Considerando fatores internos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Características psicológicas, biológicas e interações sociais.
b) DNA, condições socioeconômicas e aspectos emocionais.
c) Meio, experiência e aspectos culturais.
d) Hereditariedade, crescimento orgânico e maturação.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
		Disciplina:
	Infância e Saúde (LEE17)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512614) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para Guedes (2011, p. 139) "em alguns países não é surpresa encontrar grande variedade de estudos epidemiológicos que procuram documentar, analisar e compreender aspectos relacionados ao trinômio crescimento físico - maturação biológica - desempenho motor, fazendo com que, nessas realidades, já exista uma notável tradição no desenvolvimento de ações com essa finalidade". Tendo em mente a maturação biológica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GUEDES, Dartagnan Pinto. Crescimento e desenvolvimento aplicado à educação física e ao esporte. Rev. bras. educ. fís. esporte.  São Paulo, v. 25, n. spe, p. 127-140, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092011000500013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 abr. 2019.
	a)
	Em crianças de crescimento tardio (retardado, atrasado, lento) o crescimento físico antecede o psicológico em 3 anos ou mais.
	b)
	A maturação biológica corresponde às mudanças quantitativas que impedem ao organismo alcançar seus níveis mais elevados de funcionamento.
	c)
	Em crianças precoces (com desenvolvimento acelerado) o desenvolvimento físico precede o biológico em um ou mais anos.
	d)
	A criança que apresenta seu estado maturacional adiantado terá características e rendimentos idênticos àquelas que apresentam uma maturação tardia.
	2.
	Segundo Molini-Alvejonas et al. (2018, p. 8), "o acompanhamento do desenvolvimento infantil, a identificação e avaliação de fatores de risco e os aspectos relacionados à família são condições orgânicas e passíveis de cuidado. Dessa forma, a necessidade de acompanhamento sistemático do crescimento da criança, bem como dos fatores de riscos, são condições que exigem vigilância, pois há um aumento da probabilidade da existência de doenças perinatais e infantis nestes bebês de risco". Com base nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crescimento.
II- Desenvolvimento. 
(    ) É entendido como transformações quantitativas do corpo. Do ponto de vista biológico, é um processo contínuo que se caracteriza por modificações na forma e no tamanho do corpo, cessando com a altura final do indivíduo.
(    ) Está relacionado à unidade de tempo e com todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas.
(    ) Pode ser entendido como a somatória ds desenvolvimentos celular, bioquímico, biofísico e morfogenético herdados biologicamente e modificados pelo meio.
(    ) É algo mais complexo, que inclui todas as alterações e mudanças físicas como um todo. Abarca mudanças individuais, funcionais, que ocorrem no organismo vivo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOLINI-AVEJONAS, Daniela Regina et al . Atenção Básica como ordenadora do cuidado ao bebê de risco para alterações do neurodesenvolvimento. CoDAS. São Paulo, v. 30, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000300302&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 abr. 2019.
	a)
	II - II - I - I.
	b)
	II - I - II - I.
	c)
	I - II - I - II.
	d)
	I - I - II - II.
	3.
	"De maneira geral, a família é considerada o primeiro e o principal contexto de desenvolvimento da criança, justamente porque tem obrigações e responsabilidades bem específicas ao longo da trajetória de socialização da criança. Desse modo, é dever dos pais cumprir funções de sustento, educação e assistência aos filhos, procurando colocá-los a salvo de qualquer forma de abandono, violência ou discriminação. Entretanto a pobreza pode levar pais e outros cuidadores a falhar ou se omitir nessas tarefas. Nessas circunstâncias, a experiência da convivência familiar tende a se realizar em um contexto marcado por uma série de privações que são decisivas para o bem-estar físico e emocional da criança" Considerando essas observações de Cavalcante, Magalhaes e Pontes (2009, p. 616) sobre o desenvolvimento infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O profissional que necessita conhecer diversas mudanças que ocorrem em cada faixa etária da criança, as suas necessidades, capacidades específicas e limitações é o educador, pois é ele que lida com o desenvolvimento infantil. Sendo assim, não cabe ao governo, nem à família buscarem conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, ou promoverem ações sobre isso. 
(    ) Os neurônios realizam entre si uma grande quantidade de sinapses durante o desenvolvimento infantil. Essas sinapses são produzidas entre os neurônios já na primeira infância. Uma quantidade delas será selecionada e mantida, enquanto outras, consideradas desnecessárias, serão eliminadas. Para que as células nervosas produzam novas conexões entre os neurônios, a experiência, o meio e a aprendizagem são fatores imprescindíveis.
(    ) Tanto a escola quanto a família, muitas vezes, criam expectativas que não são alcançadas pelos alunos no desempenho escolar. Diante dessa realidade, torna-se fundamental aos profissionais da educação que lidam com a dimensão humana compreender o processo de desenvolvimento em seus vários aspectos, físico, mental e emocional. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; MAGALHAES, Celina Maria Colino; PONTES, Fernando Augusto Ramos. Processos de saúde e doença entre crianças institucionalizadas: uma visão ecológica. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 14, n. 2, p. 615-625,  abr.  2009 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000200030&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  17  fev.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000200030.
	a)
	F - V - F.
	b)
	V - F - F.
	c)
	V - V - F.
	d)
	F - V - V.
	4.
	Na pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo e a linguagem de crianças prematuras, Viana, Andrade e Lopes (2014, p. 5) constataram que: "a idade do desenvolvimento cognitivo influencia as habilidades cognitivas e de linguagem receptiva e expressiva, havendo relação da idade de desenvolvimento de linguagem receptiva e expressiva com as habilidades de capacidade de apreensão e manipulação de objetos". Desse modo, quais são as características do desenvolvimento cognitivo de crianças da terceira infância? 
FONTE: VIANA, Tatiana Plutarco; ANDRADE, Izabella Santos Nogueira de; LOPES, Ana Nádia Macedo. Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros. Audiol. Commun. Res., São Paulo, v. 19, n. 1, p. 1-6, mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.
	a)
	As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas. O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas se desenvolvem por volta do final do segundo ano de vida. A compreensão e o uso da linguagem se desenvolvem rapidamente.
	b)
	Desenvolvem-se as capacidades de aprender e lembrar, bem como as de responder aos estímulos sensoriais. É comum a experiência do maternal, e mais ainda a da pré-escola. Desenvolve-se a identidade de gênero. A autoconsciência se desenvolve.
	c)
	O pensamento é um tanto egocêntrico, mas aumenta a compreensão do ponto de vista dos outros. A imaturidade cognitiva resulta em algumas ideias ilógicas sobre o mundo. Aprimoram-se a memória e a linguagem. A inteligência torna-se mais previsível.
	d)
	Ganhos cognitivos permitem à criança beneficiar-se da instrução formal na escola. Algumas crianças demonstram necessidades educacionais e talentos especiais. Diminui o egocentrismo. As crianças começam a pensar com lógica, porém concretamente. As habilidades de memória e linguagem aumentam.
	5.
	Segundo Kalil (2008, p. 36), "a fertilização in vitro apresenta maior suscetibilidadeà TVP (Trombose Venosa Profunda), em função das altas doses de estrógeno e progesterona necessárias a esse modelo de gravidez". Levando em conta as fases de segmentação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Zigoto. 
II- Nidação. 
(    ) Evento em que ocorre a implantação (fixação) do embrião no útero. Com duas semanas de gestação, a mórula se desloca pela tuba uterina, aumentando muito seu número de células para realizar a inserção do ovo no endométrio.
(    ) A partir da fecundação, a nova célula passa a ser chamada dessa forma. Também é intitulada célula-ovo. Sofre diversas divisões, aumentando seu número.
(    ) Trata-se da primeira célula formada. É ela que trará as informações genéticas como a cor dos olhos, o tipo de cabelo, o formato do nariz e outras características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KALIL, Jorge Agle et al . Investigação da trombose venosa na gravidez. J. vasc. bras. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 28-37, mar.  2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-54492008000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2019.
	a)
	II - I - I.
	b)
	I - I - II.
	c)
	I - II - I.
	d)
	II - II - I.
	6.
	De acordo com Brandao e Martin (2012, p. 202) "consegue-se justificar o maior envolvimento e humor positivo que é verificado durante as atividades Montessori. Durante a intervenção, é também potenciado o contato com técnicos ou outros indivíduos, o que pode explicar o aumento da participação e interação do indivíduo. Este método pode ser motivador, uma vez que a aprendizagem ocorre por contato com o ambiente e envolve a estimulação das dimensões funcional, cognitiva e relacional". A respeito do método de Montessori, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRANDAO, Daniela Filipa Soares; MARTIN, José Ignacio. Método de Montessori aplicado à demência: revisão da literatura. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 197-204, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472012000200027&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2019.
	a)
	A psicóloga nascida em Roma desenvolveu essa metodologia que recebeu posteriormente o seu sobrenome para trabalhar na educação de jovens e adultos. Com o passar do tempo, observou-se que ele era mais apropriado com o público idoso, e ainda hoje é utilizado em instituições asilares.
	b)
	Foi elaborado pela pesquisadora germânica que viveu na Idade Média, para atender apenas a crianças com deficiência. A metodologia acabou caindo em desuso em âmbito internacional em 2000, por contrariar os pressupostos da educação inclusiva.
	c)
	Foi criado pela médica e educadora italiana, incialmente como uma metodologia de educação infantil com base em atividades escolhidas pelas próprias crianças. O ambiente era cuidadosamente preparado e estimulava o progresso disciplinado das tarefas simples às mais complexas.
	d)
	A pedagoga nascida em Verona, foi contemporânea de William Shakespeare. Juntos, eles criaram um método de alfabetização vinculado ao teatro e às artes cênicas como um todo. As técnicas de ações dramáticas associavam o desenvolvimento da aprendizagem e da memória, bem como da sensibilidade.
	7.
	De acordo com Lima (2013, p. 324), "para evitar uma convivência demasiado estreita com a mãe, sugeriam que a criança deveria ir logo para a escola, que parecia ser uma instituição mais adequada para promover o ajustamento social. No entanto, dificilmente a escola seria capaz de sobrepor sua influência à da família, daí a necessidade de se investir simultaneamente no esclarecimento dos pais em matéria de desenvolvimento infantil". Sobre o papel da escola, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola exerce grande influência no desenvolvimento da criança. É uma instituição social, responsável pela educação sistemática e pelo aprimoramento das capacidades intelectuais. Portanto seu papel é relevante na formação, principalmente, nos primeiros anos de vida. É na escola que a criança evolui na aprendizagem, no desenvolvimento e na inteligência. 
II- A escola é a organização social em que a educação é estimulada de modo espontâneo e voluntário. Lá a criança é encorajada a aprender livremente, sem o estabelecimento prévio de intenções ou objetivos de aprendizagem. Por isso, as melhores escolas não utilizam métodos específicos. Parte-se do pressuposto de que as ideias, conhecimentos e valores são desenvolvidos de modo instintivo e natural. 
III- Espera-se que a escola promova a aprendizagem dos conhecimentos construídos social e historicamente ao longo dos anos, e à família cabe a tarefa de promover a socialização das crianças, ensinando-lhes comportamentos, atitudes e valores defendidos pela sociedade. Faz parte da sua responsabilidade inserir as crianças no contexto social, durante o ciclo vital dos estudantes. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Ana Laura Godinho. Recomendações médicas para a educação da criança-problema: um estudo de manuais de higiene mental, 1939-1947. Hist. ciênc. saúde, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 317-325, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 abr. 2019.
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	8.
	Para Carvalho (2003, p. S396), "a participação dos pais no nascimento traz o núcleo familiar para o ambiente institucional, constituindo um desafio e uma possibilidade de construção de uma assistência atenta à qualidade do nascimento das crianças, numa perspectiva respeitosa à vida humana". Tendo em conta o nascimento do bebê, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nascimento corresponde a uma situação de pleno alívio para o bebê. Afinal, o útero era um lugar apertado, desconfortável e que exigia muitas responsabilidades do bebê. O ato de nascer é agradável e descomplicado.
(    ) O nascimento é um momento difícil para o bebê, pois, durante os nove meses dentro do útero, era alimentado pelo cordão umbilical, recebendo nutrientes e oxigênio por meio dos vasos sanguíneos.
(    ) Essa nova condição de passagem impõe rupturas e superação de algumas condições do período embrionário. Uma das principais rupturas desse período é a separação do recém-nascido do útero, que ocorre no ato do nascimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Maria Luiza Mello de. Participação dos pais no nascimento em maternidade pública: dificuldades institucionais e motivações dos casais. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 19, supl. 2, p. S389-S398, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000800020&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 abr. 2019.
	a)
	F - V - V.
	b)
	F - F - V.
	c)
	V - F - F.
	d)
	F - V - F.
	9.
	De acordo com Ito e Guzzo (2002, p. 96) existem autores que "consideram o temperamento como um fator relativamente estável, que se apresenta independente de outros fatores, e que as dimensões temperamentais (representadas pelas emoções primárias: raiva, medo, alegria, prazer, interesse e atividade motora, esta última refletindo ativabilidade emocional) formam a base emocional do desenvolvimento da personalidade, a qual é composta por diversos fatores que interagem com as características temperamentais. Também são considerados complementares ao temperamento os aspectos receptivos, a habilidade de reconhecer e decodificar as expressões emocionais de outros". Tendo em mente o conceito de personalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As nossas características físicas estão apoiadas na genética. Já o comportamento, a inteligência e a personalidade recebem grandes influências do meio em que vivemos. O desenvolvimento psicossocial envolve as emoções, as relações sociais e a personalidade. 
(    ) A hereditariedade individual(cor dos olhos, tipo sanguíneo, personalidade) recebe influência de forças hereditárias e ambientais. Ainda não há um consenso sobre a influência precisa da genética sobre o comportamento e o desenvolvimento humano. 
(    ) O desenvolvimento da personalidade e das capacidades intelectuais é desassociado do processo de percepção. Do mesmo modo, o desenvolvimento da personalidade é desconexo da influência da família. Entretanto a família interfere de modo decisivo na formação do caráter da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ITO, Patrícia do Carmo Pereira; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estud. psicol. Campinas, v. 19, n. 1, p. 91-100, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2002000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.
	a)
	F - V - F.
	b)
	V - F - F.
	c)
	V - V - F.
	d)
	F - F - V.
	10.
	Para Eyken e Ribeiro (2012, p. 1085), "o desenvolvimento humano é um processo dinâmico que acontece durante toda a vida. Entretanto, é na infância que eventos externos e fatores internos exercem maior influência. Destaca-se a desigualdade social entre esses eventos e fatores, porque ela mantém a injusta distância entre as crianças brasileiras vulneradas pela pobreza e as oportunidades que podem mudar essa condição. Essas oportunidades também se relacionam com a família e a possibilidade de cumprir seu papel de agente promotor do desenvolvimento infantil, especialmente o papel da mãe". Considerando fatores internos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: EYKEN, Elisa Dell'orto Van; RIBEIRO, Carlos Dimas Martins. Desenvolvimento infantil: seus agentes e as políticas públicas do município do Rio de Janeiro. Physis, v. 22, n. 3, p. 1085-1099, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 abr. 2019.
	a)
	DNA, condições socioeconômicas e aspectos emocionais.
	b)
	Características psicológicas, biológicas e interações sociais.
	c)
	Hereditariedade, crescimento orgânico e maturação.
	d)
	Meio, experiência e aspectos culturais.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina