Buscar

avaliando aprendizado proc trbalho I

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I   
	Aluno(a): 
	 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	 
		1
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Nos termos da LEI Nº 13.467, de 13 de julho de 2017 (Reforma Trabalhista), no exame de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, a Justiça do Trabalho deverá balizar a sua atuação pelo seguinte princípio:
		
	
	Princípio da intervenção máxima na autonomia da vontade coletiva; 
	
	Princípio da não intervenção na autonomia da vontade coletiva; 
	
	As demais respostas são incorretas; 
	
	Princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva;
	
	Princípio da adequação substancial negociada; 
	Respondido em 14/05/2020 19:59:41
	
Compare com a sua resposta: 
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;            (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho;        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
	
		2
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Considere as proposições abaixo e ao final responda ao que se pede. I. De acordo com o artigo 2º do Código de Processo Civil brasileiro: nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. II. De acordo com o artigo 765 da Consolidação das Leis do Trabalho: os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas. Nas hipóteses apresentadas estão presentes, respectivamente, os princípios: 
		
	
	Imediação e Extrapetição
	
	Juiz natural e Inquisitivo
	
	Imediação e Dispositivo
	
	Dispositivo e Instrumentalidade
	
	Dispositivo e Inquisitivo
	Respondido em 14/05/2020 20:00:59
	
Compare com a sua resposta: Deverá o advogado da reclamada registrar, em audiência, os ¿protestos¿ orais, cujo efeito prático é permitir a renovação da irresignação por cerceamento de defesa em preliminar de recurso, e, assim, reabrir a discussão sobre o ponto. Evitando que o ato nulo se convalide, por preclusão, se não a alegar no primeiro momento em que tiver de falar em audiência ou nos autos (NCPC-art.278, e CLT-art. 795, parte final). 
	
		3
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	No que diz respeito aos princípios no Direito Processual do Trabalho, é correto afirmar
		
	
	O princípio dispositivo, também chamado princípio da demanda ou da inércia da jurisdição, não tem aplicação no processo do trabalho.
	
	A Consolidação das Leis do Trabalho encerra algumas hipóteses que operacionalizam o princípio inquisitivo no direito processual do trabalho.
	
	 O princípio da concentração decorre da aplicação conjunta de vários princípios procedimentais destinados a regulamentar e orientar a apuração de provas e a decisão judicial em uma única audiência, e se aplica ao direito processual do trabalho, apesar da disposição prevista na Consolidação das Leis do Trabalho ter sido revogada.
	
	 A Consolidação das Leis do Trabalho é norma lacunosa em relação ao princípio da probidade no processo do trabalho, razão pela qual é incompatível a sua aplicação.
	
	O princípio da instrumentalidade é aquele segundo o qual, quando a lei prescrever ao ato determinada forma, cominando nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, alcançar a finalidade, de modo que não é aplicável ao processo do trabalho.
	Respondido em 14/05/2020 20:03:44
	
Compare com a sua resposta: Os princípios processuais da celeridade e da proteção ao empregado visam à consecução dos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos. O princípio da celeridade, corolário do ¿super¿ princípio do devido processo legal, no processo do trabalho ganha contornos específicos. Neste ramo do Direito, os prazos são mais curtos e contam-se em dias corridos; não cabe recurso das decisões interlocutórias; sempre que possível, utiliza-se à oralidade em detrimento de instrumentos escritos; as audiências são mais curtas; busca-se a todo momento a conciliação etc. Vários são os exemplos da celeridade no âmbito da justiça do trabalho, desde a aplicação de multas em face de manifestações protelatórias; a possibilidade de outorgar procuração na própria audiência; a faculdade da parte Reclamante apresentar verbalmente sua petição inicial; as alegações finais serem orais, durante a audiência de instrução e por dez minutos; entre outros. No que diz respeito à proteção do empregado, a Justiça do Trabalho se vale da inversão do ônus da prova; da proteção/manutenção do emprego; à gratuidade da Justiça; o jus postulandi; a possibilidade de despersonalização do empregador para o adimplemento da obrigação; entre outros. Sua intenção é, na maior escala possível, municiar as partes com paridade de armas para que possam exercer seus garantias e pleitear seus haveres com mais equidade.
	
		4
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Em se tratando de Comissões de Conciliação Prévia ¿ CCP, conforme determina a legislação trabalhista, é correto afirmar: 
		
	
	É vedada a dispensa dos membros da CCP, titulares e suplentes, até seis meses após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei.
	
	O mandato dos membros da CCP, titulares e suplentes, é de dois anos, permitida duas reconduções.
	
	Caso exista, na mesma localidade e para a mesma categoria, Comissão de empresa e Comissão sindical, o interessado deverá submeter a sua demanda perante a sindical.
	
	Aceita a conciliação, será lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu preposto e pelos membros da Comissão, sendo que o termo de conciliação é título executivo extrajudicial.
	
	As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representantes dos empregados e dos empregadores, não se admitindo a sua constituição por grupo de empresas ou em caráter intersindical.
	Respondido em 14/05/2020 20:06:38
	
Compare com a sua resposta: R: Não, pois acordo com a In 39 do TST, o disposto no artigo 319 do NCPC não se aplica no processo do trabalho, que tem regra própria (artigos 774 e 775 da CLT); logo, o prazo seria dia 12/11. 
	
		5
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	A greve é uma forma de: 
		
	
	tutela interventiva do Estado nas negociações coletivas de condições do trabalho;
	
	heterocomposição dos conflitos coletivos de trabalho; 
	
	autocomposição dosconflitos coletivos de trabalho; 
	
	Nenhuma das demais alternativas é verdadeira;
	
	autotutela ou autodefesa; 
	Respondido em 14/05/2020 20:07:55
	
Compare com a sua resposta: A) Inquérito para apuração de falta grave, considerando a estabilidade do funcionário. B) Proposição até 30 dias após a suspensão. C) Poderão ser ouvidas até 6 testemunhas de cada parte. D) Os efeitos serão: demissão, reintegração ou indenização.

Continue navegando