Buscar

Trabalho Politicas da Educação Basica 3° ciclo

Prévia do material em texto

FAGNER BONFIM COELHO – RA: 8066696
PORTFÓLIO E PROJETO DE PRÁTICA - 3° CICLO 
TÍTULO DO PROJETO: A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
								
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Políticas da Educação Básica Tutor: Luiz Ricardo Meneghelli Fernandes.
PALMAS
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Licenciatura em Educação Física
	Disciplina: Políticas da Educação Básica
	Tutor: Luiz Ricardo Meneghelli Fernandes.
	R.A.: 8066696
	Aluno: Fagner Bonfim Coelho
	Turma: DGEFL1802PAMA0O
Analise crítica e reflexiva do documentário “Pro dia nascer feliz”.
Analisando o documentário podemos concluir que as realidades que foram mostradas não são apenas diferentes na questão da dedicação, violência e desrespeito, falta de estrutura ou mesmo da ausência de professores, mas também a falta de um apoio familiar, dificultando ainda mais o desempenho desejado, além disso, o mesmo nos mostra a diferença de padrões de ensino e os caminhos que terão que ser percorridos para que educação no Brasil não seja apenas elitizada, este nos mostra que diferenças existem sim, mas que a educação final do jovem brasileiro não se difere muito. Encontramos falhas na estrutura das escolas de todas as classes, onde as mesmas, muitas vezes não estão preparadas para lidar com as diversas situações em que a sociedade, e o jovem podem trazer para dentro da escola. Existe um comodismo no processo educativo e uma tapeação dos problemas encontrados, onde não se faz muito esforço para exterminá-los de vez, apenas procuram um jeito de amenizar a situação ou apenas ignoram os problemas.
O documentário apresenta diferenças e dificuldades em um pais com grandes dimensões e mesmo com avanços ainda estamos aquém do proposto ao Brasil, devido as grandes diferenças existentes quanto ao ensino oferecido a população. Através da legislação a Constituição Federal de 1988 em seus artigos 205 a 214 expõe o direito que todos têm a uma educação de qualidade, mas para sair do papel exige-se além de bons professores, escolas em condições de abrigar os alunos, estruturas que ofereçam um conforto psicológico e acolhedor, faz-se necessário uma vontade  política para que isso aconteça. O caminho para mudar essa realidade necessita de uma correta aplicação dos recursos para a educação, pois como no exemplo da população de Manari PE, escolas sem estrutura básica de saneamento, salas de aulas precárias, transporte desumano para a cidade de Inajá- PE, que após uma viagem de 31 km com um ônibus sem condições ainda alguns alunos conseguem força para se dedicar aos estudos. A comparação entre as escolas, considerando suas particularidades, ou seja, desde a mais pobre passando nas instituições de regiões onde a violência e a marginalidade estão lado a lado até colégios onde apenas a alta sociedade está apta para manter alunos. Mostra claramente a grande distância entre o direito descrito na Constituição Federal 1988 e a realidade. 
É evidente o descaso do governo com as escolas públicas na maioria das vezes, as escolas não possuem estrutura para acomodar os alunos o que acaba resultando em escolas deixadas de lado, onde os educandos não possuem uma motivação para o estudo, resultando também em uma desmotivação por parte dos professores, que se sentem desanimados a irem dar aula para alunos desinteressados. Não é só a escola que torna os alunos assim, o meio o qual eles vivem as periferias da cidade muitas vezes são alvo da criminalidade, fazendo com que esses adolescentes também sejam influenciados a irem para o mesmo caminho, além disso, são muito comuns as desavenças em seu seio familiar, brigas constantes ou uma falta de afeto entre eles, criando um sentimento de carência e até de abandono por parte da família, por outro lado, também existem aqueles adolescentes que se interessam nos estudos com a esperança de terem um futuro melhor para si, mas com essa falta de organização, apoio e desmotivação das escolas, isso acaba se tornando impossível.
Podemos constatar observando e estudando o documentário que o nosso pais não desempenha o que esta determinado na Constituição Federal, quando se trata de educação de qualidade a todos os brasileiros, vários fatores contribuem para isso como as dificuldades especificas de cada região, o discente não é incentivado a aprimorar em seus alunos o gosto e o prazer de estudar devido às condições de trabalho, as unidades escolares muitas vezes não oferecem condições e materiais necessários tanto para os educandos quanto para os discentes. 
Referências Bibliográficas
POR Dia Nascer Feliz. Direção, roteiro e edição: João Jardim.   Produção: Flávio R. Tambellini, João Jardim. Brasil. 2006/2007. 1 DVD (88 min.), color., dublado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I Acesso em 18/05/19.
https://jorgessousa.blogspot.com/2012/07/analise-critica-do-filme-por-dia-nascer.html?zx=555edbd0f62c98f8 Acesso em 19/05/19.
https://pt.scribd.com/document/328216710/Atividade-Protfolio-3-Ciclo-Politicas-Da-Educacao-Basica Acesso em 19/05/19.

Continue navegando