Buscar

RELATÓRIO DE SENTENÇA PENAL (IJ - 4N) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: Graduação em Direito Regime: Regular Campus: Ijuí/Santa Rosa Profª.: Patricia Marques Oliveski 
RELATÓRIO DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA (6,0 pontos)
ALUNO: Gabriela de lima _____________________________________________________
Nº DO PROCESSO: _______________________________________ VARA: ____________________________
FATO(S): ______________________________________ PROCEDIMENTO: ___________________________
1) A sentença contém relatório? Em caso afirmativo, quais os atos referidos pelo Juiz prolator?
Sim, são eles: a prisão preventiva de Aramis foi decretada como forma de garantia da ordem pública; A denúncia foi recebida em 21 de setembro de 2011 (fl. 66); Designada audiência de instrução e julgamento por não se evidenciar nenhuma das hipóteses do art. 397, do CPP, foi colhida toda a prova e realizado o interrogatório.
2) O relatório contém exposição sucinta das teses acusatória e defensiva? Cite-as.
Sim, tese acusatória: O MINISTÉRIO PÚBLICO, denunciou o réu com incurso nas sanções do art. 157, § 2º, inciso I, na forma do art. 14, inciso II, ambos do Código Penal, porque no dia 02 de setembro de 2011, teria dado início ao ato de subtrair, mediante violência, uma motocicleta e outros objetos de propriedade de Cláudio Pereira. Em alegações orais finais, o Ministério Público requereu a condenação do acusado nos termos em que foi ele denunciado.
A defesa por sua vez, sustentando a insuficiência de provas a respeito da autoria, pugnou pela absolvição. Também sustentou não haver prova do dolo de subtrair, requerendo, assim, a desclassificação para o delito de lesões corporais de natureza leve. Alternativamente, postulou que a redução em decorrência da tentativa se dê no patamar máximo.
3) Indique as provas em que o juiz embasou sua decisão, relacionando-as à materialidade e à autoria delitivas (elementos constitutivos do fato).Para fins de comprovação da materialidade do fato o auto de exame de corpo de delito, auto de apreensão, registro de ocorrência, bem como pela avaliação indireta do bem. Para a autoria foi utilizou o depoimento da vítima e dos policiais militares inquiridos.
4) Quais os fundamentos jurídicos utilizados pelo juiz e que aparecem na motivação da decisão? A decisão vou julgada procedente, a pretensão acusatória deduzida na denúncia, o Juíz verificou que o acusado já foi definitivamente condenado por tráfico, Sua conduta social não foi demonstrada e não existem elementos suficientes nos autos para se aferir a sua personalidade. O comportamento da vítima foi decisivo para a não consumação do fato. . As circunstâncias em que o fato foi praticado também serviu para de valor negativo, uma vez que o acusado, quando dos fatos, encontrava-se em cumprindo pena em regime semiaberto, o que demonstra que sequer essa situação foi suficiente para dissuadi-lo de voltar a delinquir. O grau de reprovabilidade da conduta (culpabilidade), no entanto, excluídas todas essas circunstâncias já referidas, pode ser considerado como próprio do tipo penal.
5) Em se tratando de hipótese acusatória por crime qualificado, houve o reconhecimento/afastamento da(s) qualificadora(s)? Aponte os elementos probatórios utilizados pelo juiz para tanto. Houve o reconhecimento da qualificadora, em função da qualificadora do emprego de arma (art. 157, § 2º, inciso I), aumento a pena em 1/3, o que a conduz a 6 (seis) anos e 8 (oito) meses de reclusão. 
6) Houve o reconhecimento/afastamento de causas especiais ou gerais de aumento e/ou de diminuição de pena na fundamentação? Aponte os elementos probatórios utilizados pelo juiz para tanto. Houve o reconhecimento da causa de diminuição de pena, conforme art. 14, inciso II, do Código Penal, reduzindo a pena pela metade. Fundamentou que o acusado não chegou a se apoderar da referida motocicleta e dos demais bens que estavam em poder da vítima em virtude da reação desta. A redução da pena aplicada não pode ser em 1/3, sendo aplicado ao caso a redução da pena em ½, ficando condenado definitivamente a 03 anos e 04 meses de reclusão.
7) Houve o reconhecimento/afastamento de circunstâncias agravantes e/ou atenuantes na fundamentação? Aponte os elementos probatórios utilizados pelo juiz para tanto.Sim, o afastamento da atenuante de desclassificação para o delito de lesões corporais de natureza leve, os elementos utilizados pelo juiz foi os seguintes: à tipificação da conduta, tenho que também não merece acolhimento a pretensão desclassificatória, pois apesar de o acusado nada ter declarado, é evidente que o seu dolo foi o de subtrair. Alias, absolutamente nada há em sentido contrário, e no caso de uma eventual desclassificação, caso se pudesse presumir que houvesse algum motivo para uma agressão do porte da que foi feita, tal desclassificação deveria se dar para tentativa de homicídio e não para lesão corporal leve, afinal, de acordo com o que foi dito pela vítima, ela somente não foi degolada em um primeiro golpe em função da roupa que vestia. Tivesse ele a intenção de apenas lesionar ou de matar a vítima, seria de se esperar que algo a respeito dos motivos fosse alegado, o que não ocorreu.
8) No dispositivo, houve correlação entre o fato(s) denunciado(s) e a condenação? A sentença foi totalmente procedente? Sim, houve a correlação entre os fatos denunciados e a sentença prolatada pelo Juiz. A sentença foi julgada totalmente procedente.
9) Quanto à dosimetria da pena, 
a) O Juiz observou o critério legal?
sim
b) A pena-base foi fixada respeitando os limites mínimo e máximo previstos no preceito secundário da norma penal? Qual o seu quantum? Sim, definitivamente condenado a 3 (três) anos e 4 (quatro) meses de reclusão foi fixada a pena base em 4(quatro) anos e 6 (seis) meses de reclusão. A agravante da reincidência, razão pela qual aumento a pena para 5 (cinco) ano de reclusão. Em função da qualificadora do emprego de arma (art. 157, § 2º, inciso I), aumento a pena em 1/3, o que a conduz a 6 (seis) anos e 8 (oito) meses de reclusão. Por fim, em decorrência da tentativa, a redução não pode ser feita pelo patamar mínimo de 1/3. De qualquer forma, tratando-se de fato tentado, e por essas circunstâncias, reduzo a pena pela metade, de forma que fica o acusado 
c) Quais os vetores considerados para fixação da pena-base? Aponte-os, indicando o quantum da pena fixada. São as seguintes circunstâncias judiciais a serem observadas quando da fixação da pena-base no Código Penal, a saber: 1. Culpabilidade; 2. Antecedentes; 3. Conduta social; 4. Personalidade do agente; 5. Motivos do crime; 6. Circunstâncias do crime; 7. Conseqüências do crime; 8. Comportamento da vítima. desfavoráveis, no caso em tela a pena base foi fixada em 4(quatro) anos e 6 (seis) meses de reclusão.
d) Quais os vetores considerados para fixação da provisória? Aponte-os, indicando o quantum da pena fixada.  agravantes (art. 61/62 do CP, rol exaustivo) e atenuantes (art. 65/66 do CP, rol exemplificativo). Evidenciou-se a agravante da reincidência
e) Quais os vetores considerados para fixação da pena definitiva? Aponte-os, indicando o quantum da pena fixada. causas especiais de aumento ou de diminuição ou circunstâncias legais específicas (majorante e atenuante específicas, que são diferentes das qualificadoras). tratando-se de fato tentado, e por essas circunstâncias, reduzo a pena pela metade
f) Houve fixação de pena de multa? Em caso afirmativo, o juiz observou o critério legal para tanto? Aponte os vetores considerados para sua dosimetria. A pena de multa vai fixada com base nas circunstâncias judiciais, em 20 dias-multa no valor mínimo legal. primeiramente se fixa o número de dias-multa e b) depois arbitra-se o valor do dia-multa. Analisando o disposto do art. 49 do Código Penal, temos que a fixação do número de dias-multa não poderá ser inferior a 10 (dez) e nem superior a 360 (trezentos e sessenta) dias-multa.
10) Quanto aos efeitos da sentença penal:
a) qual o regime inicial fixado para cumprimento da pena? Quais os fundamentos para tanto utilizados pelo juiz? O regime inicialfoi o regimefechado, em virtude da reincidência do acusado
b) houve substituição por pena restritiva de direitos ou concessão de sursis? Quais os fundamentos utilizados pelo juiz? Não houve a substituição por pena restritiva de direito ou concessão de sursis, em decorrência do fato ter sido praticado com violência contra pessoa.
c) ao réu foi concedido o direito de apelar em liberdade? Houve decreto/manutenção de prisão preventiva, ou de medida cautelar diversa? Quais os fundamentos utilizados pelo juiz? Na decisão o juíz fundamentou que as circunstancias que ensejaram a decretação da prisão preventiva continuam inalteradas, assim, deixou de conceder ao acusado o direito de recorrer em liberdade.
d) houve fixação provisória de indenização à vítima? Em caso positivo, aponte os fundamentos utilizados pelo juiz. Não, pois não houve prejuízo material a vítima.
e) algum outro efeito relevante a ser apontado? As partes foram intimadas da sentença em audiência e foi deferida a gratuidade judiciária ao acusado.

Continue navegando