Buscar

Educação Matemática

Prévia do material em texto

O modelo e a modelagem matemática é uma maneira em que o professor encontrou de forma que o educando estivesse mais próximo do cotidiano, dando a ele a oportunidade de se aproximar melhor da vida real, que através de modelos matemáticos com a prática na resolução de algum problema, denomina-se a modelação matemática, possibilitando haver uma crítica por parte do aluno, criando formas de interpretar a realidade, envolvendo a ciência, a tecnologia e a sociedade, como forma de pensar e agir, dominando a dimensão do conhecimento humano.
Já a resolução de problemas é vista como uma metodologia educacional que proporciona ao aluno a resolução de problemas e investigações de novos conceitos, possibilitando a ele formular problemas e que seus colegas de sala resolvam, tornando a matemática um conhecimento mais próximo desses educandos. Essa formulação de problemas faz com que o aluno amplie seus conhecimentos e facilite sua vida em todos os níveis de conhecimento matemático. Com isso transformar a sociedade de maneira criativa, com diferentes técnicas de cálculo e solução de problemas criados em seu cotidiano, formando alunos capazes de enfrentar situações e contextos variáveis, que exijam deles a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades.
Dessa forma podemos perceber a importância de se formar professores aptos a trabalhar a matemática por meio de resolução de problemas, de maneira que o educando pense produtivamente, interaja, participe ativamente, desenvolva o raciocínio e ensine ao educando a enfrentar situações novas e desafiadoras na resolução de uma grande variedade de problemas propostos, com um ambiente favorável para o educando sinta-se motivado e consiga planejar, executar e avaliar a resolução do problema proposto.
Essa formação de professores deve priorizar as práticas pedagógicas no ensino da matemática, de forma que essa disciplina seja o caminho de grandes pensamentos, analises, reflexões e tomada de decisões que norteiam a resolução de problemas.
Já o uso das calculadoras e dos computadores é a grande evolução tecnológica e assim sendo, tanto um como o outro passou a fazer parte do cotidiano das pessoas e está presente nas escolas. E para que o uso dessa nova tecnologia seja utilizada é preciso que o professor esteja seguro e preparado para isso, esses recursos podem servir como propulsores da melhoria da prática pedagógica como uma ferramenta de auxílio da aprendizagem. 
Para tanto, não quer dizer que o uso dessas tecnologias dependa exclusivamente do seu uso, mas que a escola proporcione uma educação que a utilize em forma de progresso e colaboração no aprendizado de diversos conteúdos. Quando utilizada pelos professores de forma reflexiva e bem planejada, a calculadora contribui para o aprendizado, desenvolvendo a capacidade de investigar ideias, resolver problemas, formular e testar hipóteses, induzindo os alunos a buscar coerência nos cálculos, comunicando e argumentando suas ideias com clareza. 
O computador também contribui para a formação de indivíduos para que estejam prontos para intervir na sociedade em que a tecnologia ocupa nos dias de hoje, dando a oportunidade de estar preparados para enfrentar problemas e participar de um desenvolvimento de competências em todas as áreas da atividade humana. Utilizar tecnologias que serão desenvolvidas e fazer o uso dessa ferramentas, que quando é explorada de forma reflexiva, melhora o desempenho nos conteúdos matemática em sala de aula e na vida cotidiana.
 (
O modelo e a modelagem matemática é a oportunidade de se aproximar melhor da vida real
.
) (
Faz com que o aluno amplie seus conhecimentos e facilite sua vida em todos os níveis de conhecimento matemático.
) (
Educação Matemática
) (
C
riando formas de interpretar a realidade, envolvendo a ciência, a tecnologia e a sociedade
) (
A calculadora eo computador são 
recursos podem servir como propulsores da melhoria da prática pedagógica
.
) (
A resolução de problemas é vista como uma metodologia educacional.
) (
C
ontribui para a formação de indivíduos para que estejam prontos para intervir 
em
 sociedade
.
)

Continue navegando