Buscar

atividade bio quimica2-1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá Disciplina: Química Professora: Janaina Rafaella Scheibler Turma: BIO18	
Data: 14	/04	/2020	
Aluno(a): CAMILA CALDAS MOURA	
Lista de exercícios – Introdução ao Metabolismo
1. O valor de ΔG°’ para a hidrólise de fosfoarginina é -32kJ/mol.
a) Qual a variação de energia livre real dessa reação, a 25°C e pH 7,0, no musculo de uma lagosta em repouso, onde as concentrações de fosfoarginina, arginina e Pi, são respectivamente, 6,8 mM, 2,6 Mm e5Mm?
ΔG= ΔG°’+ RT LnQ* =-32+8,315.10-3 x 298 x Ln (5x10-3 x 2,6.10-3 / 6,8.10-3 x1**)
=-47,5KJ/mol
b) Por que esse valor difere do deΔG°’?
Enquanto ΔG°’ é definido na condição padrão pela concentração inicial de 1 M de reagentes e produtos, a ΔG real depende das concentracões efetivas de reagentes e produtos.
c) Compostos bastante energéticos possuem valores altos e negativos de energia livre de hidrólise, indicando que suas reações com água ocorrem até quase estarem completas.Como é possível haver concentrações milimolares de acetil-CoA, cujo ΔG°’ de hidrólise é igual a -32 kJ/mol, nas células?
Moléculas com elevada energia livre de hidrólise com a fosforginina e acetil-CoA são termodinamicamente instavéis, porém podem ser estavél do ponto de vista cinético. Essas moléculas são hidrolisadas muito lentamente na ausencia de um catalisador apropriado.
2. Responda:
a) Normalmente, uma molécula de ATP é consumida em um minuto após sua síntese, e um ser humano adulto necessita em média de 65 kg de ATP por dia. Sabendo que o corpo humano contém apenas cerca de 50 gramas de ATP e ADP juntos, como você considera possível que tanto ATP sejautilizado?
O ΔG é calculado a partir de um conjunto de valores que podem ser medidos pelos cientistas: as variações de entalpia de uma reação, juntamente com a temperatura na qual a reação acontece. 
b) O ATP tem uma função no armazenamento de energia?
O ATP tem a função de captar a energia liberada nas reações em que ocorre liberação de energia, amazenar essa energia em ligacões moleculares altamente energéticas e transferi-la para processos celulares que necessitam absorver energia. 
3. Acoplar a hidrólise de ATP a uma reação termodinamicamente desfavorável pode deslocar de modo significativo o equilíbrio da reação. Calcule a Keq para a reação biossintética energicamente desfavorável A B, quando ΔG°’ é iguala
+25 kJmol-1 a 25°C.
R=A→B
Keq=289/25=11,9 Kjmol
4. Os seres vivos desse planeta, podem ser exemplos de máquinas térmicas a combustão. Pois assim como outras máquinas precisam de combustível para funcionar, os organismos necessitam de alimentos para produzir energia e trabalho. Os seres humanos se alimentam de substâncias que direta ou indiretamente acumulam energia do sol,assim como combustíveis dos veículos. O processo de produção de energia acontece no interior das células, em uma organela chamada mitocôndria. Com base no texto e na análise das reações químicas que ocorrem no interior da mitocôndria apresente uma evidência que comprove um dos princípios da termodinâmica.
Cadeia alimentar, ocorre a transferência de matéria e de energia para os seres vivos, pois, como diz a Primeira Lei da Física da Termodinâmica:" nos processos físicos e químicos, a energia pode ser ganha ou perdida, transferindo-se de um sistema para o outro, mas não pode ser criada nem destruída", pois todo processo que tem por objetivo ganho de energia ou perdidas e uma evidencia da termodinâmica. Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro. 
5. Correlacione ascolunas:
 (
Definição
Grau de desordem
Energia associada a uma reação
Conteúdo de calor de um sistema
) (
Nome
Entrolpia
Energia livre de Gbbs
Entalpia
) (
Letra
S
G
H
)
6. Correlacione ascolunas:
	Aumento da desordem 
	Desfavorece a desordem 
	Diminuição da desordem 
	Favorece a reação 
	Absorção do calor 
	Desfavorece a reação
	Liberação do calor
	Favorece a reação 
	
7. Preencha as lacunas com base nos compostos aseguir:
	
	Carbonos
	Hidrogênios
	Oxigênio 
	Função química
	A
	3
	8
	1
	Álcool
	B
	3
	6
	2
	Acido carboxílico 
	C
	3
	8
	0
	Hidrocarboneto
	D
	3
	6
	1
	Aldeído