Buscar

APS Gestao em Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM 										Jeniffer Camargo de Castro
RA 8426321
	ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
Gestão em enfermagem
	Implantação 2020/1
	
	
	
	
	
	
	
	
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS 
	1. Analisar os processos de trabalho do enfermeiro com ênfase no processo administrar
2. Categorizar os casos de acordo com os processos de trabalho
3. Planejar soluções gerenciais para os diversos casos descritos.
	I, III, VIII, IX, XV, VXI
I, III, VIII, IX, XV, VXI
	
	
	ATIVIDADES 
	
Ler os casos e responder o solicitado
Caso 1: Você é enfermeiro(a) de uma unidade básica de saúde e percebe que as gestantes não estão participando das consultas de pré-natal. Você deve atingir a meta de seis consultas por gestação no mínimo e precisa reverter o quadro atual.
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante;
-Assistir
b) Enumere motivos de ausências as consultas de pré-natal (pesquisar em literatura cientifica)
-Fatores socioeconômicos, falta de acesso por distancia e custo de deslocamento, idade materna(adolescência e idade mais avançada), uso de álcool, drogas, falta de apoio familiar, não convivência com o companheiro.
FON TE: www.scielo.br/pdf/rsp/v48n6/pt_0034-8910-rsp-48-6-0977.pdf
c) Elabore uma estratégia para atrair e manter as gestantes no pré-natal
- Capacitação da equipe para estruturação do trabalho a de oferecer informações esclarecedoras e principalmente um amplo acolhimento dessa a gestante no âmbito ESF
Visitas domiciliar e de equipe de enfermem. Através das visitas domiciliares é possível estabelecer maior vinculo entre a gestante e a unidade, fazendo assim uma captação precoce para que o pre natal seja efetivo, fazer palestras de orientação para mostrar a importância de procurar a unidade no inicio da gestação para um pre natal eficaz
Caso 2. Você é enfermeiro(a) de uma unidade de internação de 25 leitos, a referida unidade foi inaugurada hoje e já há 20 leitos ocupados. Você precisa fazer a sistematização da assistência de enfermagem para todos eles. 
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante
-como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 
1) 4 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado mínimo ; 
2) 6 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário; 
3) 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado de alta dependência (2); 
4) 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo; 
5) 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo.
b) Elabore uma estratégia para atender a todos com qualidade, considerando que seu plantão é de seis horas e há enfermeiros nos turnos Manhã, Tarde, Noite Par e Noite Impar.
-M T NP NI 
 6 5 5 5 - 2 férias 
 5 5 5 5 - 2 férias 
Caso 3. Você recebe a informação de que o indicador de queda da instituição aumentou significativamente. Como você faz parte do setor de qualidade e pesquisa, deverá criar um protocolo.
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante
-Componente de processo: pesquisa
b) Dê um título para sua pesquisa
-protocolo de prevenção de quedas
c) Elabore a hipótese
- solução das fragilidades encontradas: 
A correção da disposição inadequada de objetos no ambiente ao redor do leito do paciente que poderiam ser causas de tropeços e quedas, orientação da equipe de enfermagem para reconhecimento dos pacientes com maior risco de quedas, orientação do paciente quanto as suas limitações e rotinas da unidade. 
Dentre os fatores que aumentam o risco de quedas nos idosos, a deterioração do equilíbrio e da mobilidade funcional são considerados muito importantes.
d) Elabore a justificativa
- Observando a realidade foi possível identificar fatores contribuintes para a queda dos pacientes associados ao aumento de quedas: sobrecarga dos profissionais; grau de dependência dos pacientes ; deficiência na orientação; uso de polifármacos ; comorbidades e conhecimento frágil dos profissionais sobre a temática. 
e) Elabore o(s) objetivo(s)
- Proporcionar um ambiente seguro ao paciente em um local diferente do meio em que vive deve ser uma preocupação constante da equipe de enfermagem. 
Para tanto, implantação de ação educativa para evitar as quedas. Estratégias adotadas foram a orientação dos familiares e o próprio paciente quanto a disposição de pertences ao redor do leito como mochilas e calçados que poderiam ser responsáveis por causar tropeços e consequentemente a queda, essas orientações foram repassadas no momento em que passava no quarto para fazer a avaliação do paciente, também foi explicado ao paciente as restrições que aquela internação e seu estado clínico lhe impunham, como por exemplo, pacientes em pós-operatório antes de saírem do leito eram orientados a permanecerem sentados no leito para evitarem hipotensão postural e também as restrições impostas pelas sondas, drenos e cateteres. Para Severo 2015, apresença de sondas e drenos, especialmente no pós-operatório pode dificultar a mobilidade dos pacientes, não só pelo fato de ter de carregá-los durante a locomoção, mas também pela restrição de movimentos que pode causar. Outra abordagem foi junto à equipe de enfermagem, com vistas a capacitá-los para reconhecer os fatores de risco e melhorar a qualidade do serviço prestado ao paciente garantindo sua segurança
BIBLIOGRAFIA
Sanna MC. Os processos de trabalho do enfermeiro. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 mar-abr; 60(2):221-4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n2/a17v60n2.pdf
Sanna MC. A estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 maio-jun; 60(3):336-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n3/a17.pdf 
Kurcgant, Paulina (coord.). Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.
Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005. Cap 12, 13 e 14
	AVALIAÇÃO 
	
A avaliação das APS será baseada em um padrão de correção conhecido como rubrica, que confere transparência às expectativas em relação à performance do estudante. São esses padrões que o professor utilizará ao corrigir sua APS (peso 1) que, é um dos instrumentos avaliativos que compõem a N2.

Continue navegando