Buscar

PIM IV - Gestão de Recursos Humanos

Prévia do material em texto

13
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - IV
SÃO PAULO/SP
 2018
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ASSOCIAÇÃO CENTRO SOCIAL BROOKLIN PAULISTA 
 Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM
 apresentado à Universidade Paulista -
 UNIP, para avaliação semestral em 
 Curso de Gestão em Recursos Humanos 
 
 
Orientador: Prof.ª Mª Angélica P. Marcello
SÃO PAULO/SP
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
 
ASSOCIAÇÃO CENTRO SOCIAL BROOKLIN PAULISTA
 
Beatriz da Silva Vargas – RA N125GD-3
Dayane Teixeira – RA D303FG-3
Gleiciane de Jesus França – RA N1761D-7
Inês Santos do Nascimento – RA D487JI-2
Larissa Rosendo da Silva – RA D1570B-6
Manuela Silva Souza – RA N20543-1
 
 Aprovado em: ____/____/____ 
 _______________________________________________________________ Prof. Francisco A. Regina
 Coordenador
 
 _______________________________________________________________
Prof.ª Mª Angélica P. Marcello
 Orientador
São Paulo/SP
2018
RESUMO
Este trabalho trata-se da apresentação da empresa, Centro Social Brooklin Paulista, uma associação, com redes de creches, onde seu principal foco é promover o desenvolvimento do indivíduo, por meio de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania. Os projetos são focados em atividades lúdicas que permitem a exploração e descobertas que, agregados a valores como respeito e solidariedade, possibilitam o desenvolvimento da autonomia e de um ser humano mais ético e justo. O trabalho da empresa está fundamentado na concepção socioconstrutivista interacionista, na qual o desenvolvimento ocorre pela interação com o outro e com o meio em universos culturais múltiplos, de forma a contribuir com a formação do ser humano em aprender a ser, a conhecer, a fazer e a conviver. Com as crianças, a associação trabalha a formação da identidade, sua relação com o contexto em que vivem, estimulando constante interação e contribuindo, assim, com seu processo de aprendizagem, do diálogo, da cooperação e do espírito coletivo. A metodologia está pautada, na pedagogia de projetos, que consiste em trabalhar temas a partir das curiosidades, interesses e necessidades das crianças e adolescentes.
8
Palavras-chaves: Associação Centro Brooklin Paulista / Saúde e Segurança no Trabalho / Desenvolvimento Sustentável / Técnicas de Negociações / Sistemas e Operações de Recursos Humanos / Treinamento e Desenvolvimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................6
1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO	..8
2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO	..9
3 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRAB./ BENF. E ASSIST. SOCIAL	11
4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL	14
5 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO	16
6 SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS	19
7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO	22
CONCLUSÃO	26
REFERÊNCIAS	28
INTRODUÇÃO
No presente Projeto Integrado Multidisciplinar IV iremos abordar sobre as disciplinas, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Saúde e Segurança no Trabalho/ Benefício e Assistência Social, Desenvolvimento Sustentável, Técnicas de Negociação, Sistemas de Operações de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico. O trabalho tem o objetivo de apresentar como é desenvolvida a administração da empresa estudada utilizando o conhecimento adquirido no decorrer do curso. No desenvolvimento do trabalho realizamos pesquisas qualitativas fazendo o levantamento de dados referente a empresa, criando o cruzamento das informações necessárias para alcançar o objetivo do trabalho.
No primeiro capítulo abordaremos sobre a trajetória da Organização, sua missão, visão e valores. No capítulo dois citamos a importância que o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas trás para a Organização e o quão importante se faz necessário investir na capacitação Organizacional dos colaboradores. O capítulo três, Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Ass. Social, é demonstrado se há investimentos em projetos em relação a qualidade de vida dos empregados no ambiente de trabalho, e se a Organização segue corretamente as normas das leis de trabalho em relação a saúde e segurança, e algumas sugestões de melhorias para área. 
No capítulo quatro, Desenvolvimento Sustentável apresentamos as práticas sustentáveis desenvolvidas pela empresa onde a mesma elabora projetos para a conservação do meio ambiente, e desenvolve algumas práticas sustentáveis juntamente com as crianças de cada unidade pertencente à Associação, com o intuito de despertar nas crianças a importância de preservar o meio ambiente. O capítulo cinco, Técnicas de Negociação é retratado o tipo de negociador encontrado na empresa e o modo de negociação realizado por ela. 
Com o capítulo seis, Sistema de Operações de Recursos Humanos, foi exibido como a empresa pesquisada realiza a rotina dos serviços do Departamento Pessoal, a administração de Recursos Humanos, demonstrando como se faz a folha de pagamento e demonstrando tipos de contratos realizados pela mesma. 
Finalizamos o trabalho com o capítulo sete, Planejamento Estratégico, relatando as suas forças e fraquezas de acordo com sua conduta, mostrando suas oportunidades e ameaças externas. Para chegar aos resultados foi realizada uma apresentação do SWOT, com análises internas e externas. Após a realização deste SWOT foram feitas algumas propostas de melhoria para a Organização, para um bom desenvolvimento no ambiente Organizacional. 
Ao final deste projeto esperamos demonstrar de forma precisa como se pode melhorar a gestão de uma organização, podendo assim alcançar suas metas e valores tanto no negócio quanto para o ambiente de trabalho. 
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A Associação Centro Social Brooklin Paulista, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1957 desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes, atualmente está localizada na cidade de São Paulo no bairro Jardim Aeroporto. No início de sua existência, o trabalho era feito de forma assistencial às famílias com baixa renda, arrecadando fundos para atender as necessidades da comunidade local.
Em 1990, constituiu-se juridicamente e direcionou sua missão ao atendimento da criança e do adolescente, desenvolvendo projetos para efetivação dos seus direitos, bem como a promoção da Educação Básica, para crianças de até cinco anos. Buscou parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, estabelecendo convênios em uma Creche e um Espaço Gente Jovem, atendendo inicialmente 200 crianças, parceria que permanece.
A partir de 1992 este número foi ampliado e hoje a Organização atende 1755 crianças e adolescentes em: 06 Centros de Educação Infantil (CEI), totalizando 1.365 crianças de 0 a 5 anos, 03 Centros para Criança e Adolescente(CCA), totalizando 330 crianças de 6 a 14 anos e 01 Centro para Juventude (CJ) com 60 jovens de 15 a 17 anos. 
Atualmente a Organização permanece com a parceria da Secretaria Municipal de Educação – SME – (PMSP) e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMADS – (PMSP) estabelecida em 1990, onde os mesmos disponibilizam mensalmente uma determinada verba para cada unidade de acordo com a quantidade de crianças e adolescentes contidas em cada uma delas, vale ressaltar também que a Associação conta com algumas parcerias voluntárias, totalizando 19 pessoas jurídicas e 16 pessoas físicas.
De acordo com a tabela de classificação de portes de empresas da BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) a Associação Centro Social Brooklin Paulista é considerada uma empresa de pequeno porte conforme total de movimentação em conta anual. Por ser uma empresa sem fins lucrativos a mesma não tem concorrentes e a sua missão é promover o desenvolvimento do indivíduo, através de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania. 
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 
O Treinamento e Desenvolvimento de pessoas (T&D) é uma atividade de organização nas empresas desenvolvida a partir dos gestores de Recursos Humanos, com o objetivo de criar ou melhorar as competências dos colaboradores. Essa abordagem é essencial e utilizada como planejamento estratégico para qualquer área de uma organização, com funcionários de todas as funções.  O Treinamento e Desenvolvimento podem ser aplicados aos trabalhadores por meio de reuniões, cursos ou apresentações, de modo a aprimorar os conhecimentos necessários para cada função e a estimular o crescimento de todos os integrantes da empresa.
Treinamento é um processo dedicado à aquisição de novas ferramentas, conceitos, técnicas e habilidades relacionadas a um cargo específico de atuação do profissional, visando o aumento de seu desempenho. Os treinamentos ao pessoal são possíveis através de diferentes modalidades como, palestras, estágios, congressos ou seminários, sendo essencial a realização de diferentes metodologias para cada tipo de grupos de funcionários e adequadas às necessidades da empresa.
Segundo Barreto (1995, p. 31) pode-se classificar Treinamento como: “[...] educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa". 
Desenvolvimento, por sua vez, é a utilização das capacidades e experiências do indivíduo, visando o máximo aproveitamento de seu potencial a partir dos novos conhecimentos adquiridos anteriormente. Este é o momento do aprimoramento. O desenvolvimento é mais extenso e está relacionado com a preocupação em aprimorar, de forma contínua, os ensinamentos, antes aplicados pelos treinamentos, como também, a melhoria das competências de cada colaborador, incluindo o crescimento de cada um em suas funções. Conforme Milkovich e Boudreau (2000) é de extrema importância: “[...] aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização". 
A Empresa Associação Centro Social Brooklin Paulista, não possui nenhum tipo de treinamento é uma Organização sem investimento no processo de desenvolvimento dos funcionários. Diante desse fato, sugerimos à mesma que verifique a possibilidade da inserção dos treinamentos necessários para a qualificação dos funcionários. Vale ressaltar que o Treinamento e Desenvolvimento nas empresas desempenham um papel essencial na qualificação dos colaboradores, interferindo diretamente com os resultados da sua empresa. Uma boa gestão, aliada à constante atualização de equipe, capacita e desenvolve habilidades diversas de colaboradores, trazendo benefícios de curto à longo prazo. 
Os benefícios do processo de desenvolvimento no ambiente organizacional são diversos, torna os colaboradores capacitados, além de aumentar a produtividade e motivação, faz com eles estejam aptos a trazer ainda mais soluções e inovações no dia a dia da empresa. A qualificação de funcionários é a principal maneira de reter talentos: mais do que um salário chamativo e um ambiente agradável, ter base e recursos para a realização do seu trabalho é imprescindível.
Desta maneira, o treinamento e desenvolvimento nas empresas trazem benefícios para todos os envolvidos. O progresso curricular do colaborador é capaz de trazer resultados surpreendentes. A cultura de intensa valorização do funcionário é peça-chave no sucesso de uma empresa. Através da atualização e adequação às principais tendências de mercado, é possível manter uma equipe entusiasmada e produtiva.
A ausência de treinamento e desenvolvimento nas empresas (ou aplicação inadequada) pode gerar consequências desagradáveis, como por exemplo: Funcionários insatisfeitos que prejudicam o clima organizacional da empresa; Alta rotatividade da equipe; Baixa produtividade; Falta de segurança nas atividades exercidas; Perda de credibilidade por parte de clientes, investidores e parceiros; Falta de perspectiva dos colaboradores a longo e médio prazo. 
Devido à falta do processo de desenvolvimento na Empresa o grupo montou um projeto, onde sugerimos um planejamento estratégico com base nas necessidades da Organização na área de treinamento e desenvolvimento. Para mais informações, o projeto está localizado no capítulo 7 páginas 3,4 e 5. 
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: BENEFÍCIO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 
A Saúde e Segurança do Trabalho são definidos como um conjunto de normas, ações e medidas preventivas destinadas à melhoria dos ambientes de trabalho e a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. Pela ciência e através de metodologias e técnicas apropriadas Saúde e Segurança do Trabalho estuda causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de sua ocorrência. 
Saúde e Segurança do Trabalho são compostos por uma série de medidas técnicas, administrativas, médicas e, sobretudo, educacionais e comportamentais, empregadas a fim de prevenir acidentes, e eliminar condições e procedimentos inseguros no ambiente de trabalho, destacando também a importância dos meios de prevenção estabelecidos para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.
No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) e, portanto, na legislação trabalhista brasileira. 
Conforme o capítulo V da CLT – Art. 162: ‘’As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho’’. 
A intenção da CLT em relação à Saúde e Segurança do Trabalho é de proteger da melhor forma possível a saúde, a integridade física e psicológica de seus empregados, podendo assim criar normas mais abrangentes para o resguardo e incentivo ao amparo de uma forma prática no ato da sua realização. 
Investir na saúde do trabalhador demonstra preocupação e cuidado com sua saúde e qualidade de vida, depositando a cada um deles segurança, satisfação e confiança na empresa onde trabalham. Sendo assim, é criado um vínculo de confiança com os funcionários, que passam a se sentir cuidados e valorizados. 
Estudos já comprovaram que funcionários satisfeitos com o trabalho que desempenham e com o ambiente de modo geral, produzem mais e melhor, em média 10% a mais que os demais colaboradores, e com qualidade superior. 
As empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e ao mesmo tempo querem aumentar sua produtividade, sem gerar custos adicionais, precisam desenvolver programas que promovam a saúde, dentro e fora do ambiente de trabalho. 
Apesar de ser extremamente importante investir em projetos de qualidade de vida para os colaboradores a OrganizaçãoAssociação Centro Social Brooklin Paulista é uma empresa onde não há investimentos com tais projetos, porém a mesma é corretamente ligada às normas das leis existentes, como por exemplo: Constituição Federal; CLT – Consolidação das Leis do Trabalho; Código de Obras; Regulamentos Sanitários e Normas Ambientais, e todas as Normas Regulamentadoras (NRs), que se fazem necessário, sendo elas: NR4 – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);NR6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI);NR7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);NR8 – Edificações. 
· Semana da Saúde e Segurança do Trabalho 
Devido à falta de projetos voltados para a Saúde e Segurança do Trabalho na empresa Associação Centro Social Brooklin Paulista, sugerimos que a mesma, de acordo com as suas condições adotassem para a melhoria e qualificação da empresa a realização de uma semana da saúde dentro da organização, pois é uma excelente ferramenta para melhorar a disposição, a partir da informação, conscientização e educação dos colaboradores. Trata-se de um evento estratégico, pois os trabalhadores se engajam e as consequências para o ânimo do time são muito positivas. 
A semana interna da saúde é um evento realizado no ambiente corporativo para promover atividades que informem, esclareçam dúvidas, conscientizem e incentivem o colaborador a cuidar de suas condições físicas e mentais.
As diversas ações são realizadas de forma integrada e, geralmente, acontecem no período de uma semana, em momentos da jornada de trabalho. Todos os setores, departamentos e funcionários podem e devem participar. O cronograma de atividades precisa ser pensado de modo a não prejudicar o trabalho da equipe.
Além de conscientizar os colaboradores quanto aos cuidados em relação a saúde, os benefícios dessa ação se estendem a organização em si. A iniciativa trás para a empresa os seguintes benefícios: Aumenta o engajamento da equipe; torna-se uma vantagem competitiva em relação a concorrência; atrai e retém talentos; previne doenças ocupacionais de seus colaboradores; previne doenças crônicas na equipe; evita gastos futuros devido ao adoecimento de colaboradores; estreita os laços entre empresa e equipe.
A semana da saúde é extrema importância para a Organização, pois não só promove hábitos mais saudáveis entre seus colaboradores, como também previne e diagnostica doenças, evitando problemas futuros. Além disso, com uma maior qualidade de vida da equipe, é possível obter resultados muito positivos, como: Diminuição dos índices de absenteísmo; maior motivação; foco e satisfação dos colaboradores; queda de acidentes de trabalho; afastamentos médicos e despesas com a saúde; aumento da produtividade, entre outros.
De acordo com o Art. 458 § 2º da CLT não devem ser considerados como salário todos os equipamentos que a empresa fornece para a proteção da saúde do funcionário, sendo eles os equipamentos, assessórios e os vestuários que são oferecidos aos empregadores e utilizados dentro do local de trabalho, é somente usado para a prestação de seus relativos serviços.
Nos termos dos incisos II e VIII do art. 200 da Constituição Federal/ 88, competem ao sistema único de saúde, entre outras coisas, executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; e colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. O art. 225 da Magna Carta assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida do empregado. 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Desenvolvimento Sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água). 
Michael R. Redclift (2006, Ed. 2) destaca: “[...] é possível que as gerações futuras venham a ser iguais às gerações presentes em aspectos como necessidades, cultura, comportamentos, entre outros.” 
Conforme Seager (2008, Ed. 1), a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável ocorrem por meio da sucessão de diversos estados, em oposição à preservação do status. Nesse sentido, as necessidades das gerações atuais não são um problema, porém estimar as necessidades das gerações futuras seria quase impossível.
A Organização Associação Centro Brooklin Paulista é uma instituição que trabalha com crianças na faixa etária mirim e tem o dever de ensinar e trabalhar com eles os pequenos detalhes para que futuramente tornem-se bons cidadãos. A Empresa desenvolve práticas sustentáveis por meio de diversos projetos junto às crianças, sendo eles: a oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis; confecção da horta com recipientes recicláveis; artes na sacola plástica pintada com guache; garrafas plásticas para personalizar e criar belas lembranças para familiares. Além dos projetos desenvolvidos junto com as crianças todo ano é realizado uma pesquisa com os pais, onde os mesmos respondem um questionário com perguntas voltada para o tema Desenvolvimento Sustentável, após os questionários respondidos a instituição tem uma noção de quão os pais tem conhecimento pelo assunto e o quanto eles se importam pelo mesmo. Assim facilita para os professores a criação de novos projetos. 
Os benefícios que o projeto de Desenvolvimento Sustentável traz para o bairro onde a empresa é localizada são importantes, tanto para a empresa, quanto para a população ao redor, pois são trabalhos realizados com crianças, onde é essencial passar o ensinamento, desde pequeno, e repassar para os pais, para que eles se conscientizem e dêem continuidade em casa e no próprio bairro. Sendo assim, são apresentadas algumas sugestões de preservação e sustentabilidade e alguns recursos que podem ser utilizados para a realização de um trabalho envolvendo ecologia para as crianças, ou seja, desenvolvem as habilidades e a motivação dos aprendizes para adquirir valores, e atitudes necessárias para lidar com questões e problemas ambientais para ajudá-las a encontrar soluções sustentáveis tanto na escola (creche), quanto em casa e no bairro. 
Os resultados alcançados pela empresa após as atividades desenvolvidas com as crianças foram satisfatórios, pois as crianças foram sensibilizadas em relação ao meio ambiente e seus problemas, os pais passaram a ter mais informações sobre a problemática ambiental, passou a aumentar a autoestima, confiança e participação dos pais e crianças.
Percebe-se a importância dos projetos sociais, tanto para as organizações quanto para as pessoas. E por meio de práticas sustentáveis as gerações futuras poderão usufruir de benefícios semelhantes ao das gerações atuais.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 
De acordo com Martinelli (1998, Ed. 1), Negociação pode ser compreendida como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produz benefícios duradouros para todos os participantes. E a negociação envolve três etapas-chave; a análise, o planejamento e a discussão.
Para compreender a importância da abordagem sistêmica no campo da negociação, torna-se essencial que o leitor tenha um conhecimento prévio da “arte de negociar”. Atualmente saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem sucedida; trata-se de uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno.
Segundo Behr e Lima (2005, p. 15): “[...] o termo negociação vem do latim pela junção dos termos; NEC (nem, não), e OCIUM (ócio, repouso), cujo significado estrito é atividade difícil e trabalhosa. O uso mais frequente, concentra-se no comércio, tráfico, relações comerciais, transação, combinação e ajuste.”A negociação é um conceito em continua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; e atualmente esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que atinjamos benefícios pretendidos.
A Associação Centro Social Brooklin Paulista é uma instituição privada, sem fins lucrativos e mantém negociação ativa com a Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação onde o objetivo da negociação entre ambos é atender crianças de zero a três anos de idade realizado por meio de convenio para assegurar o atendimento a um número significativo de crianças, em geral, da população pobre e vulnerável.
De modo geral, para que a Associação possa dar o atendimento adequado às crianças, na negociação foi-se abordado normas com critérios e exigências que balizam o funcionamento da instituição de educação infantil, tais como: formação dos professores; espaços físicos, incluindo parâmetros para assegurar higiene, segurança e conforto; número de crianças por professor; proposta pedagógica e gestão dos estabelecimentos. 
O atendimento deve também observar leis e normas municipais, estaduais e federais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (MEC), a Lei Orgânica Municipal, as exigências referentes à Construção Civil e ao Código Sanitário. A Secretaria de Educação orienta e dá suporte técnico-pedagógico e financeiro necessário para a Organização para que a mesma consiga se adequar às exigências da regulamentação, a Empresa, por sua vez, deve promover as devidas adequações às regras do respectivo sistema de ensino.
Para que a Associação cumpra com todas as adequações exigidas, mensalmente a Prefeitura disponibiliza para cada creche uma determinada verba onde a distribuição é realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo escolar, sendo computados os alunos matriculados nos respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme Art. 211 da Constituição Federal e a instituição deve aplicar a verba exclusivamente no cumprimento do objetivo do convênio, respondendo pela correta e regular gestão dos valores transferidos. 
Ao final de cada trimestre, a Empresa é responsável pela prestação de contas de tudo o que foi feito com a verba disponibilizada e deve estar em conformidade com normas estabelecidas, para que haja a correta prestação de contas cada creche tem um supervisor (a) contratado pela Prefeitura, onde o mesmo deve fazer visitas mensalmente na creche e notificar as adequações que devem ser feitas, desde orientações pedagógicas até manutenção predial. 
Após as notificações feitas pelo (a) supervisor (a) a Associação deve realizar as devidas providências dentro do que foi solicitado o mais breve possível. Além das notificações do (a) supervisor (a), a verba também é utilizada para os serviços de fornecedores de materiais pedagógicos, alimentação e higiene, onde cada creche é abastecida mensalmente com os itens solicitados para suprir todas as necessidades existentes.
A negociação existente entre a Associação Centro Social Brooklin Paulista e a Prefeitura é uma negociação cooperativa ou colaborativa onde ambas as partes trabalham de forma pacífica e similar para resolverem suas pendências. Cada integrante procura satisfazer os seus interesses por meio de soluções que visem ganhos mútuos, ou seja, procuram estabelecer soluções do tipo ganha/ganha ou ainda justa e satisfatória para todos os envolvidos.
SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS
O Sistema De Operações De Recursos Humanos tem o propósito de preparar a economia de custos e de tempo em uma organização, e de auxiliar e organizar o desenvolvimento das tarefas pertinentes a Gestão de Pessoas e contribuir com o resultado das estratégias de negócios como um todo. Segundo Mariano (2011) a visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).
Proporcionar também suporte para soluções, ou ajudar os gerentes e colaboradores nas tomadas de decisões inteligentes. Enfatiza o autor Chiavenato (2008), que a gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos.
· Sistemas para Operações de Recursos Humanos na Organização 
O Centro Social Brooklin Paulista possui um Departamento de Administração de Recursos Humanos de estrutura pequena, e é localizado na unidade Matriz da organização. É composta por duas pessoas, que desempenham as atividades propostas pela gestão, e a gestão realiza a conferência do trabalho executado. A organização tem a ajuda terceirizada de uma Contabilidade. 
A admissão dos colaboradores é feita por recrutamento na unidade em que o candidato irá trabalhar e logo após o candidato ser aprovado, é feito contato com ele informando a sua aprovação no processo seletivo, e informando a lista de seus documentos que deverá levar até a organização e retirar a guia para a realização do exame admissional. Após este processo é feito o seu registro. A modalidade de contrato de trabalho que a empresa utiliza é apenas um, que é por prazo indeterminado, com prazo de experiência de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias.
A empresa possui duas jornadas de trabalho, a primeira seria por 40 horas semanais que completam 200 horas mensais. A segunda seria 20 horas semanais que completam 100 horas mensais.
O sistema de pagamento apresentado na organização é o mensal, que é realizado pela empresa terceirizada (Contabilidade). As informações são enviadas para a Contabilidade para ser feita a emissão da folha de pagamento, e a mesma encaminha para a organização realizar a conferência dos dados para o pagamento dos salários. 
O controle e manutenção da frequência dos colaboradores são realizados através de justificativa para saídas, atrasos e ausências, e a análise do ponto é feito através do Sistema Controlld (Biometria). 
Por se tratar de uma empresa no ramo da educação, devido ao período de férias escolares, a maioria dos colaboradores entra em período de Férias Coletivas pelo período de 30 dias no mês de Dezembro/Janeiro. Exceto os colaboradores da área administrativa, que gozam suas Férias de acordo com a sua data de admissão. 
O processo de desligamento na organização é realizado através de uma análise, e é decidido em um comum acordo, junto à unidade e a Direção. Se caso o colaborador não tenha mais de um ano de registro, receberá somente a carta de demissão. Caso o colaborador tenha mais de um ano de registro na empresa, é enviada a carta de demissão e guia para a realização do exame demissional, com a data para comparecer ao Departamento de Pessoal para homologação, que agora é realizada na própria empresa, conforme a nova reforma trabalhista.
A organização dos dados dos colaboradores é separada por cada unidade, para cada colaborador é criada uma pasta com todos os documentos. E separado das pastas dos funcionários, possui dois arquivos, um para fichas de registros e outro com ASO.
ORGANOGRAMA
 Fonte: Elaborado pelo grupo com base em informações fornecidas pela empresa.
	
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
O Planejamento Estratégico inicia-se na determinação da missão da organização. A missão evidencia uma visão explícita da natureza do negócio, do seu âmbito e forma de atuação. Para Drucker (2002 p. 72) “saber quem é o nosso cliente é a primeira pergunta, de importância decisiva, para determinar a finalidade e missão da empresa.” Na definição da missão da empresa, o ambiente interno e externo torna-se importante, pois estes identificam os fatores-chave de sucesso da empresa. Na opinião de Terence (2002, p. 16) “o processo de planejamento estratégico pode ser dividido em três grandes fases: a elaboração, a implementação e o controle.”
Diversos autores como Fischmann (1987), Oliveira (1998), Bethlem (1998), Thompson Jr e Strickland(2000), Certo e Peter (1993) abordaram o tema de planejamento estratégico apresentando modelos estruturados para aplicação a ser utilizado pelas organizações. O modelo apresentado por Certo e Peter (1993) estabelece que a implementação do planejamento estratégico será aplicada seguindo as seguintes três etapas: planejamento, implementação e controle.
· Análise SWOT 
O SWOT é uma ferramenta de extrema importância utilizada para fazer a análise de um cenário, sendo à base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Para avaliar a posição competitiva da organização no mercado. A sigla SWOT, corresponde à: Strengths (forças); Weaknesses (fraquezas); Opportunities (oportunidades); Threats (ameaças).
De acordo com a empresa estudada, definimos suas forças e fraquezas internas de acordo com a conduta da Organização e listamos as oportunidades e ameaças externas que podem surgir e afetar a empresa, diante do seu ramo de trabalho.
Apresentação do SWOT da empresa Associação Centro Social Brooklin Paulista:
Fonte: Elaborado pelo grupo através de informações obtidas pela empresa.
Diante da análise do SWOT apresentado, observa-se que a empresa se destaca em fraquezas em relação à Treinamento e Desenvolvimento, sendo assim sugerimos que a mesma aborde o Plano de Treinamento e Desenvolvimento para a qualificação de seus funcionários, pois atualmente não existe nenhum tipo de treinamento na Associação Centro Social Brooklin Paulista, pensando na melhoria que a empresa pode ter ao decorrer dos anos, sugere-se que seja implantado os treinamentos necessários. Ressaltando que apesar de suas fraquezas a Organização, também apresenta diversas oportunidades de melhoria.
· Proposta 
Ter colaboradores capacitados, além de aumentar a produtividade e motivação, faz com eles estejam aptos a trazer ainda mais soluções e inovações no dia a dia da empresa. A qualificação de funcionários é a principal maneira de reter talentos. Para a realização do projeto é necessário que a empresa se organize de maneira correta, seguindo os seguintes passos: elaboração do planejamento, implantação do mesmo e controle. 
Diante da problemática da empresa em relação à ausência de treinamento e desenvolvimento para os funcionários, sugerimos que: para os Gestores e Mantenedores, treinamentos voltados para marketing educacional, alinhamento de objetivos e metas, rotina escolar e relacionamento com os pais e alunos. Para os professores sugerimos treinamentos voltados para novas ideias de aprendizagem e novas tecnologias. Todos eles podem ser realizados em qualquer momento do ano, de acordo com a demanda de cada instituição ou em períodos de planejamento escolar.
Para que todos sejam criados de maneira cativante e empolgante a empresa precisará manter uma estratégia, direcionamento e conhecimento das etapas que os compõem. Os treinamentos devem ser pautados em dados que façam parte do contexto dos participantes, com uso de slides, gráficos ou qualquer outro recurso que possibilita a apresentação de produtividade, ou não.
Dentre as etapas do processo de treinamento, é importante saber que é necessário planejar e seguir todas as etapas do processo, somente assim, os resultados esperados poderão ser atingidos.
Os benefícios que o treinamento traz para a empresa são diversos, desempenha um papel essencial na qualificação dos colaboradores e resulta em bons resultados para a empresa. Uma boa gestão, aliada à constante atualização de equipe, capacita e desenvolve habilidades diversas de colaboradores, trazendo benefícios de curto e longo prazo. Para melhorar o clima organizacional é necessário investir em treinamentos, pois trás grande satisfação para a equipe despertando nos empregados mais interesse pelo trabalho. Os colaboradores passam a se sentir mais valorizados e motivados com seu desempenho e com a Organização em si.
Com a implantação dos treinamentos gera aumento da produtividade, pois um colaborador que sabe exatamente como executar seu trabalho e que recebe as instruções necessárias para exercê-lo torna-o mais capacitado para realizar as atividades em menos tempo, previne erros e reações desagradáveis. Colaboradores que dominam suas atividades, o contexto atual de seu trabalho, sua área de atuação e trabalham com o que há de mais novo, poderão desenvolver a capacidade de analisar os processos mais críticos, propor melhorias e trazer inovação para a empresa.
Desta forma é necessário que a Empresa Associação Centro Social Brooklin Paulista desenvolva um treinamento bem planejado, pois na medida em que se cria um sentimento de pertencimento no colaborador em relação à empresa, a equipe passa a se sentir confiante para expor suas opiniões, tomar decisões e propor melhorias para Organização.
	
CONCLUSÃO
Ao final do presente projeto de pesquisa ficou claro que a Associação Centro Social Brooklin Paulista é uma Organização privada onde mantém uma negociação ativa junto com a Prefeitura de São Paulo sem fins lucrativos, onde ambas têm o objetivo de trabalharem juntas para assim atenderem as necessidades das crianças e promover o desenvolvimento de cada uma delas.
Sabendo que a Associação nasceu apenas com uma pequena instituição que desenvolvia seu trabalho de forma assistencial para ajudar famílias carentes com baixa renda e procurando sempre atender às necessidades da comunidade, diante do trabalho apresentado podemos perceber como ela cresceu dentro do seu próprio ramo de atuação, expandindo seus trabalhos na criação de novas entidades, que atualmente são denominadas de creches. 
Buscando um ambiente totalmente familiar, com seus parceiros, voluntários e colaboradores, a Empresa coloca em pratica a missão que é citada “Promover o desenvolvimento do indivíduo, por meio de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania. ”
Assim como toda Organização, existem pontos que precisam ser melhorados, neste trabalho foi apresentado um projeto, apontando os pontos para melhoria. Pois ela gerencia seus Recursos Humanos de forma muito antiquada, e deixa bastante a desejar nos relacionamentos interpessoais da corporação. A empresa precisa melhorar suas formas de desenvolvimento pessoal, aplicando treinamentos para seus empregados, para que tenham mais motivações no seu ambiente de trabalho e na realização de suas atividades. 
O Projeto desenvolvido, foi muito construtivo, e buscou mostrar de uma forma bem simples e ampla que a gestão de pessoas pode existir em todas as organizações, independentemente do tamanho da organização. 
Quando se trata de negociação entre empregado e patrão o negociador não apresenta sinais de, neste ponto, ser tão aberto a negociações. Mesmo assim apresentou conhecimento do assunto, com sua problematização. Suas negociações são abertas apenas para a Prefeitura, e fornecedores.
Na Saúde e Segurança do Trabalho também há o que se melhorar, pois a mesma não investe em projetos para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, ela apenas segue as normas das leis referente a saúde e segurança no trabalho. 
Com o tópico Sistemas de Operações de Recursos Humanos entende-se que à Administração de Recursos Humanos da companhia apresenta realmente é um Departamento Pessoal, pois ela somente se preocupa com a burocracia do DP, não demonstrando se preocupar com a Gestão de Recursos Humanos em si, não capacitando nem se ocupando em gerenciar as carreiras de seus colaboradores, trazendo assim um ponto negativo na questão, o ponto positivo é que são garantidos os direitos e benefícios previstos na legislação e previdência social.
Em relação ao desenvolvimento pessoal, o conceito de administração aplicado na empresa pesquisada mostrou-se falho e que o administrador deveria aplicar novas técnicas de gestão, colocando assim sua Empresa em um patamar diferenciado das demais, tornando-se atrativa para trabalhar e respeitando os indivíduos como únicos, sempre capazes e tentando dar-lhes oportunidades de desenvolvimentoe crescimento.
REFERÊNCIAS
Referências Descrição da Organização:
Porte de Empresa: Conheça Todos Eles e Suas Diferenças. Disponível em: <https://www.ignicaodigital.com.br/porte-de-empresa-conheca-todos-eles-e-suas-diferencas/>. Acesso em: 28 de Out. 2018.
Associação. Disponível em: <http://www.csbp.org.br/associacao/>. Acesso em: 28 de Out. 2018.
Porte Comércio e Serviços Indústria - Sebrae. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/MPE_conceito_empregados.pdf> . Acesso em: 28 de Out. 2018.
Referências Treinamento e Desenvolvimento:
Conceito Treinamento e Desenvolvimento:
Disponível em: <http:/www.rhportal.com.br/artigos-rh/treinamento-e-desenvolvimento/.> Acesso em: 27 de Out. 2018. 
Disponível em: <http:/www.administradores.com.br/artigos/treinamento-e-desenvolvimento/.> Acesso em: 28 de Out. 2018.
Disponível em: <http:/www.edools.com/tipos-de-treinamento.com/.> Acesso em 29 de Out. 2018.
Disponível em: http:/www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao./o-politica-empresarial/.> Acesso em 29 Out. 2018
Disponível em: <http:/www.blog.luz.vc/como-fazer/plano-de-treinamento.com/.> Acesso em: 29 de Out. 2018.
Informações da Empresa. Disponível em: Contato com funcionário da empresa através de e-mail.<https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxvzLNdMjBRSkVWJzTCNZjNZBrL> Acesso em: 30 de Out. 2018.
 
Referências Saúde e Segurança do Trabalho: Benefício e Assistência Social:
O que é saúde e segurança do trabalho. Disponível em: <https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-seguranca-do-trabalho.html>. Acesso em: 28 de Set. 2018.
A importância em investir na saúde do funcionário. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/gestao-rh/a-importancia-de-investir-na-seguranca-do-funcionario/>. Acesso em: 28 de Set. 2018. 
Saúde e segurança do trabalho na organização. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/conceito-e-objetivo-da-seguranca-do-trabalho/52231>. Acesso em: 28 de Set. 2018.
 Semana da Saúde. Disponível em: <http://www.claudiadesouzasantos.com.br/semana-da-saude-temas-e-atividades/>. Acesso em: 05 de Out. 2018.
Referências Desenvolvimento Sustentável:
Conceito de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: 
<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/ > Acesso em: 10 de Out. 2018.
Desenvolvimento Sustentável na empresa. Disponível em: Informações obtidas por empregado da empresa. Acesso em: 12 de Out. 2018.
Referências Técnicas de Negociação:
Conceitos de Técnicas de Negociação. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conceitos-de-tecnicas-de-negociacao/111248/>. Acesso em: 17 de Out. 2018.
Técnicas de Negociação: o que é fundamental você saber? Disponível em:<https://www.crbasso.com.br/blog/tecnicas-de-negociacao-o-que-e-fundamental-voce-saber/>. Acesso em: 17 de Out. 2018.
Referências Sistemas para Operação de Recursos Humanos:
Definição de Sistemas de Operação de Recursos Humanos. Disponível em: <http://www.acaosistemas.com/blog/2012/08/02/sistema-de-rh-como-principal-ferramenta-da-gestao-de-pessoal/>. Acesso em: 26 de Out. 2018.
Informações da Empresa Associação Centro Social Brooklin Paulista. Disponível em: <https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxvzLNdMjBRSk VWJzTCNZjNZBrL>. Acesso em: 28 de Out. 2018.
Referências Planejamento Estratégico:
A importância da estratégia e do planejamento para as organizações. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-mportancia-da-estrategia-e-do-planejamento-para-as-organizacoes-em-tempos-de-crise/37849/> Acesso em: 15 de Out. 2018.
Oque é planejamento estratégico. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/06/planejamento-gestao-estrategica-o-que-e.html> Acesso em: 17 de Out. 2018.
Gerente Administrativo
Analista de RH 
Assistente Administrativo de RH
Analista Administrativo Pleno
Analista Financeiro
Auxiliar Administrativo
Assistente Administrativo Financeiro

Continue navegando