Buscar

PATOLOGIA OCLUSAL

Prévia do material em texto

Patologia Oclusal
Sinais e sintomas que precedem a severidade do dano estrutural e progressiva caso não seja tratada, falha de mecanismos adaptativos do organismo em reagir ao estimulo ou estresse aos quais o mesmo e submetido, resultado num distúrbio na função ou estrutura de qualquer parte ou sistema corporal. 
SINAIS E SINTOMAS 
Os sintomas de patologia oclusal podem ser tão óbvios mais clinico precisa estar astuto, para ambos sinais e sintomas, são imediatamente reconhecidos e respondem ao tratamento com tratamento com alto nível de previsibilidade, se o tratamento não é postergado até dano se tornar severo a complexidade e o custo do tratamento podem ser reduzidos. Patologia oclusal é questão enigmática e prevalente dentro da área clinica como no currículo odontológico, atenção e prioridade devem ser observadas e analisadas: 
· A primeira desordem dentaria destrutiva. 
· O primeiro fator contribuinte para eventual perda dos dentes. 
· A primeira razão para a necessidade de odontologia restauradora extensa. 
· Primeiro fator associado ao desconforto no sistema mastigatório. Isso incluir dor, desconforto em musculatura, dentes e região articulações temporomandibulares (ATMs). 
· O primeiro fator para tal instabilidade do tratamento ortodôntico.
· A primeira razão para sensibilidade dentária e hipersensibilidade.
· O primeiro diagnóstico mais comumente não realizado levando a procedimentos endodônticos desnecessários.
· A primeira desordem dentária mais não diagnosticada até que dano severo seja muito para passar despercebido.
Observações citadas acimas não foram confirmadas, baseia se em protocolos e evidências mais são consistentes com muitos anos de observações em milhares de pacientes.
Segundo LYLTE o termo patologia oclusal definiu como processo resultante de perda evidente ou destruição das superfícies oclusais dos dentes, seja primariamente não necessariamente precipitada por bruxismo ou parafunção. ABRAHAMSEN fez seguinte observações que patologia oclusal de diferentes causas seja por características patognomônicas específicas para cada etiologia. 
MECANISMOS BÁSICOS PARA A DEFORMAÇÃO SUPERFÍCIE DENTÁRIA 
De acordo com GRIPPO ET AL., é aparente que deformação na estrutura dentaria resulta de três mecanismo físicos e químicos que podem agir ou não conjunto.
1. O estresse que resulta na compressão e flexão e tração, pode se manifestar em abfração. 
2. A fricção inclui abrasão proveniente de material exógeno e atrição endógena e resulta de bruxismo ou parafunção sem interposição de material. 
3. A corrosão é o resultado da degradação química ou eletroquímica
Mecanismo básicos para interagir e acelerar o dano estrutural aos dentes, grande parte das deformações estrutural deve ser considerada como multifatorial, entretanto um fator dominante que deve ser examinado no plano de tratamento para estrutura severamente danificada. Para esclarecimento da terminologia deve ser estudado em detalhes, e analise acadêmica de muitas causas diferentes das lesões da superfície dentaria inclui um esclarecimento da terminologia. Contudo nenhuma discordância relacionadas a terminologia ou etiologia diminui a importância do reconhecimento e tratamento do dano à superfície dentária. 
Alguns fatores são ressaltados do desgaste dentário entre eles estão os seguintes: 
Atrição 
· Desgaste fisiológico
· Diminuição do esmalte ou/e dentina
· Fricção dente a dente – bruxismo (cerramento dos dentes)
Abrasão 
· Desgaste – fricção dente com material exógeno (escovação vigorosa, (esfregar nos dentes), creme dental clareador ou uso inadequado fio dental ou palitos dente. 
Abfração 
· Sobrecarga oclusal
· Quebra do esmalte (cervical) por esforço oclusal (mal posicionado)
Erosão 
· Dissolução química (sulco gástrico –regurgitação- xerostomia, bebidas, medicamentos – ph mais ácido-) dos tecidos dentais mineralizados – acidez.
Quebra ou rachadura de alguma parte do dente (dentes fracos, material externo, hábitos parafuncionais). A má oclusão pode causar dores na musculatura levando a sensibilidade e dor de cabeça, para apreciar patologia oclusal e necessário entender o quão interrelacionadas são as partes do sistema mastigatório, qualquer desarmonia entre dentes músculos da ATMs é suficiente para causar estresse deformação ou disfunção e qualquer ou todas as partes no sistema, com isto em mente uma redefinição da patologia oclusal é mandatória. 
E importante entender o diagnóstico e o tratamento de todas as formas de desarmonia oclusal dependem do conhecimento clinico sobre o desenho e função do sistema mastigatório. 
REFERÊNCIAS
Peter e. Dawson, DDS oclusão funcional da ATM ao desenho do sorriso: ed livraria santos editora ltda.,2008

Continue navegando