Buscar

portiforio 2 principios e metodos do cuidar e educar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia EaD 
	Semestre: 4º
	Disciplina: Princípios e Métodos do Educar e Cuidar
	Nome: Larissa L. Lopes dos Santos 
	RGM: 053.20221
	Enviar no Portfólio 2
 Atividade referente as aulas 3 e 4 
01. Sobre as leis que regem a educação infantil, assinale a alternativa coerente:
a) A formação em nível superior ainda não representa uma obrigatoriedade para os profissionais que atuam na educação infantil
b) O direito a educação infantil está assegurado pela Constituição Federal e reforçado pela LDB n. 9.394/1996.
c) O Marco Legal da Primeira Infância representou um retrocesso na defesa da criança
d) A etapa obrigatória na educação infantil inicia-se aos 5 anos de idade
e) A educação infantil atende crianças na faixa etária de 6 a 10 anos
02. Sobre a educação infantil, pode-se afirmar:
a) O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e do adulto criador do objeto lúdico. No caso da criança o imaginário varia conforme a idade
b) O mais adequado é que se possam estabelecer vínculos entre os trabalhos propostos sem levar em consideração as brincadeiras das crianças, através da oferta de materiais e espaços comuns, articulados em torno dos projetos desenvolvidos.
c) Explorar as diferentes formas de linguagem, verbal, corporal, plástica e musical, bem como todas as formas de comunicação e expressão básica para que as crianças compreendam, compartilhem e se estruturem na cultura e na sociedade.
d) Propor atividades que possibilitem pouco desenvolvimento da fala, do corpo, das artes, da música, da dança, da leitura, da escrita e da tecnologia.
e) Os cuidados com a higiene e com o corpo da criança não representam atividades educativas, por isso torna-se desnecessário fazer o momento do banho parte da programação das atividades de aprendizagem.
03. Leia com atenção:
Barreto (1998) ressalta que, apesar do avanço da legislação no que diz respeito ao reconhecimento da criança à educação nos seus primeiros anos de vida, também é importante considerar os inúmeros desafios impostos para o efetivo atendimento desse direito, que podem ser resumidos em duas grandes questões: a de acesso e a da qualidade do atendimento (PASCHOAL E MACHADO, 2009, p. 88).
Com base no trecho acima, explique sobre a relevância de espaços, materiais e mobiliários adequados ao tamanho da criança na busca de qualidade no atendimento prestado na educação infantil. 
Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
A criança necessita de estruturas físicas da instituição que atenda às suas necessidades como um lugar amplo e arejado para ela poder brincar, para os bebes poderem engatinhar, se mover de maneira segura, um lugar próprio para fazem suas refeições, um banheiro com vaso sanitário e pia adequado ao tamanho das crianças, materiais acessíveis para se trabalhar com as crianças, como: livros de leitura diversos, brinquedos que levem a criança a exercitar sua criatividade. Tudo isso é preciso para que a criança tenha autonomia em realizar as atividades mais simples do seu dia a dia, dando a ele possibilidade de se desenvolver.
04. Leia com atenção:“Hoje, as creches podem ser definidas como equipamentos educativos” (ABRAMOWICZ E WAJSKOP, 1995, p.10).
Diante do exposto, explique a partir dos eixos/pilares (cuidar, educar e brincar) da educação infantil a função de uma Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento da criança faixa etária de 0 a 3 anos de idade.
Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
O papel da educação infantil é o cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar. A educação infantil deve estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança e aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

Continue navegando