Buscar

Atividade discursiva Gestão do Conhecimento

Prévia do material em texto

Atividade discursiva Gestão do Conhecimento
A cultura pode inibir ou facilitar o comportamento organizacional, e, dirigentes, acionistas e proprietários devem ter consciência de que é por meio de seus colaboradores que as organizações conseguem a verdadeira vantagem competitiva. As organizações mais bem-sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais. Dessa forma, tornam-se sustentáveis (BARRETT, 2000, apud HALLAK, RODRIGUEZ e LIMEIRA, 2013). A identificação dos fatores culturais existentes na organização auxilia na efetividade do compartilhamento já que para este propósito é necessário engajamento, lideranças participantes e objetivos bem construídos.
Sendo assim, cite alguns dos fatores que contribuem para a construção de uma cultura organizacional voltada para a gestão do conhecimento.
A cultura organizacional é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estão em total sintonia com os objetivos da empresa, pode ser considerada uma direção para o comportamento das pessoas e suas atividades, é importante fazer um diagnóstico da cultura atual entender onde estão, qual a direção a empresa quer seguir o que ela deseja atingir.
Gestão do conhecimento é a adaptação do conhecimento tático e sua transição em conhecimento explícito, compartilhável, conhecido e gerenciável. 
Alguns fatores que contribuem para construção de uma cultura organizacional voltada para a gestão do conhecimento como:
Valores: está relacionado ao que as pessoas acreditam ser certo ou errado dentro da empresa, é uma justificativa do comportamento dos colaboradores. 
Artefatos: são princípios que percebemos assim que temos contato com a organização, como os padrões comportamentais, o uniforme, a arquitetura da empresa e outros.
Pressuposições básicas: são as coisas que os membros acreditam ou seja a forma de comportamento que vão aparecer, as crenças, sentimentos e as percepções o que vai fazer o colaborador agir.
O papel dos líderes é de fundamental importância pra permitir à formação de uma cultura favorável a gestão de conhecimento que demanda pra abertura para colaboração e compartilhamento, é primordial vencer as resistências individuais e grupais.
Os espaços físicos da organização que possui paredes inibem o compartilhamento, a socialização entre os colaboradores. Isso demonstra que a gestão do conhecimento requer a adequação de algumas estruturas básicas das organizações.
Treinamentos e capacitação, incluindo tecnologias de informação, visto que essas ferramentas tecnológicas são essenciais para o desempenho.
A cultura organizacional é indispensável para que a gestão do conhecimento possa ser de fato uma realidade. 
 Stefânia Lopes Soares Domingues 
 Engenharia de Produção

Continue navegando