Buscar

metodologia e cont bas de geografia prova 1

Prévia do material em texto

Prova:
	10679201
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Cientistas sociais, historiadores e geógrafos se conscientizaram da existência de problemas muito graves na sociedade em que viviam. David Harvey, Milton Santos e outros geógrafos compreenderam que a geografia tradicional ou clássica e a Teorética-quantitativa, apesar de se afirmarem como ciências neutras, tinham na realidade um compromisso velado, com a manutenção do status quo, com a sociedade de classe. Defendiam uma orientação filosófica marxista, baseada no materialismo histórico, através do qual seria possível discutir questionar e analisar as injustiças sociais, os bloqueios do desenvolvimento social e causas dos problemas sociais. Sobre a Geografia Crítica ou Radical, analise as seguintes afirmativas:
I- O marxismo geográfico, nos Estados Unidos, resultou da reflexão de alguns geógrafos quantitativistas, que se deram conta da aparente neutralidade da disciplina, com o "esvaziamento" dos modelos matemático-estatísticos, traduzidos em médias, gráficos, tabelas e projeções.
II- Os geógrafos críticos se deram conta da responsabilidade social da geografia e comprometimento da ciência geográfica com a sociedade capitalista e suas contradições.
III- Os geógrafos marxistas, críticos, preocupados com a espacialização decorrente do processo de industrialização, indicavam locais ideais para a localização das indústrias, bem como forma de organização do espaço urbano e agrário, sem preocupação com as consequências para as populações mais pobres e meio ambiente. 
IV- Para os geógrafos críticos, as preocupações da geografia deveriam discorrer sobre os modos de produção, sobre as formações sócio-histórico-espaciais, bem como análise das relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	O período da Idade Média foi marcado pelas grandes e numerosas viagens realizadas principalmente pelos italianos. Isso se confirma nos séculos XV e XVI porque vários deles realizaram viagens a serviço dos reis da Espanha e Portugal, que demonstra que tinham conhecimento sobre determinadas áreas exploradas anteriormente por eles. Com relação a estas viagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os italianos não se limitaram a fazer suas explorações no Mediterrâneo, na Ásia Central e Oriental, ampliaram suas navegações pelo Atlântico. 
(    ) Os italianos sabiam da existência do grande império mongol e se aventuraram sob a cobiça do comércio e também como enviados do Papa no intuito de converter os soberanos do Oriente.
(    ) A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas, tornando-se, ao lado de Portugal e Bélgica, uma grande potência. Os portugueses navegaram para as Índias, contornando a África. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Holanda, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste.
(    ) O comerciante veneziano Marco Polo, acompanhado de seu pai, viajou até a China, colocando-se à disposição do soberano mongol. Neste Império, Marco Polo desempenhou um cargo importante, era responsável pela administração de várias províncias e também executava missões de alta confiança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A geografia Teorética-Quantitativa surgiu logo depois da II Guerra Mundial. Com os avanços que ocorreram em relação ao uso de tecnologias, destacou-se por utilizar os modelos matemático-estatísticos em grande escala. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracterizada pela conscientização por parte de alguns geógrafos de problemas muito graves, decorrentes da exploração do homem pelo homem.
(    ) Considerada revolucionária, por não considerar as origens da Geografia Clássica e apresentar a Nova Geografia, facilitando o uso da estatística.
(    ) Surgiu em meio a um contexto econômico internacional que procurava integrar a economia brasileira aos interesses da economia mundial, projetando um crescimento da economia brasileira.
(    ) Analisava as relações do campo e das cidades, vinculando a luta de classes aos modos de produção e formações socioeconômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
(    ) Aziz Ab?Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria. 
(    ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
(    ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
(    ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	5.
	À medida que o conhecimento geográfico se expandia, estudos descritivos das áreas litorâneas e centrais de domínio grego eram enriquecidos com mapas de itinerários denominados périplos. Estes apresentavam imperfeições, pois nesta época não se utilizavam escalas, ademais não era possível fazer a medição das longitudes. Apesar de não conhecerem, mas saberem da existência de terras situadas ao norte, na Europa Setentrional e na Ásia, os gregos as viam como reservas futuras de exploração. Ainda sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, analise as sentenças a seguir:
I- Aristóteles, admitiu a esfericidade da Terra, bem como pesquisou sobre a erosão e a formação de deltas.
II- Ptolomeu (século II d.C.) afirmou que a Terra era o centro do Universo. Esta teoria foi aceita até o século XIV.
III- A geografia grega esteve cunhada como um inventário sistemático de terras e povos, ou seja, possuía um caráter descritivo, com o objetivo de auxiliar a administração do Estado.
IV- Para os gregos, a Europa, a Ásia e a África formavam um imenso continente setentrional (norte) contornado por águas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidadesde flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre os objetivos da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições.
II- Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica.
III- Permitir que o aluno compreenda que as suas ações individuais não trarão consequências para a sociedade ou para a natureza, mas suas ações em grupo refletirão nas transformações socioespaciais.
IV- Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	Na Pré-história e Antiguidade Clássica, as civilizações orientais (da Ásia ? Oriente Médio) e do nordeste da África possuíam um conhecimento prático com relação aos espaços ocupados e percorridos. Através deste, desenvolveram habilidades de localização, locomoção e orientação para sua sobrevivência, que conduziram a um desenvolvimento econômico comercial baseado principalmente na troca de produtos, conquista de terras e dominação de povos, intensificando as relações comerciais entre regiões mais distantes. Dentre as consequências da ampliação do conhecimento geográfico e desenvolvimento econômico na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Evidenciou-se a transposição gradativa dos povos da vida nômade para a vida sedentária, estabelecendo-se, assim, cidades importantes, em pontos estratégicos, tanto para a alimentação quanto para o controle militar.
	 b)
	Diminuíram-se as frotas de navegação, pois com as relações comerciais já estabelecidas não havia necessidade de procurar novos povos para comercializar seus produtos, firmando-se, assim, os convênios já estabelecidos.
	 c)
	Intensificação da navegação pelos mares Mediterrâneo, Vermelho, Negro e pelo oceano Atlântico em parte dos litorais europeu e africano. Aparecimento de pontos de comércio e aumento da dominação política e econômica dos povos e acumulação de conhecimentos geográficos que foram monopolizados pelos gregos, que mais tarde foram fundamentais para a sistematização e organização da ciência moderna.
	 d)
	O aumento no número de viajantes que partiram do Ocidente para o Oriente que se aventuraram pela cobiça do comércio, ou enviados pelo Papa para converter os soberanos orientais e libertar as terras santas para o cristianismo, sob domínio dos turcos otomanos.
	8.
	A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A disciplina chegou às escolas, desta forma, sobre a institucionalização do ensino da Geografia no Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia.
(    ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural.
(    ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
(    ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação Brasileira de Geografia ? AGB ? e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística ? IBGE. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos, ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas, esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e cavernas).
II- Os povos primitivos vivam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	 b)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 c)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 d)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
Parte inferior do formulário

Continue navegando