Buscar

TIC 12 - Sistema Renina-ANG-Aldosterona

Prévia do material em texto

TIC – Semana 12 – Sarah Yumi Nishikawa – Turma 53
· Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona: Descreva o funcionamento e a regulação.
Sistema renal realiza o controle lento da pressão arterial através do controle da natridiurése por pressão e por meio do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
A queda da pressão arterial ocasiona a diminuição do fluxo sanguíneo na artéria renal, ocasionando a queda da perfusão renal. As células da mácula densa percebem a diminuição do fluxo de NaCl, enviando sinais paráquimos que estimulam as células justaglomerulares a produzirem renina (enzima). 
O fígado é responsável por produzir constantemente angiotensinogênio (forma inativa), que é liberado no plasma. Assim, quando ocorre a liberação da renina, o angiotensinogênio é convertido em angiotensina 1.
Com a ANG 1 liberada na corrente sanguínea, ocorre sua conversão, principalmente nos pulmões, em angiotensina 2 pela enzima ECA. Com a ANG 2 no plasma, ela tem três destinos:
1) Vai para as arteríolas, realizando a vasoconstrição, o que resulta no aumento da pressão arterial.
2) Vai para o hipotálamo, que aumenta a liberação de vasopressina, aumentando o volume e mantendo a osmolaridade do sangue, o que resulta no aumento da pressão arterial.
3) Vai para o córtex da glândula suprarrenal, que libera a aldosterona, responsável por aumentar a reabsorção de Na+, aumentando o volume e mantendo a osmolaridade do sangue, o que resulta no aumento da pressão arterial.
Esses mecanismos são responsáveis por regular a pressão arterial do organismo.

Continue navegando