Buscar

Exercício Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:
	
	
	
	informacional.
	
	
	administrativa.
	
	
	de engenharia.
	
	
	de controladoria.
	
	
	de marketing.
	
Explicação:
Segundo Fayol toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Schmidt começou a trabalhar. Durante o dia todo e a intervalos regulares, o homem que orientava com um relógio na mão lhe dizia: Agora levante o lingote e ande. Agora, sente-se e descanse. Agora ande: descanse". Este trecho retrata.
	
	
	
	Administração clássica de Taylor
	
	
	Administração cientifica de Taylor
	
	
	Administração Burocratica de Weber
	
	
	Administração Clássica de Fayol
	
	
	Administração cientifica de Fayol
	
Explicação: A resposta certa Letra A
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Vários foram os problemas que Taylor encontrou nas fábricas para que iniciasse suas teorias entre elas temos: I-Vadiagem sistemática por parte dos operários. II-Métodos e técnicas de trabalho não uniformes. III-Remuneração muito baixa.
	
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
As duas primeiras alternativas estão corretas e a terceira não está pois: A remuneração para Taylor consiste que esta deva ser baseada em cima da produção de cada operário. O empregado que produz pouco ganha pouco e o que produz mais ganha na proporção de sua produção. Segundo Chiavenato e estimulo salarial adicional para que os operários ultrapassem o tempo padrão é o premio por produção.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Desenvolvido por Frederick Taylor, a Organização Racional do Trabalho (ORT) é um conceito que surgiu a partir da observação do especialista, que identificou como os operários compreendiam como realizar suas tarefas: a partir da observação de seus colegas. Isso resulta na criação de diversos métodos para a realização de uma mesma tarefa.
Com relação à Organização Racional do Trabalho de Taylor, é possível afirmar:
 I- A fadiga fazia o trabalhador produzir menos, por isso a racionalização do trabalho era essencial para aumentar a produtividade.
II- Taylor propunha que não se necessitava de supervisão funcional, pois o trabalhador sabia de sua responsabilidade.
III- O conforto do operário e a melhoria do ambiente passaram a ser muito valorizados, para aumentar a eficiência do trabalhador.
IV- Homo Economicus, esse conceito trazia a ideia de que o dinheiro influenciava na motivação do trabalhador.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
 
	
	
	
	Somente as afirmações II e IV são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmações I, III e IV são verdadeiras 
	
Explicação:
As afirmativas I, III e IV, correspondem considerações sobre a Organização Racional do Trabalho de Taylor. Somente a afirmativa II é falsa.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(ESAF) A teoria clássica das organizações caracterizava-se por possuir uma visão mecanicista das organizações, tendo como principais representantes Taylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativas são(V) verdadeiras ou (F) falsas, e marque a opção correta sem seguida: ( ) A principal preocupação de Taylor era produzir com menos recursos, buscando reduzir os desperdícios. ( ) Fayol estudou a organização de cima para baixo, dando ênfase à estrutura organizacional. ( ) Taylor definiu as funções da organização identificando a administração como função comum às demais. ( ) Fayol empreendeu o estudo de tempos e movimentos de modo a evitar desperdício e fadiga dos operários.
	
	
	
	F - V - F - F
	
	
	F - F - F - F
	
	
	V - V - V - V
	
	
	V - F - F - F
	
	
	V - V - F - F
	
Explicação: Fayol definiu as funções da empresa e Taylor estudou o ETM.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Henry Ford iniciou sua vida como mecânico. Projetou um modelo de carro e em 1899 fundou sua primeira fábrica de automóveis, que logo depois foi fechada. Sem desanimar, fundou, em 1903, a Ford Motor Co. . Ainda sobre esse precursor da administração científica não é correto afirmar:
	
	
	
	Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho: a produção de maior número de produtos acabados com a maior garantia de qualidade e pelo menor custo possível.
	
	
	Estabeleceu o salário mínimo de cinco dólares por dia e jornada diária de oito horas, quando, na época, a jornada variava entre dez e doze horas.
	
	
	Em 1914, repartiu com seus empregados uma parte do controle acionário da empresa.
	
	
	As linhas de montagem da Ford incorporavam os elementos principais da administração científica: desenhos de produtos personalizados, produção em massa, baixos custos de manufatura, linhas de montagem mecanizadas, especialização de mão de obra e peças intercambiáveis.
	
	
	Popularizou um produto antes artesanal e destinado a milionários, com assistência técnica garantida, revolucionando a estratégia comercial da época.
	
Explicação:
Na linha de montagem proposta por Ford, os carros eram sempre iguais e na cor preta.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O estudo dos tempos e movimentos visava:
	
	
	
	Decompor analiticamente e sinteticamente o trabalho dos operários, e recompô-lo empiricamente, para obter um maior rendimento com o menor esforço e a maior remuneração possível.
	
	
	Recompor analiticamente o trabalho dos operários, visando racionalizá-lo e simplificá-lo, a fim de eliminar se possível a utilização desnecessária de máquinas e equipamentos.
	
	
	Decompor analiticamente o trabalho dos operários, visando racionalizá-lo e simplificá-lo, a fim de obter o maior rendimento com o menor esforço e maior remuneração.
	
	
	Decompor analiticamente o trabalho dos operários, visando racionalizá-lo e simplificá-lo por meio da cronometria e da cronoanálise, para evitar perda de tempo e de movimentos, bem como de material.
	
	
	Decompor analiticamente o trabalho dos operários, e recompô-lo sinteticamente, para obter um maior rendimento com o menor esforço e a maior remuneração possível.
	
Explicação:
Na Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos, Taylor entendia que o trabalho consistia em decompor cada tarefa em séries ordenadas de movimentos simples. Com isso, padronizava o método de trabalho e o tempo destinado à sua operação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Frederick W. Taylor foi o idealizador da Organização Científica do Trabalho e seus estudos pioneiros sobre Administração alcançaram rapidamente sucesso em todo o mundo empresarial. Os EUA eram, no início do século XX, o laboratório ideal para os estudos de Taylor devido :
	
	
	
	A falta de estímulo dado pela legislação trabalhista americana a esse tipo de estudo, e a ausencia de ao interesse do governo americano em superar a crise de 1929 e à abundância de mão-de obra.
	
	
	À  necessidade de manter os processo manuais que caracterizavam o mundo do trabalho, à indisponibilidade de máquinas automáticas e à falta de concorrência europeia.
	
	
	ao interesse dos sindicatos em qualificar a mão-de-obra operária, às pressões por aumento de produtividade e à concorrência europeia.
	
	
	à falta de organização sindical, ausência de legislação trabalhista e abundância de mão-de-obra.
	
	
	Ao fato do governo americano não se interessar pela crise de 1929, e na indústria americana em manter seus índices de produtividadee falta de mão-de-obra.
	
Explicação:
No inicio do século XX, ainda não existia a figura do Sindicato de trabalhadores para lutar pelos seus direitos nem legislação específica nos Estados Unidos.

Continue navegando